Wi-Fi marketing: 5 tipos de fidelização de clientes

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O Wi-Fi marketing é, no fim do dia, a estratégia de marketing digital mais rápida e eficiente que você, como dono de uma marca, pode adotar a longo prazo. Afinal, quem diz que não depende da Internet hoje em dia está mentindo – seja para assuntos pessoais, profissionais ou de lazer, o acesso instantâneo a meios de comunicação (especialmente em nossos dispositivos móveis) é o que move a vida moderna. É aí que entram as vantagens de usar a Internet ao seu favor, abrindo portas para diversos tipos de fidelização de clientes.

Continue lendo este artigo para descobrir os 5 principais tipos de fidelização de clientes – e como eles atingem o potencial máximo do Wi-Fi marketing em seu negócio.

Leia também: A melhor Internet para um estabelecimento comercial

Tipos de fidelização de clientes: o que são?

A fidelização de clientes é o processo pelo qual uma empresa busca cultivar e manter relacionamentos duradouros com seus clientes. Esse objetivo é alcançado por meio da oferta de produtos ou serviços consistentemente satisfatórios, além da criação de uma experiência positiva que vá além da simples transação comercial. A fidelização envolve a construção de uma relação de confiança e lealdade entre ambas as partes, incentivando repetidas compras e gerando recomendações positivas na comunidade.

Liberar Wi-Fi para clientes

O Wi-Fi marketing e a fidelização de clientes, nesse sentido, estão interligados por meio da coleta de dados e da personalização dessas interações. Ao oferecer acesso Wi-Fi gratuito em troca de informações de contato, por exemplo, as empresas podem construir um banco de dados valioso sobre os hábitos e preferências de seus clientes. Com isso, é possível criar estratégias de marketing direcionadas e personalizadas – incluindo ofertas especiais, promoções e programas de recompensas adaptados às necessidades individuais de cada um.

Como veremos nas seções a seguir, a comunicação contínua através de um bom Wi-Fi permite às empresas manter os clientes informados sobre novidades, eventos e atualizações, construindo uma relação duradoura e positiva. Esse tipo de marketing atua como uma ferramenta eficaz na construção e manutenção da lealdade dos clientes que, em primeira viagem, se conectam à rede simplesmente para ter acesso grátis à Internet e, posteriormente, começam a se sentir valorizados.

Os 5 principais tipos de fidelização de clientes no Wi-Fi marketing

No âmbito digital, as estratégias de marketing evoluíram para abraçar costumes e estilos de vida que antes eram inalcançáveis pela simples publicidade e propaganda. Com o advento das redes sociais e dos smartphones, o contato com a informação nunca foi tão acessível – o que significa uma maior abrangência de público-alvo a qualquer momento.

Em outras palavras, um conteúdo pode ser relevante até mesmo em uma mesa de restaurante, onde seu cliente espera uma boa xícara de café enquanto dá aquela olhada no feed do Instagram. Como consumidor, diga-nos: há coisa melhor do que usar o Wi-Fi do estabelecimento em vez dos próprios dados móveis?

O Wi-Fi marketing, quando usado da maneira correta, ajuda a impulsionar a influência da sua marca na boca das pessoas, que vão recorrer aos seus serviços e produtos já pensando na experiência que o ambiente vai lhes proporcionar. Veja abaixo os 5 principais tipos de fidelização de clientes e como eles se enquadram no Wi-Fi marketing:

1) Fidelização por preço

A fidelização por preço geralmente envolve estratégias que oferecem preços competitivos, descontos, programas de recompensa com base em compras repetidas e outros benefícios financeiros para incentivar os clientes a continuar consumindo.

criar um cardápio digital

Quando traduzimos isso para o Wi-Fi marketing, a fidelização por preço pode se dar na forma de catálogos digitais – que podem ser programados em pequenos QR codes espalhados no recinto ou em um menu pop-up quando alguém se conecta à rede local. Mesmo que a pessoa não tenha intenção de gastar muito, preços imbatíveis que naturalmente aparecem em suas pequenas telas podem fazê-las mudar de ideia.

Seria o famoso “Bom, já que estou aqui, por que não?”

2) Fidelização por experiência

A fidelização por experiência no contexto do Wi-Fi marketing refere-se à criação de interações positivas com os clientes, utilizando a conexão como meio principal de comunicação. Ao oferecer acesso gratuito à Internet em troca de informações de contato, é possível coletar esses dados valiosos para, em uma próxima visita, proporcionar uma experiência personalizada a cada usuário.

