Segurança de rede empresarial

10 dicas para aprimorar a sua segurança de rede empresarial

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Considerando as milhares de brechas que a Internet possui, a segurança de rede empresarial é a prioridade de muitos empreendedores. E com razão – a todo momento, somos bombardeados com links mal-intencionados e ameaças de ataques cibernéticos, o que pode comprometer as atividades econômicas e os dados sigilosos de uma empresa, não importa o seu tamanho ou influência. Portanto, investir em medidas de proteção virtual é mais do que necessário.

No artigo de hoje, leia as nossas 10 dicas para aprimorar a sua segurança de rede empresarial e aprenda a abordar esse tema por diferentes ângulos.

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Por que a segurança de rede empresarial é importante

A segurança de rede empresarial é crucial por diversas razões, principalmente devido à crescente dependência das corporações em relação à tecnologia e à comunicação digital entre clientes e funcionários. Aqui estão alguns motivos destacados que fazem esse investimento ser tão vantajoso a longo termo:

  • proteção de dados sensíveis;
  • integridade dos dados e credenciais;
  • disponibilidade dos serviços;
  • conformidade legal e regulatória;
  • reputação da empresa;
  • proteção contra ameaças internas e externas;
  • prevenção de ataques cibernéticos;
  • proteção da infraestrutura de TI;
  • segurança das transações monetárias;
  • redução de custos.
Segurança de rede empresarial
A segurança de rede empresarial abrange várias frentes de comunicação.

Leia também: O melhor programa para gerenciar Wi-Fi em empresas

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10 dicas para aprimorar a segurança de rede empresarial

Todos esses pontos são fundamentais para entender o quão essencial é proteger os ativos digitais, a reputação e o funcionamento contínuo das operações de uma empresa em um ambiente cada vez mais conectado. Abaixo, separamos 10 dicas básicas para você, como empresário, nunca passar sufoco com a imprevisibilidade do mundo digital.

1 – Bloqueio de conteúdo e websites indesejados

Ao implementar um sistema de bloqueio de conteúdo e websites indesejados, você pode criar listas de sites que não são relevantes para o trabalho ou que representam riscos à segurança. Isso pode ser feito por meio de firewalls, proxies ou soluções de filtragem de conteúdo (leia este guia completo para saber mais). Essa medida ajuda a reduzir o risco de infecções por malware provenientes de sites maliciosos e a manter os funcionários focados em suas tarefas durante o expediente.

2 – Níveis de acesso na gestão interna

Definir níveis de acesso na gestão interna envolve criar grupos de usuários com diferentes permissões de acesso. Por exemplo, os funcionários de TI podem ter acesso a áreas sensíveis, enquanto os funcionários de marketing terão acesso apenas a recursos relevantes para sua área. Isso limita o acesso a informações confidenciais e reduz a probabilidade de vazamentos de dados, acidentais ou não.

3 – Rede corporativa com senha forte

Se a sua rede wireless é exclusivamente dedicada à equipe de funcionários – ou seja, sem o acesso de clientes e visitantes –  você deve proteger a rede corporativa com senhas robustas, o que significa configurar um método de autenticação para que apenas funcionários autorizados possam entrar. Isso pode envolver senhas individuais ou autenticação de dois fatores (2FA), que exige um segundo método de verificação, como um código enviado para o telefone do usuário.

WiFi com login e senha

Se o seu estabelecimento oferece Internet gratuita para os clientes, leia este artigo para ver como o Wi-Fi por QR code pode ser uma ótima opção para o negócio.

4 – Divisão de canais de rede

Ao dividir a rede em segmentos, você estará criando diferentes zonas de controle – algo que pode ser feito por meio de VLANs (Redes Locais Virtuais) ou redes separadas para diferentes finalidades, como uma rede de convidados separada da rede interna. Isso dificulta a propagação de ataques e ajuda a conter possíveis violações, segregando a conexão dos funcionários da conexão dos clientes e evitando a queda ou lentidão de sinal por superlotação de usuários simultâneos.

5 – Backup periódico

Realizar backups regulares dos dados é essencial – e pode ser feito em locais externos, como servidores em nuvem ou dispositivos de armazenamento off-line. Os backups devem ser automatizados e verificados periodicamente para garantir que os dados possam ser restaurados em caso de perda, seja por ataque cibernético ou falha de hardware.

6 – Antivírus e firewalls

Claro, esses nunca podem faltar, uma vez que os antivírus são programas que detectam e removem malware, enquanto os firewalls monitoram e controlam o tráfego de rede. Ambos são essenciais para proteger a rede contra ameaças. Mantenha esses programas atualizados e configure-os para realizar verificações regulares e bloquear atividades maliciosas!

