É Possível Mandar SMS por Wi-Fi? Saiba mais!

Pode parecer um pouco antiquado, mas o conceito do SMS – o antigo “torpedo”, para os internautas mais afiados – ainda tem uma forte presença em nossas vidas. Ainda assim, em face da falta de familiaridade com o assunto, muita gente se pergunta se, caso seja necessário, é possível mandar SMS por Wi-Fi.

Na última década, aplicativos de celular como o WhatsApp vieram para ficar – e o SMS se tornou um meio de comunicação um tanto exótico para muitas pessoas. No entanto, apesar de até mesmo empresas e grandes negócios terem adotado um número corporativo para contato direto com sua clientela, o SMS ainda está longe de estar em segundo plano.

Para descobrir como enviar um SMS por Wi-Fi, continue lendo o artigo! Ou, se você tem uma empresa e prefere dar uma olhada no lado comercial das coisas, clique aqui para ler o nosso guia completo de WhatsApp Business.

Então, é possível mandar SMS por Wi-Fi?

Sim, é possível mandar SMS para alguém mesmo que você não tenha créditos ou área de cobertura. Contudo, isso pode depender de alguns fatores, como o plano da sua operadora, a disposição da outra pessoa de receber a mensagem e as configurações do seu aparelho.

O SMS – sigla para Short Message Service – é a mensagem de texto de até 160 caracteres enviada via componente de serviço de telefone, web ou dados móveis. o MMS, por sua vez, é a variação mais recente do SMS, permitindo o envio de mídias de até 2GB aos nossos contatos.

Antigamente, todo esse processo era mais complexo e custoso, mas o advento da tecnologia wireless nos permitiu integrar diversas funcionalidades aos smartphones. Uma delas é o suporte de Wi-Fi, que hoje pode ser usado para quase tudo – inclusive para fazer ligações e trocar mensagens.

Leia também: Como Gerenciar Rede Wi-Fi e Por Quê

Como mandar SMS por Wi-Fi

Existem algumas formas específicas de fazer isso. Como dissemos, às vezes a compatibilidade dos seus aparelhos vai depender dos serviços que você escolheu – então, no caso de dúvidas ou quaisquer erros técnicos, o recomendável é consultar sua operadora ou um atendimento profissional.

sms wi fi - DT Network
Nos Estados Unidos, o costume de enviar SMS – ou MMS – é muito maior.

Abaixo listamos 4 jeitos de habilitar o SMS por Wi-Fi: a configuração nos aparelhos Apple, a configuração pelas ferramentas da Google, a configuração pelo Android (no computador) e a configuração através de algum aplicativo genérico.

Em primeiro lugar, no entanto, é importante mencionarmos o serviço de mensagens a cobrar. Embora esteja desconectado desses outros métodos, também é uma dúvida de muitos – e que pode vir a ser uma salvação. Veja só:

1 – Enviando SMS “a cobrar”

Assim como em ligações a cobrar, é viável mandar um SMS cujo pagamento é feito pelo destinatário ao invés do remetente. Se você não tem créditos, basta digitar o “9090”, seguido pelo DDD e número em questão, para enviar uma mensagem de texto. Feito isso, a pessoa do outro lado da linha receberá um aviso prévio de cobrança, que ela pode rejeitar ou aceitar com um “SIM”.

Evidentemente, este método ainda requer uma área de cobertura para funcionar – então só lhe será útil em alguma emergência, ou na situação em que você não queira gastar créditos de forma alguma. Ele não usa, necessariamente, a sua rede Wi-Fi.

Com isso em mente, em casos de SMS internacional, a logística vai além disso – e aqui é importante verificar o seu contrato de telefonia. Praticamente qualquer mensagem para fora do Brasil é tarifada (começando em R$0,55 por texto) e, a não ser que seja uma urgência, é mais fácil ficar pelo WhatsApp, mesmo.

