9 tipos de ataques de rede sem fio mais comuns

Muitas empresas estão negligenciando a segurança de seus Wi-Fi!

Nossas redes modernas estão se movendo cada vez mais para tecnologias de rede sem fio. Por mais convenientes que sejam, as conexões sem fio têm uma desvantagem em segurança, proteger as tecnologias sem fio representa um desafio extra.

O acesso ao Wi-Fi costumava ser algo pelo qual você tinha que pagar, mas agora o Wi-Fi gratuito é algo que muitas pessoas dão como certo. Os visitantes de um hotel, cafeteria, bar, loja de varejo ou restaurante agora esperam que o WiFi seja fornecido gratuitamente. A decisão de usar um determinado estabelecimento é frequentemente influenciada pela disponibilidade de WiFi gratuito, mas cada vez mais a qualidade da conexão é um fator no processo de decisão.

A qualidade do Wi-Fi oferecido não é apenas uma questão de ter largura de banda suficiente e velocidades de internet rápidas, tem pais que geralmente optam por visitar estabelecimentos que fornecem Wi-Fi seguro com controle de conteúdo. As empresas hoje em dia devem ter implementado controles de filtragem apropriados para garantir que menores sejam impedidos de acessar material impróprio para a idade, assim como conteúdo maliciosos até para adultos, já que um Wi-Fi seguro mantém a sua empresa segura também.

Abaixo estão alguns dos tipos mais comuns de ataques a dispositivos móveis e sem fio:

rede sem fio

Qual a diferença entre Wi-Fi, Wireless e Serviço de Internet Sem Fio?

As redes sem fio podem ser vulneráveis ??a uma variedade de ataques diferentes. Por isso, é importante conhecê-los para que você possa tomar as medidas necessárias para prevenir e reduzir seu impacto.

Mas antes temos que entender que existem tipos diferentes de redes sem fio:

A diferença entre Wi-Fi, Wireless e Serviço de Internet Sem Fio? Embora essas duas tecnologias transmitam dados sem fio, elas são diferentes em termos da tecnologia que usam. Mas você estar se perguntando “Qual é o melhor?”, você deve saber que eles geralmente são usados ??para coisas diferentes.

  • Wi-Fi é um conjunto de padrões aceitos pela Wi-Fi Alliance, uma organização de cerca de 800 empresas e outras entidades. O próprio termo “Wi-Fi” é uma marca registrada por eles e eles certificam os produtos de acordo com seus padrões, porem com o tempo o termo Wi-Fi passou a ser usado para se referir a qualquer coisa que seja sem fio, neste caso seria o seu sinal Wi-Fi que transporta dados para o seu smartphone, para a sua smart TV, para o seu tablet e para o seu computador portátil, mas o WiFi sem uma internet não fará nada.
  • Serviço de Internet Sem Fio é um ISP que distribui sua conexão através de alguns meios sem fio. Isso significa que o cliente que recebe o serviço precisa de uma antena que se conecta a uma caixa semelhante a um modem e depois se conecta ao seu roteador wifi.
  • Wireless é um termo mais geral, cobrindo tudo, desde um controle remoto RF até sinais de rádio usados ??para comunicação com satélites. Significa apenas comunicação sem fios. Wi-Fi é um subconjunto de wireless.
rede sem fio

Tipos de ataques a dispositivos móveis e de rede sem fio

War driving:

War driving é uma forma utilizada pelos atacantes para encontrar pontos de acesso onde quer que estejam. Com a disponibilidade de conexão Wi-Fi gratuita, eles podem dirigir e obter uma quantidade muito grande de informações em um período muito curto de tempo.

Por isso disponibilizar Wi-Fi com segurança é o ideal, seu cliente fica satisfeito por ter acesso ao Wi-Fi e sua empresa fica protegida, com o Hotspot Social você evita os ataques deste tipo.

Ataque WEP:

Wired Equivalent Privacy (WEP) é um protocolo de segurança que tentou fornecer a uma rede local sem fio o mesmo nível de segurança de uma LAN com fio. Como as etapas de segurança física ajudam a proteger uma LAN com fio, o WEP tenta fornecer proteção semelhante para dados transmitidos por WLAN com criptografia.