Imagina só: ao abrir o cardápio digital, um aviso aparece na tela do cliente: “Felizes em tê-lo por aqui de novo – bem-vindo de volta! Gostaria de fazer o mesmo pedido ou aceitaria uma nova sugestão desta vez?”

3) Fidelização por comodidade

A fidelização por comodidade está relacionada à conveniência que as empresas proporcionam aos clientes. No contexto de Wi-Fi marketing, oferecer uma conexão gratuita para os consumidores torna a sua experiência mais conveniente e agradável, pois muitas pessoas valorizam a conectividade enquanto estão em estabelecimentos comerciais. Isso inclui ferramentas de qualidade de vida, como simplificar o processo de login e oferecer uma navegação fácil para todos, independentemente do aparelho que escolhem usar.

Como monitorar o tráfego de rede

Nesse caso, o simples ato de oferecer Wi-Fi de graça para os clientes já é uma fidelização por comodidade por si só.

4) Fidelização por recompensa

A fidelização por recompensa no âmbito do Wi-Fi marketing envolve a oferta de incentivos tangíveis aos clientes em troca de sua lealdade e interação. Ao fornecer acesso à rede, é possível recompensas como descontos exclusivos, brindes, pontos acumulados em programas de fidelidade, acesso privilegiado e ofertas especiais, entre outros. O objetivo é criar um sistema que incentive os clientes a escolherem repetidamente o estabelecimento (e o Wi-Fi que oferece) em detrimento da sua concorrência, puramente pelas vantagens e benefícios oferecidos.

5) Fidelização real

Sendo praticamente uma junção dos outros 4 tipos de fidelização de clientes, a fidelização real é obtida quando o cliente escolhe a sua marca em todas as hipóteses, independentemente de qualquer coisa. A fidelização real se trata do resultado máximo de seus esforços e é obtida após criar vínculos concretos com a comunidade, tornando-se um ponto de referência em qualidade, seja de produtos ou serviços.

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No Wi-Fi marketing, a fidelização real ocorre quando o seu estabelecimento consegue atrair velhos e novos clientes por meio de uma conexão estável e segura, especialmente em meio aos concorrentes. Como mencionamos antes, isso significa que as pessoas escolhem o seu negócio devido à experiência completa que o ambiente proporciona.

A essa altura, um sistema robusto de rede wireless deve servir não apenas como um hub de conexão, mas como uma ferramenta que beneficia tanto os clientes que passam um tempo consumindo no estabelecimento quanto o dono do local. Para uma verdadeira fidelização, este último deve saber como usar os dados dos usuários conectados para lhes oferecer experiências mais personalizadas e, idealmente, atrair ainda mais clientes com interações exclusivas de marketing.

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E sabe qual ferramenta centraliza todas as interações entre empresa e cliente em uma simples conexão wireless? Um sistema de hotspot.

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Um hotspot é uma área onde é oferecido acesso à internet sem fio para dispositivos móveis, como smartphones, tablets e laptops. Esses hotspots são comumente encontrados em cafés, restaurantes, aeroportos, hotéis, lojas e outros locais públicos ou comerciais – ou seja, lugares que oferecem uma conexão pública.

Ao utilizar um hotspot, os usuários podem se conectar à Internet de forma conveniente e gratuita, mediante certas condições, como o fornecimento de informações pessoais ou aceitação de termos e condições. É uma maneira popular que empresas e estabelecimentos comerciais usam para providenciar um Wi-Fi especializado – um que, acima de tudo, fornece a oportunidade de coletar informações e interagir com a clientela para fins de marketing e análise.

Em outras palavras, um sistema de hotspot pode concentrar todos os 5 tipos de fidelização de clientes ao oferecer o que todos querem: o Wi-Fi. E você sabia que a DT Network pode ajudá-lo nessa missão e ainda transformar sua rede em algo extremamente lucrativo?

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Por meio do nosso software de Hotspot Social, que possui gestão especializada, você pode recolher dados de cadastro de seus clientes e usá-los como sistema de relacionamento para futuras compras a partir do momento em que eles se conectarem à sua rede.

Além da sua conexão local se tornar um ambiente ainda mais seguro e eficaz – permitindo ainda que você divida um sinal de rede específico para consumidores, totalmente separado do principal – nossas soluções de cadastro com login social também lhe garantem um ótimo meio de revender a sua marca (100% White Label) e oferecer um atendimento online profissional, tudo de acordo com as diretrizes da LGPD.

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