2 – Enviando SMS por Wi-Fi no iOS

No iOS, você pode acessar “Telefone”, no menu de Ajustes, e achar a opção “Ligações Wi-Fi”. Como o nome já sugere, isso habilita ligações e mensagens de texto por Wi-Fi caso você esteja em uma área com pouca ou nenhuma cobertura. Ressalta-se que nem todas as operadoras do Brasil permitem essa funcionalidade, então é essencial que você pesquise as propriedades do seu pacote antes de qualquer coisa.

Introduzida ao mercado americano em 2015, a tecnologia Wi-Fi Calling permite que sua voz e SMS de telefone sejam transferidos para sua operadora por meio da Internet sem qualquer uso das torres de comunicação. Com isso, a pessoa que recebe a ligação ou SMS vê o seu número e sabe com quem está falando.

Além disso, se for compatível, os sistemas da Apple usam essa função de forma automática em caso de emergências. Interessante, não?

iphone ligacoes wifi - DT Network
Fonte: Apple Inc.

Para adicionar um outro dispositivo nessa configuração, siga os seguintes passos:

  • Tenha todos os sistemas em questão devidamente atualizados;
  • No iPhone, abra “Ajustes > Telefone > Ligações Wi-Fi”;
  • Ative “Ligações Wi-Fi em Outros Dispositivos”;
  • Na tela anterior, toque em “Outros Dispositivos”;
  • Ative “Permitir Ligações” e escolha os aparelhos qualificados;
  • No iPad ou Mac, acesse a opção “Facetime” nos Ajustes;
  • Ative os dispositivos que você escolheu.

3 – Enviando SMS nos recursos Google

A Jibe Mobile, da Google, um sistema de telefonia com suporte direto da Rich Communication Services (RCS), possibilitou que diversos aparelhos tenham recursos de chat otimizados no Mensagens, entregando textos pelo Wi-Fi e dados móveis.

De forma similar à anterior, essa alternativa não é tão acessível ao público geral, uma vez que todos os integrantes da conversa precisam ter essa configuração ativada em seus dispositivos compatíveis. A boa notícia é que várias operadoras do Brasil já permitem essa conexão com o sistema.

google jibe - DT Network
Fonte: Google

Em seu celular, siga as etapas seguintes para ativá-lo:

  • Abra o Jibe, da Google, e aceite os termos e condições da empresa;
  • Informe seu número de telefone, se necessário, e confirme;
  • Abra o app “Mensagens“;
  • Toque em “Iniciar > Próxima”;
  • Toque em “Sim” para se manter conectado.

De vez em quando, é provável que a empresa lhe mande mensagens automáticas para confirmar o estado do seu número. Quando configurada da maneira certa, esta ferramenta inovadora da Google é extremamente completa e prática, sendo possível desabilitá-la a qualquer momento no menu de “Recursos de Chat” e até ver o status dos seus textos (“desconectado temporariamente”, “conectado”, “configurando”, etc.).

4 – Enviando SMS por Wi-Fi no Android

Se você estiver usando a versão atualizada do Android, é possível abrir suas mensagens no navegador do seu computador – algo muito parecido com o WhatsApp Web. Para isso, claro, além do aplicativo padrão (já pré-instalado) do seu celular, você precisará usar uma plataforma compatível, a exemplo do Google Chrome, Mozilla Firefox, Apple Safari e Microsoft Edge.

Siga os seguintes passos para configurar seus aparelhos:

  • Acesse a página de autenticação em seu navegador de escolha;
  • Abra o app Mensagens em seu celular;
  • Toque nos três pontinhos e depois em “Mensagens da Web“;
  • Toque em “Leitor de Código QR” e conecte a tela do seu computador;

Feito isso, você poderá usar a aba de mensagens pelo navegador enquanto o aplicativo estiver conectado ao Wi-Fi. Sendo assim, caso seu celular não esteja usando a sua rede local, você continuará gastando sua franquia de dados móveis mesmo no computador.

android messages browser - DT Network
A tela de mensagens tem várias semelhanças com o WhatsApp…