WEP usa uma chave para criptografia. Não há provisão para gerenciamento de chaves com Wired Equivalent Privacy, portanto, o número de pessoas que compartilham a chave crescerá continuamente. Como todos estão usando a mesma chave, o criminoso tem acesso a uma grande quantidade de tráfego para ataques analíticos.

Ataque WPA:

WPA surgiu como protocolo aprimorado para substituir o WEP. O WPA2 não tem os mesmos problemas de criptografia porque um invasor não pode recuperar a chave percebendo o tráfego. O WPA é suscetível a ataques porque os criminosos cibernéticos podem analisar os pacotes entre o ponto de acesso e um usuário autorizado.

rede sem fio

Bluejacking:

Bluejacking é usado para enviar mensagens não autorizadas para outro dispositivo Bluetooth. O Bluetooth é uma tecnologia sem fio de alta velocidade, mas de alcance muito curto, para troca de dados entre computadores desktop e móveis e outros dispositivos.

Ataques de repetição:

No ataque de repetição, um invasor espiona as informações enviadas entre um remetente e um destinatário. Uma vez que o invasor tenha espionado as informações, ele pode interceptá-las e retransmiti-las novamente, levando a algum atraso na transmissão de dados. Também é conhecido como ataque de reprodução.

Bluesnarfing:

Ocorre quando o invasor copia as informações da vítima de seu dispositivo. Um invasor pode acessar informações como calendário do usuário, lista de contatos, e-mail e mensagens de texto sem deixar nenhuma evidência do ataque.

Man in the Middle:

Man in the Middle é conhecido como ataque de penetra, porque fica entre o cliente e o servidor observando os dados sigilosos.

O ataque de penetra permite uma conexão normal do usuário com a rede usando a autenticação entre dois pontos para depois assumir o controle da conexão entre o usuário e o AP. Existem dois métodos usados pelo usuário: um é durante o handshake (passos iniciais da comunicação) de três etapas do TCP, e o outro é no meio de uma conexão que se aproveita de uma falha no estado “desincronizado” da comunicação TCP.

Quando dois hosts (pontos na rede) não estão adequadamente sincronizados, descartam (ignoram) pacotes um do outro. Nesta hora o atacante pode injetar pacotes forjados na rede que tenham os números sequenciais corretos. Assim o atacante no caminho da comunicação entre o cliente e o AP, para poder espionar e reproduzir pacotes que estejam sendo enviados na rede.

O sequestro de uma conexão TCP permite que os atacantes vejam e alterem informações privadas dos usuários que estão circulando na rede.

O Hotspot Social tem tecnologias que ajudam a evitar os ataques deste tipo.

Jamming:

Existem várias maneiras de bloquear uma rede sem fio. Um método é inundar um AP com quadros de desautenticação. Isso sobrecarrega efetivamente a rede e impede que transmissões legítimas passem. Este ataque é um pouco incomum porque provavelmente não há nada para o hacker. Um dos poucos exemplos de como isso pode beneficiar alguém é através de uma empresa que bloqueia o sinal Wi-Fi de seus concorrentes. Isso é altamente ilegal (assim como todos outros ataques), então as empresas tendem a evitar isso. Se eles fossem pegos, estariam enfrentando acusações graves.

SMiShing:

Smishing tornou-se comum agora que os smartphones são amplamente utilizados. O SMiShing usa o Short Message Service (SMS) para enviar mensagens de texto ou links fraudulentos. As vítimas podem fornecer informações confidenciais, como informações de cartão de crédito, informações de conta, etc. O acesso a um site pode fazer com que o usuário baixe inadvertidamente um malware que infecta o dispositivo.

Se você achou este post útil, comente a baixo e compartilhe para mais pessoas, quer falar com nossas consultoras e deixar a sua empresa com Wi-Fi protegido? Se cadastre para ter um contato.

Nos siga nas redes sociais para ficar por dentro das novidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Webinar 100% Online e Gratuito 28/06/2022 às 20h

Wi-Fi Marketing para
Provedores de Internet e Profissionais de TI

Vinícius Vicente Alves Terçariol

Vinícius Vicente Alves Terçariol

Diretor de Tecnologia

Ana Paula Alves Terçariol

Partner Channel Development

Garanta a sua vaga agora mesmo!

✅ Ao continuar você aceita receber contato e a Política de Privacidade.

🔒Fique tranquilo, seus dados estão seguros.