7 – Softwares de monitoramento

Sistemas de monitoramento são uma dádiva para os administradores da sua rede, que podem contar com métricas e gráficos para ver as atividades e desempenho da conexão em primeira mão. O uso de softwares específicos permite que a empresa visualize as atividades dos funcionários na rede, incluindo a supervisão de sites visitados, aplicativos usados e tempo gasto em tarefas. Além disso, exercer um controle de rede limitado ajuda a evitar que os funcionários abusem do acesso à Internet para fins pessoais.

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8 – Treinamento de funcionários

A conscientização dos funcionários sobre segurança cibernética é fundamental. Portanto, realize treinamentos regulares para educar os funcionários sobre práticas seguras, como não clicar em links suspeitos, identificar phishing e relatar atividades incomuns. Funcionários bem treinados são a primeira linha de defesa contra ataques, pois eles saberão exatamente o que fazer nessas situações.

9 – Atualização de sistemas

Manter os sistemas atualizados significa aplicar as últimas correções de segurança e patches fornecidos pelos fornecedores de software. Isso inclui sistemas operacionais, aplicativos e até mesmo dispositivos de rede. As atualizações corrigem vulnerabilidades conhecidas, evitando que invasores explorem essas falhas e brechas.

10 – Estar em dia com a LGPD

A Lei Geral de Proteção de Dados (ou regulamentações equivalentes em outros países) requer que as empresas tomem medidas para proteger os dados pessoais de indivíduos. Isso envolve a obtenção de consentimento para coleta e processamento de dados, bem como a implementação de medidas de segurança adequadas para proteger esses dados contra acesso não autorizado.

Aprenda tudo sobre as aplicações da LGPD em ambientes corporativos aqui.

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As consequências de uma segurança de rede empresarial fraca

Como vimos, uma rede corporativa fraca (em todos os sentidos) pode resultar em uma série de consequências negativas que, se não receberem a devida atenção, podem afetar gravemente a sua empresa em vários aspectos ao longo do tempo. Elas incluem:

  • Vazamento de dados sensíveis, pois uma rede fraca é mais suscetível ao vazamento de informações como dados financeiros, informações pessoais de clientes e propriedade intelectual;
  • Perda de reputação, pois incidentes de segurança como vazamentos de dados podem causar a perda de confiança dos clientes e parceiros, afetando a imagem da empresa como um todo;
  • Interrupção das operações, uma vez que ataques de negação de serviço (DDoS), por exemplo, podem sobrecarregar os sistemas e tornar os serviços indisponíveis, afetando a produtividade e possíveis prejuízos financeiros;
  • Comprometimento da privacidade dos funcionários, pois seus dados pessoais e informações também podem estar em risco se a rede corporativa não for segura, levando a possíveis impactos legais e de confiança entre os colaboradores;
  • Perda financeira, dado que haverá custos relacionados à investigação do incidente, recuperação de dados, medidas corretivas, multas regulatórias e possíveis processos judiciais, sem falar nas interrupções dos negócios produtivos;
  • Custos de recuperação elevados, uma vez que incidentes assim levam a empresa a investir recursos significativos na recuperação e na implementação de medidas de segurança adicionais;
  • Desconfiança de terceiros, porque quando os clientes, parceiros e fornecedores percebem que a segurança da sua empresa é fraca, eles podem hesitar em fazer negócios com você.

Uma segurança de rede empresarial com as melhores estratégias de Wi-Fi marketing

E então, já ficou interessado nessas medidas de proteção extremamente importantes para a sua integridade profissional? E se a gente te contar que você pode ir além da gestão interna da empresa?

Veja só: se você é um dono de negócio que procura oferecer um Wi-Fi de respeito para seus clientes e funcionários, a DT Network pode ajudá-lo nessa missão. Além de protegê-la, podemos transformar sua rede em algo extremamente lucrativo na sua jornada de fidelização dos clientes.

Hotspot Social Monitoramento
Nossa solução empresarial conta com métricas de resultados em tempo real!

Mesmo que o seu negócio já possua um bom roteador de Wi-Fi e várias pessoas passem um tempo em seu estabelecimento, o risco de abusarem da sua conexão é grande. Sendo protegido por senha ou não, habilitar o acesso definitivo para qualquer um é algo que, além de deixar suas informações de rede expostas, tira bastante lucro da sua mesa.

Com a solução Hotspot Social da DT Network, você pode transformar a sua rede local em um hub de conexão seguro, controlado e confiável. Com a gente, o acesso ao Wi-Fi conta com um sistema de cadastro social, uma conexão temporária que pode ser dividida entre várias frequência de sinal, controle de dados e muito mais! Além de oferecer proteção profissional à sua rede, você ainda utiliza o login dos seus clientes para fidelizá-los e trazer uma maior influência para o seu estabelecimento. Vá além do QR code! Solicite o contato com nossos especialistas já!

