Um bom atendimento ao cliente é o alicerce para o sucesso de uma marca tanto no âmbito físico quanto virtual. Hoje em dia, diante das inúmeras estratégias de marketing digital, nunca foi tão fácil se comunicar com o seu público-alvo exato e exercer práticas de fidelização com os seus clientes, mas a concorrência faz o espaço de destaque ainda mais acirrado. É aí que entra o atendimento ao cliente por Wi-Fi: um recurso vantajoso e facilmente implementável na sua empresa para ela sair na frente dos outros e conquistar mais pessoas.
Neste artigo, aprenda como fazer um bom atendimento ao cliente via Wi-Fi – e a solução inteligente que a equipe da DT Network oferece ao seu negócio.
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Sobre o atendimento ao cliente via Wi-Fi
Quando ponderamos o atendimento ao cliente no século XXI, logo pensamos no WhatsApp e nas plataformas de mensagem instantânea de websites modernos. Já se foi o tempo em que chamadas telefônicas dominavam as ouvidorias e sistemas de comércio remoto; a conveniência da atualidade permite que até as maiores marcas do mundo se comuniquem diretamente com a sua clientela por meio de aplicativos acessíveis de qualquer lugar.
A importância de um chat corporativo, nesse sentido, é inegável, seja para organizar os setores internos da empresa – dividindo as competências entre vários funcionários – ou para causar uma boa primeira impressão aos seus clientes, que vão fazer dessa interação a porta de entrada para os seus produtos e serviços.
Leia mais sobre as plataformas de mensagem em nosso guia completo.
Mas e se a gente te contar que o atendimento presencial é tão poderoso quanto o virtual – e que é possível utilizar o mero acesso à Internet para fidelizar os visitantes de um estabelecimento?
Pois é. Se você é dono de uma empresa e oferece Internet de graça para seus consumidores, é possível usar a rede local para otimizar a experiência de atendimento, fornecendo informações úteis para deixar as pessoas mais satisfeitas ali mesmo!
Essa estratégia tem um nome: hotspot.
O que é hotspot?
Hotspot é a denominação para locais onde há uma rede sem fio (ou seja, uma tecnologia Wi-Fi) disponível para ser utilizada por diversos usuários ao mesmo tempo. Nesse sentido, o termo “hotspot” é geralmente atribuído a lugares públicos que recebem um grande tráfego de pessoas, tratando-se de um “ponto” em que dispositivos como computadores, tablets e smartphones se encontram para o acesso à Internet.
E esses lugares abrangem vários nichos de atividade. Encontramos hotspots em todo canto – seja em aeroportos, hotéis, qualquer saguão de espera, escolas, restaurantes e até dentro de transportes públicos. Essa tecnologia se difere do Wi-Fi tradicional ao habilitar a conexão não através de uma senha específica de acesso, mas por meio de uma autenticação de dois fatores que pode incluir:
- cadastro próprio em uma interface de Wi-Fi personalizada;
- QR code;
- login por check-in em rede social, como o Facebook.
Dito isso, a função de um hotspot é mais do que fornecer Internet de graça; é personalizar a experiência virtual de um visitante, fornecendo recursos extras para a sua conveniência. Quando aplicado em locais de puro atendimento e consumo, por exemplo, como restaurantes e grandes lojas, um hotspot pode facilitar a visualização de itens disponíveis, as transações de compra, os pedidos diretos aos funcionários e, no final, o feedback do seu atendimento ao cliente via Wi-Fi.
E tudo isso com métricas de uso – o que significa que ninguém poderá abusar da conexão. O controle da rede estará na palma da sua mão!
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Como fazer um bom atendimento ao cliente via Wi-Fi
Agora que você sabe o conceito principal por trás de um hotspot, é hora de ver na prática como essa tecnologia wireless pode ajudar a sua empresa ou estabelecimento a agradar os clientes que se conectam a ele, trazendo-lhes várias qualidades de vida.
Para oferecer um bom atendimento ao cliente via Wi-Fi, um hotspot tem as seguintes funcionalidades:
Conexão rápida e segura
Com um bom hotspot, você pode garantir uma conexão rápida e segura para seus clientes – abrangendo alta velocidade de banda larga e permitindo que todos naveguem na Internet, façam streaming de vídeos e utilizem aplicativos sem interrupções. A rede deve ser robusta o suficiente para suportar múltiplos usuários simultaneamente sem comprometer o desempenho.
Em termos de segurança, é possível ainda implementar criptografia avançada, como WPA3, para proteger os dados transmitidos pela rede. Além disso, você pode utilizar firewalls e segmentar a rede para separar o tráfego de clientes e funcionários, protegendo dados sensíveis de acessos não autorizados.
Acesso conveniente
Você pode simplificar o processo de conexão para seus clientes utilizando cadastro e login social, o que permite que eles se autentiquem rapidamente usando contas de redes sociais ou de e-mail, sem precisar criar novas credenciais.
Essa prática também possibilita a coleta de dados de forma segura e em conformidade com a LGPD, obtendo o consentimento durante o processo de login. Isso melhora a experiência do usuário – tornando o acesso mais conveniente e seguro a curto e longo prazo.
Tempo limite e horário de uso
Com um bom hotspot, você pode gerenciar o uso do Wi-Fi definindo limites de tempo e horários de funcionamento. Estabelecer um período específico para o uso da rede garante que todos tenham acesso ao serviço e evita que alguém use o Wi-Fi por tempo excessivo.
Você pode configurar a rede para operar apenas durante o horário de funcionamento do seu estabelecimento, reduzindo o uso não autorizado e economizando recursos. Também é possível enviar alertas aos usuários quando o tempo limite estiver próximo de expirar, permitindo que renovem o acesso se desejarem continuar utilizando a Internet.
Cardápios digitais
Se estivermos falando de um restaurante ou café, você pode disponibilizar cardápios digitais (aprenda a criar um aqui) acessíveis via hotspot, melhorando significativamente a experiência do cliente. Eles poderão visualizar produtos e serviços diretamente de seus dispositivos e fazer desde pedidos até pagamentos, dessa forma economizando tempo e agilizando o atendimento.
Descontos e promoções
Similarmente, você pode enviar descontos e promoções para os dispositivos dos clientes conectados ao Wi-Fi – uma estratégia de marketing eficaz que pode aumentar as vendas e a fidelidade dos visitantes, uma vez que incentiva compras adicionais e prolonga a sua permanência no local.
Personalizando essas ofertas com base no comportamento e nas preferências de cada um, você torna as promoções mais relevantes e atraentes em uma poderosa ferramenta de engajamento.
Conformidade com a LGPD
Por fim, um bom sistema de atendimento via Wi-Fi permite que você colete dados dos clientes de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) para futuras estratégias de marketing. Isso inclui obter consentimento explícito antes da coleta – sendo transparente sobre quais dados estão sendo coletados, como serão utilizados e por quanto tempo serão armazenados.
E mais: você pode garantir que os clientes tenham a opção de acessar, corrigir e excluir seus dados conforme desejarem, respeitando seus direitos e mantendo a confiança no seu serviço, assim como a lei prevê. É sempre importante evitar problemas com a justiça – e não há nada melhor do que já investir em uma solução adaptada para isso.
Leia também: Como bloquear sites na rede local
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Isso quer dizer que, além da solução já vir pronta para uso, você pode colocar o nome da sua própria marca no sistema e ainda revendê-lo para outras empresas que desejam usá-lo para otimizar suas relações!
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