Wi-Fi para restaurantes: 5 dicas para fidelizar clientes

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Se você é dono de qualquer estabelecimento comercial grande o suficiente para receber clientes e, sobretudo, mantê-los consumindo seus produtos e serviços por um tempo, provavelmente oferece alguma senha de Wi-Fi para que se conectem à sua Internet. No entanto, quando aplicada de forma crua, saiba que essa prática deixa bastante dinheiro na mesa, além de oferecer potenciais riscos de segurança aos seus dados sensíveis. Caso você não saiba, é possível lucrar com o Wi-Fi para restaurantes por meio de uma coisinha chamada hotspot.

Os hotspots são redes públicas seguras e controladas que estão em todos os lugares de alto tráfego de dispositivos – incluindo aeroportos, hotéis e até transporte coletivo, como ônibus. Neste artigo, você vai aprender como usar o Wi-Fi para restaurantes ao seu favor, atingindo o potencial máximo dessa tecnologia para fidelizar a clientela.

Leia também: Chave de segurança da rede Wi-Fi – o que é e como configurar

O que é o Wi-Fi para restaurantes – também conhecido como hotspot?

O Wi-Fi para restaurantes é uma forma inteligente de incitar o engajamento de seus clientes (e, de certa forma, até funcionários), com o seu estabelecimento, permitindo a conectividade online para todas as pessoas que decidirem passar um tempo ali. Essa abordagem, como mencionamos, é conhecida como hotspot – o famoso Wi-Fi público – e pode aumentar a credibilidade e reputação do seu nome comercial de forma considerável, ainda mais quando implementada com as devidas medidas de proteção e velocidade.

Wi-Fi para restaurantes

Mas por quê?

Bom, o fato é que a maioria da população brasileira espera encontrar Wi-Fi em qualquer lugar que frequente. Isso é especialmente verdade no caso dos restaurantes – onde as pessoas vão aguardar o seu prato por um tempo considerável, muitas vezes até sozinhas, e podem ficar entediadas. Hoje em dia, o celular é usado para tudo, e não ter acesso à Internet é sinônimo de arcaísmo.

Como empresário, você não vai querer perder clientes por acharem o seu local antiquado, não é? Ao utilizar um hotspot, os usuários podem se conectar à Internet de forma conveniente e gratuita, usufruindo de toda a experiência completa e confortável do século XII com uma mera chave de acesso.

Mas não é só isso. Mediante certas condições, como o fornecimento de informações pessoais ou a aceitação de certos termos e condições, donos de empresas podem providenciar um Wi-Fi estabilizado que, como veremos na seção a seguir, ainda fornece a oportunidade de coletar dados de compras de clientes para fins de marketing e análise, o que beneficia o negócio como um todo.

E você verá por quê.

Leia também: Como monitorar a sua rede wireless e navegar com segurança

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5 dicas para usar o Wi-Fi para restaurantes em estratégias de marketing digital

No fim do dia, o principal objetivo do Wi-Fi para restaurantes é uma junção de:

  • fidelizar os seus clientes com um atendimento completo, promovendo uma conexão rápida, eficiente e sem brechas de segurança;
  • coletar o cadastro de clientes sob as diretrizes da LGPD, usando-o para personalizar a sua experiência de compras futuras;
  • administrar o sinal da rede a todo momento, impedindo que certas pessoas usem o Wi-Fi de maneira indevida.

Com um hotspot, é possível entregar aquilo que todos querem – o acesso à Internet – e usar esse acesso a favor da própria empresa. Veja só 5 formas de fazer isso:

1 – O Wi-Fi é um atrativo para as pessoas ficarem mais tempo no restaurante

Photo Hotspot Wi-Fi para Bares

Oferecer Wi-Fi gratuito pode incentivar os clientes a permanecerem mais tempo no restaurante, especialmente se estiverem trabalhando remotamente, estudando ou simplesmente desfrutando de uma refeição prolongada. Nesses casos, o guest Wi-Fi, também conhecido como rede para visitantes, é sempre bem-vindo – sendo um acesso fácil e rápido à Internet, sem a necessidade de inserir credenciais, que pode melhorar a experiência do cliente.