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A DT Network sabe o quanto é importante para você conhecer e estar seguro sobre a utilização dos seus dados pessoais (Dados). Aqui falamos um pouco sobre sua privacidade.

Esta Política de Privacidade (Política) explica quais Dados podemos obter e como podemos usá-los. Ela se aplica a todos os serviços disponibilizados pela DT Network) por meio do site, blog, sistemas, plataformas online entre outros, usos de Dados específicos de cada Serviço não previstos aqui serão regulados nos respectivos termos de uso.

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Sempre atualizamos nossa Política e as mudanças são refletidas nesta página. Então, antes de usar um de nossos serviços verifique aqui. E fique tranquilo: você será avisado sobre qualquer alteração que ocorrer.

Você deve saber:

Dados coletados em formulários: Coletamos alguns Dados sobre você quando você solicita um contato com um especialista. Durante o processo de cadastro nós solicitamos, para que você receba um contato de um consultor ou quando realiza um cadastro em alguns de nossos sistemas, Dados como seu nome completo, endereço de e-mail, data de nascimento, gênero, localização, CPF, endereço, telefone fixo e/ou celular e, no caso de contratação de Serviços, dados de cobrança (conforme aplicável ao Serviço).

Dados de Navegação: Também coletamos seus Dados quando você utiliza os nossos Serviços, preenche formulários, faz comentários, participa de promoções, votações, eventos online, sorteios, realiza buscas e demais interações nos nossos Serviços, quando acessa nossos Serviços pelo seu computador, telefone celular, smart TV e/ou outro dispositivo de acesso. Os dados coletados a partir do seu acesso aos Serviços incluem:

  • sua geolocalização;
  • seu endereço de IP;
  • informações do dispositivo de acesso (como identificador da unidade, identificador de publicidade, nome e tipo de sistema operacional)
  • informação de conexão;
  • tipo do seu navegador e as páginas e conteúdos que você acessa em nossos Serviços.

Dados obtidos através de parceiros e terceiros
Coletamos Dados sobre você de fontes disponíveis ao público, prestadores de serviços e parceiros que nos forneçam os seus Dados de acordo com a legislação.

Dados de navegação
Utilizamos os Dados dos cadastros realizados em nossos sistemas ou formulários de contato e os Dados de navegação, desde seu primeiro acesso aos Serviços, para:

  • compreender como você usa os Serviços; 
  • selecionar e personalizar anúncios para você, dentro ou fora dos Serviços;
  • fornecer, customizar e recomendar conteúdos e serviços;
  • ofertar novos Serviços a você, inclusive aqueles cuja contratação você iniciou mas não finalizou;
  • avaliar o desempenho e aprimorar os Serviços,  ajudar anunciantes e parceiros a avaliar a efetividade e alcance de anúncios e também para entender os perfis de pessoas que acessam tais anúncios;
  • prover suporte técnico e garantir a segurança e a funcionalidade dos Serviços; 
  • desenvolver, testar e aprimorar novos produtos e serviços;
  • realizar atividades de pesquisa e inovação relacionadas à performance e aprimoramento dos Serviços; 
  • monitorar atividades e tendências de uso; 
  • mensurar interações e audiência dos Serviços; 
  • processar informações de cobrança, enviar confirmações e atender a seus pedidos, no caso dos Serviços contratados;
  • enviar ofertas, informações sobre promoções, eventos, anúncios em sua conta de e-mail, por mensagem de texto (SMS), aplicativo de mensagens, ligação telefônica e notificação instantânea (push);
  • nos comunicar com você e responder quando você entra em contato com a DT Network e cumprir com os termos de uso dos Serviços e cumprir as finalidades de cada um deles.

Dados obtidos de parceiros e demais terceiros
Esses Dados obtidos de  parceiros e terceiros são utilizados para:

  • fazer inferências sobre conteúdos e temas que possam ser do seu interesse; aprimorar os nossos Serviços;
  • personalizar o conteúdo e a publicidade que mostramos;
  • obter histórico de crédito para ajudar a detectar e evitar casos de fraude. Nós podemos, ainda, utilizar os Dados obtidos de terceiros para as mesmas finalidades permitidas ao terceiro, se você assim o tiver autorizado, assim como nos termos desta Política, quando você a aceitar.

Dados anônimos
Além de tratarmos os Dados de acordo com esta Política, utilizamos também seus dados de forma anonimizada, ou seja, dados que não o identifiquem pessoalmente.

Os seus dados poderão ser usados por qualquer serviço da DT Network após sua autorização. Os serviços bem como nossos produtos são atualizados periodicamente.

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Autoridades Governamentais
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  • prevenir problemas técnicos ou de segurança;
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