Se você oferece Internet de graça para seus clientes e funcionários, agora é a hora de começar a lucrar com estratégias de Wi-Fi marketing que se adaptam ao seu nicho de negócio. Seja um escritório com sala de espera, um pequeno restaurante ou uma grande loja de roupas, o hotspot para empresas é a solução perfeita para você consolidar a qualidade de seus produtos e serviços na comunidade por meio de uma conexão de Internet segura, estável e multifuncional.
Ficou interessado? Então continue lendo o artigo para saber tudo sobre o hotspot para empresas – e o que esse recurso pode trazer de bom para a sua marca.
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O que é o hotspot para empresas?
Um hotspot é um ponto de acesso à Internet sem fio que permite que dispositivos móveis, como laptops, smartphones e tablets, fiquem online. Esse “hub” de conexão pode ser configurado em locais públicos ou privados – e no caso do hotspot para empresas, especialmente aquelas que lidam com atendimento ao público, os clientes sempre são o foco e a prioridade.
Hoje em dia, sabemos que o Wi-Fi público – com ou sem senha – pode ser encontrado em praticamente todos os lugares, dada a relação de dependência que temos com o acesso à Internet para exercer as atividades cotidianas. Essa modalidade abrange desde grandes complexos como aeroportos e hotéis até espaços reclusos, como salas de faculdade e escritórios de TI, que estendem a sua conexão do ambiente de trabalho para além dos seus funcionários.
A função de um hotspot para empresas de qualidade é combinar duas coisas: a primeira é customizar a conexão online com a identidade da marca; e a segunda é coletar as informações sobre o seu público-alvo (ou seja, as pessoas que se conectam à Internet ali) enquanto lhe oferece benefícios por isso.
E que tal vermos como funcionam esses benefícios na prática?
6 funcionalidades de um bom hotspot para empresas
Veja abaixo os principais pontos de interesse dessa solução moderna incrível:
- Conexão rápida e segura para clientes e funcionários
- Autenticação de dois fatores (cadastro social)
- Controle de tempo limite e horário de funcionamento
- Cardápios digitais
- Envio de descontos e promoções
- Coleta de dados de acordo com a LGPD
Leia um pouco sobre cada uma dessas funcionalidades abaixo, incluindo como elas podem ser exploradas em um ambiente empresarial para fidelizar os clientes visitantes:
Conexão rápida e segura
Para garantir uma conexão rápida e segura em um hotspot empresarial, é fundamental oferecer uma velocidade de banda larga alta, permitindo que todos naveguem na Internet, façam streaming de vídeos e utilizem aplicativos sem interrupções. A capacidade da rede deve ser adequada para suportar múltiplos usuários simultaneamente, sem comprometer o desempenho.
Em termos de segurança, a criptografia avançada – como WPA3 – é essencial para proteger os dados transmitidos pela rede. A implementação de firewalls e a segmentação da rede – ou seja, criar separações entre redes de clientes e de funcionários para evitar tráfego grande – também são importantes para proteger dados sensíveis e corporativos de acessos não autorizados.
Autenticação de dois fatores com cadastro
O uso de cadastro e login social para acessar o Wi-Fi pode simplificar o processo de conexão para os clientes e garantir um nível adicional de segurança. Em um hotspot, os clientes podem se autenticar rapidamente utilizando suas contas de redes sociais ou de e-mail, facilitando o processo de acesso sem a necessidade de criar novas credenciais.
Isso também permite, como veremos, que a empresa colete dados de forma segura e conforme a LGPD, uma vez que o consentimento pode ser obtido durante o processo de login. Essa abordagem melhora a experiência do usuário, reduzindo barreiras de acesso e aumentando a conveniência.
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Controle de tempo limite e horário
O controle de tempo limite e horário de funcionamento é uma ferramenta eficaz do hotspot para gerenciar o uso do Wi-Fi. Definir um período específico durante o qual os clientes podem utilizar a rede ajuda a garantir que todos tenham acesso ao serviço e que ninguém extrapole esse benefício!
Isso inclui configurar a rede para funcionar apenas durante o horário de operação do estabelecimento – o que pode reduzir o uso não autorizado e economizar recursos. É recomendável enviar alertas aos usuários quando o tempo limite estiver próximo de expirar, permitindo que saibam que precisam renovar o acesso se desejarem continuar utilizando a Internet.
Cardápios digitais
Disponibilizar cardápios digitais acessíveis via hotspot pode melhorar significativamente a experiência do cliente, já que eles podem visualizar produtos e serviços oferecidos diretamente de seus dispositivos. Cardápios digitais interativos permitem que os clientes façam pedidos (e até pagamentos) diretamente pelo dispositivo, assim economizando tempo.
Envio de descontos e promoções
De forma semelhante aos cardápios, um sistema de hotspot para empresas pode oferecer descontos e promoções diretamente nos dispositivos dos clientes conectados ao Wi-Fi, o que é uma estratégia eficaz de marketing. Essa prática pode aumentar as vendas e a fidelidade do cliente ao oferecer promoções especiais ou descontos instantâneos, incentivando compras adicionais ou prolongando o tempo de permanência no local.
A verdade é que personalizar essas ofertas com base no comportamento e nas preferências dos clientes – você já terá os seus dados, de qualquer forma – torna as promoções mais relevantes e atraentes para cada indivíduo. Utilizar a plataforma de hotspot para esse tipo de comunicação direta pode transformar uma simples conexão Wi-Fi em uma poderosa ferramenta de engajamento.
Coleta de dados de acordo com a LGPD
E agora uma das partes mais importantes: a coleta de dados no hotspot deve ser realizada em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), garantindo que os dados dos clientes sejam coletados somente após a obtenção de consentimento explícito, e um bom sistema de hotspot disponibiliza isso desde o início.
Como você pode ler no nosso guia geral da LGPD, é essencial ser transparente sobre quais dados estão sendo coletados, como serão utilizados e por quanto tempo serão armazenados. Além disso, é importante assegurar que os clientes possam exercer seus direitos de acessar, corrigir e excluir seus dados quando bem entenderem.
Invista nessas estratégias de Wi-Fi marketing!
Como vimos, muitos locais públicos como restaurantes, hotéis e lojas oferecem Wi-Fi de graça para seus clientes. Mas esse é apenas o primeiro passo para abrir inúmeras portas de engajamento!
Um hotspot para empresas é mais do que oferecer Wi-Fi em um estabelecimento comercial. Estamos falando de uma abordagem completa de Wi-Fi para clientes (e funcionários) com cadastro e login social, de um feedback que aumenta a aproximação da sua marca com o público e de inúmeras outras vantagens que colocam a sua empresa acima da concorrência.
E a melhor parte: com essas estratégias de Wi-Fi marketing, nada disso depende de uma senha de acesso genérica que pode ser explorada ou perdida. As credenciais tanto do negócio quanto dos clientes podem ficar protegidas em um banco de dados completamente separados da rede principal, seguindo as normas de LGPD e ainda trazendo credibilidade aos serviços oferecidos.
Leia também: 4 opções de marketing por Wi-Fi para alcançar resultados
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Isso quer dizer que, além da solução já vir pronta para uso, você pode colocar o nome da sua própria marca no sistema e revendê-lo para outras empresas que desejam usá-lo!
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