Veja como criar o guest Wi-Fi aqui.

2 – O Wi-Fi pode ser usado para identificar o cliente do restaurante

Ao solicitar aos clientes que se conectem ao Wi-Fi através de um sistema de registro ou formulário, fornecendo nele um endereço de e-mail ou número de telefone, por exemplo, o restaurante pode identificar quem são seus clientes frequentes e personalizar sua experiência. Assim como o guest Wi-Fi, usar QR codes para acesso ao Wi-Fi pode simplificar o processo de identificação e registro dos clientes, bem como o tempo limite de conexão para evitar extrapolações.

Aprenda a bloquear a Internet após certos horários neste artigo.

3 – O Wi-Fi para restaurantes é uma forma de comunicação para promover descontos e ofertas especiais

Uma vez conectado na rede, o restaurante pode enviar notificações push através da conexão Wi-Fi para informar os clientes sobre descontos especiais, promoções sazonais ou eventos futuros. Além de promoções, também é possível disponibilizar cardápios digitais e outras informações relevantes diretamente aos dispositivos dos clientes. Às vezes, a pessoa nem quer consumir tanto, mas muda de ideia quando vê a publicidade do seu produto ou serviços em suas telas.

Wi-Fi para restaurantes

4 – O Wi-Fi para restaurantes gera um banco de dados para marketing

Ao coletar informações dos clientes que se conectam ao Wi-Fi, como endereços de e-mail ou preferências de consumo, o restaurante pode construir um banco de dados valioso para campanhas de marketing direcionadas. Essa é a chave do negócio – pois o Wi-Fi com autenticação social, ou seja, com a opção de login através de contas novas ou existentes, pode simplificar o processo para os clientes e, ao mesmo tempo, fornecer informações úteis para o restaurante. O que essa pessoa gostou de comer? Quanto tempo ela passou no meu estabelecimento? Ela vem com frequência? Todas essas perguntas podem ser respondidas e levar a uma personalização de atendimentos futuros.

5 – O Wi-Fi pode produzir um maior engajamento em redes sociais

E falando em redes sociais, ainda é possível incentivar os clientes a compartilhar sua experiência no restaurante enquanto estão conectados ao Wi-Fi. Assim, você pode aumentar sua presença online e atrair novos clientes, especialmente por meio do check-in do Facebook – que cria um senso de comunidade em torno do seu estabelecimento. Isso funciona da seguinte maneira: para habilitar o Wi-Fi em certos dispositivos, o seu restaurante pode passar a requerer o check-in no Facebook ou uma forma de autenticação parecida, ampliando o alcance orgânico da sua marca nos perfis individuais.

Não perca: O que é VPN? Como funciona e por que usar

Conte com as soluções completas de hotspot da DT Network!

Em outras palavras, um sistema de Wi-Fi para restaurantes pode ir muito além do que oferecer às pessoas uma simples senha para acessarem as suas atividades online diárias. Ao implementar um sistema de hotspot eficaz e estratégico, você pode não apenas fornecer um serviço conveniente aos clientes, como também aproveitar diversas oportunidades para fidelizá-los e promover o seu negócio.

E, felizmente, a DT Network tem a melhor solução para você, que deseja expandir as suas fronteiras de marketing da forma certa!

Hotspot Social Campanhas

Veja só: por meio do nosso software de Hotspot Social, que possui gestão especializada, você pode recolher dados de cadastro de seus clientes e usá-los como sistema de relacionamento para futuras compras a partir do momento em que eles se conectarem à sua rede.

Além da sua conexão local se tornar um ambiente ainda mais seguro e eficaz – permitindo ainda que você divida um sinal de rede específico para consumidores, totalmente separado do principal – nossas soluções de cadastro com login social também lhe garantem um ótimo meio de revender a sua marca (100% White Label) e oferecer um atendimento online profissional, tudo de acordo com as diretrizes da LGPD.

Mais de 4850 pessoas confiam em nosso sistema para empresas – estabelecendo mais de 30 mil conexões diárias e contando. Use seu Wi-Fi para restaurantes para crescer nos negócios e solicite um contato com alguém da nossa equipe. Esperamos por você!

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