5 – Enviando SMS por Wi-Fi em apps alternativos

Por fim, a escolha que muitas pessoas fazem trata-se de baixar qualquer aplicativo de terceiros diretamente no celular. Embora alternativos, você pode achar alguns que possuem recursos adicionais e uma ótima interface, garantindo uma experiência agradável. Veja alguns exemplos abaixo:

  • Textra SMS: aplicativo simples e popular destinado aos usuários cujas operadoras permitem habilitar o SMS por Wi-Fi. Para configurá-lo, abra o aplicativo e siga a ordem: “Configurações > três pontos verticais > MMS > Preferir Wi-Fi“.
sms por wi fi textra sms - DT Network
Configurando o aplicativo no padrão MMS.
  • GO SMS Pro: este aplicativo recebe e manda mídias por Wi-Fi, sendo uma opção popular para aqueles que desejam salvá-las diretamente no computador por meio de um link. No caso, ele carrega a mídia em sua caixa de entrada como um serviço de MMS normal, onde o destinatário pode fazer o download no servidor.

SMS por Wi-Fi ou WhatsApp para empresas?

Essa é uma dúvida com a qual muitos empresários brasileiros se deparam na hora de estabelecer um sistema de comunicação com seus clientes. Você já deve ter percebido que grandes marcas não hesitam em nos mandar códigos e senhas no SMS – muitas vezes como forma de confirmar nossa identidade – mas a popularidade do WhatsApp continua avassaladora.

Atendimento ao cliente por meio do aplicativo não é coisa do passado; hoje em dia, é até mais comum (além de prático e confortável) mandar uma mensagem para o número da operadora, por exemplo, ao invés de ligar para o suporte. Só clicando alguns números, você já é direcionado para o setor certo, poupando o tempo de vários funcionários e resolvendo problemas com rapidez.

Além disso, usar uma conta comercial no WhatsApp também permite a divulgação de promoções, descontos e novidades, coisa que por SMS é considerada spam. Saiba como confirmar um número oficial aqui – e aumente sua credibilidade como marca.

👋 Hey Visitante!

capa-e-book-vender-mais-com-wifi-cta

Garanta o seu e-Book Gratuito ✅

Transforme o Wi-Fi da sua Empresa em uma MÁQUINA DE VENDAS! 🚀

✅ Ao continuar você aceita receber contato e a Política de Privacidade.

🔒Fique tranquilo, seus dados estão seguros.

Otimize o seu WhatsApp corporativo com estratégias de marketing!

Ei, empresário – quer investir no seu atendimento ao cliente e dobrar os seus lucros com o WhatsApp? Com as soluções da DT Network, isso é completamente possível!

A partir do momento que a sua empresa começar a ter sucesso no uso de um número corporativo, um Chatbot passará a ser necessário. Esse sistema permite maior automação do atendimento e, também, evita gargalos ocasionados pela superlotação de trabalho de um atendente. Mesmo com todas as ferramentas úteis do WhatsApp Business, por exemplo, as limitações do Meta talvez ainda se provem insuficientes para a demanda dos seus visitantes – e é aí que nossa equipe entra.

Chat Corp WhatsApp DT Network
O Chat Corp é perfeito para o seu crescimento profissional!

O Chat Corp veio para resolver o relacionamento descentralizado entre empresa e cliente. Dentre as vantagens do nosso sistema, você pode ter acesso a uma gestão aprofundada da sua conta comercial, fazendo uso de métricas em tempo real e relatórios de conversas para aumentar seus lucros e organizar ainda mais o seu ambiente de trabalho!

Adequado às leis vigentes, o Chat Corp serve como uma plataforma para empresas que buscam automatizar e profissionalizar o atendimento para os seus clientes, melhorando a produtividade, permitindo integrações com diversos sistemas e ainda deixando de lado o SMS.

Solicite o contato com nossos especialistas já!

Esse artigo foi útil para você?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *