O que é MikroTik, características, especificações e vantagens

Ajude um amigo, compartilhe:

Mikrotik Ltda, mais comumente conhecida como MikroTik em ambientes empresariais, é uma empresa da Letônia fundada nos anos 90 e pioneira na fabricação de equipamentos para redes de computadores. 

Além de trazer inúmeras funcionalidades à área de TI, os seus produtos wireless ajudaram a popularizar os roteadores de Internet que encontramos em nossas casas e na maioria dos estabelecimentos comerciais hoje em dia. No entanto, já estamos tão acostumados com os componentes dessa tecnologia que eles passam despercebidos até mesmo por muitos que ingressam no cenário de sistemas.

Para entendermos mais a fundo o que é o MikroTik e como ele atua, apontaremos suas características técnicas principais de modo que suas vantagens fiquem aparentes e compreensíveis, especialmente quando aplicadas entre funcionários de uma empresa em crescimento.

O que é MikroTik?

MikroTik é uma linha de produtos de roteadores que providencia, além de outros benefícios, o nosso Wi-Fi de cada dia.

A revolução desses sistemas wireless está em sua velocidade e estabilidade, coisas que os provedores de banda larga e seus clientes sempre buscam: uma conexão segura e eficaz que possa fluir entre os serviços dos mais diversos dispositivos.

Seja em grandes ou pequenos negócios, é sempre uma solução viável para otimizar qualquer infraestrutura de TI e ainda evitar problemas que a empresa possa vir a enfrentar.

Software ou Hardware?

  • RouterOS

Entre seus produtos mais importantes está o software RouterOS – um sistema operacional baseado em Linux que permite que qualquer plataforma x86 seja usada como roteador. Em termos curtos, trata-se de um programa completo e funcional instalado diretamente na rede de computadores locais.

Abrangendo todas as funções essenciais como VPN, Proxy, Hotspots, Controle de Banda Larga e Qos, o tipo de licença mais benéfica a ser adquirida pelo consumidor dependerá da estimativa de uso de cada rede.

  • RouterBOARD

O RouterBOARD, por outro lado, é uma série semelhante de produtos MikroTik que combina o mencionado RouterOS com uma linha de hardware em particular. Ou seja, é basicamente o roteador convencional em sua forma física com a qual a maioria das pessoas está acostumada.

Contando com diversas ferramentas de análise e monitoramento de tráfego (inclusive a execução de scripts), esses equipamentos também possuem a configuração especial Nstreme, a qual providencia largas e estáveis redes sem fio.

👋 Hey Visitante!

capa-e-book-vender-mais-com-wifi-cta

Garanta o seu e-Book Gratuito ✅

Transforme o Wi-Fi da sua Empresa em uma MÁQUINA DE VENDAS! 🚀

✅ Ao continuar você aceita receber contato e a Política de Privacidade.

🔒Fique tranquilo, seus dados estão seguros.

Características Gerais

Por ser um sistema operacional autossuficiente, suas configurações são simples e coerentes para qualquer um com conhecimento básico, o que flexibiliza sua utilidade. Também é durável, sendo extremamente resistente (no caso das versões em hardware) para um investimento de longo prazo e adiando qualquer – e talvez até inexistente –  reparo futuro.

Além de estabelecer a melhor conectividade no mercado atual, a tecnologia MikroTik também oferece uma grande capacidade de bloqueio de conteúdos e acessos alheios – o famoso Firewall, em outras palavras, assim como medidas eficazes de prevenção e remediação de ataques DoS.

  • Firewall

O Firewall é um dispositivo de segurança de rede e age como um filtro do que entra e do que sai. Como já mencionado, pode ser baseado tanto em software, o programa padrão que encontramos em computadores pessoais, quanto em hardware, um equipamento específico para essa função altamente requisitado.

Por essa razão, qualquer espécie de MikroTik é ainda mais popular no ambiente empresarial e em lugares cujo objetivo é integrar um grande fluxo de pessoas. Uma vez que os produtos MikroTik não precisam compartilhar informações com outros aplicativos, o Firewall dá conta de sua demanda de maneira rápida e protegida. É essencial para o bom funcionamento de uma conexão.

  • Senha

Além disso, algo que chama a atenção é a senha incluída em todos os roteadores. Embora a password geralmente já venha instalada, existem duas formas de mudá-la – algo que recomendamos fazer o quanto antes por motivos óbvios de segurança.

A primeira é bem simples: basta acessar o System e Password, onde uma página do sistema possibilitará que você insira a senha antiga e registre uma nova. Caso seu aparelho não contenha uma senha pré-existente, você deve deixar o primeiro espaço em branco. Após esse procedimento, o login do usuário principal (admin) já estará alterado e pronto para uso.

A segunda forma requer um pouco mais de atenção, pois caso contrário você terá que restaurar toda a configuração de seu MikroTik. Assim que acessar a página System, escolha a opção Users e clique com o botão direito sobre o usuário em questão; após digitar e confirmar a senha desejada, anote os números registrados em algum lugar recluso – e não os perca!

Especificações Técnicas

Para todo produto MikroTik se destacam também as seguintes funções, disponíveis para a melhor administração de sua rede local:

  • Console (CLI): linha de comando geral por teclado e monitor, ou remoto.
  • Winbox (GUI): software de configuração que permite conexões FTP e Telnet, além de acesso por SSH.
  • WEB: configuração em ambiente virtual (web), remoto.
  • Dude: ferramenta de monitoramento e manutenção de toda a rede.

Vantagens do MikroTik para a Sua Empresa

Vemos então que usufruir de todos os seus atributos favoráveis dentro de um ambiente de trabalho é uma tarefa sem muita dor de cabeça, mas que requer um pouco de planejamento para atingir o potencial desejado. Embora de mesma natureza, cada versão do MikroTik possui uma particularidade única que vai acatar algumas necessidades mais do que outras.

Entre as principais vantagens estão:

  • Simplicidade: além de todos estarmos familiarizados com os roteadores convencionais e suas funções cômodas, adquirir uma licença do sistema operacional em si é tão simples quanto baixar o Windows.
  • Eficácia: independentemente do ramo de negócio, qualquer produto MikroTik é indispensável para a organização intelectual da empresa.
  • Durabilidade: os aparelhos hardware são firmes e não precisam de reparo pesado; a manutenção do software é mínima e pode ser feita esporadicamente por profissionais técnicos ou até pelos menos informados.

Como já mencionado, uma rede estável e segura de comunicação vai atender todas as necessidades da empresa, o que favorece um ambiente saudável e competitivo entre seus funcionários e o meio exterior.


Caso esteja estruturando uma rede Wi-Fi e precise de mais informações quanto à aplicação de MikroTik no seu ambiente rotineiro, consulte nossa equipe especializada. Curioso também sobre as vantagens de utilizar um sistema de marketing com MikroTik? Saiba mais sobre a criação desses hotspots clicando aqui.

Esse artigo foi útil para você?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *