WhatsApp Corporativo: O Que É, Vantagens e Funções

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Um estudo da Statista em 2017 mostrou que 56% da população brasileira usa o WhatsApp diariamente como principal meio de comunicação. Nos últimos anos, a importância do aplicativo se tornou tão presente na vida moderna que a parte pessoal migrou para a profissional, levando várias empresas a usarem a plataforma para otimizar sua relação com funcionários e clientes. Diante desse cenário, o WhatsApp corporativo surgiu para ficar – e as vantagens trazidas para o mundo empresarial são incalculáveis.

Continue lendo para saber tudo sobre o WhatsApp corporativo e, também, como implementar esse sistema no seu negócio.

Aproveite e leia também: Como Automatizar o WhatsApp Business

O que é o WhatsApp corporativo?

O WhatsApp corporativo é, como o próprio nome sugere, a versão voltada para propósitos comerciais – também conhecido como WhatsApp Business. Diferentemente da versão casual, seu sistema de mensagens se caracteriza pela alta funcionalidade de interação, contando com ferramentas como:

  • informações de dados sobre a empresa (endereço, catálogo, horários);
  • links para outras redes sociais;
  • marcação de clientes e pedidos por etiquetas;
  • estatísticas de mensagem, alcance e resultado;
  • envio de respostas automáticas e profissionais;
  • etc.

Em outras palavras, o WhatsApp corporativo usa o número registrado da empresa para se comunicar com clientes de uma forma mais específica, sendo uma alternativa moderna ao lado de ligações e bots de website. É um meio de oficializar a presença online da sua marca (como um perfil comercial no Facebook, por exemplo), oferecer veracidade aos seus clientes e, também, centralizar um sistema empresarial para seus funcionários dentro do expediente.

Vantagens da plataforma

O WhatsApp Business é o portal de controle de uma conta comercial. Com ele, comunicar-se com a clientela se torna algo profissional e eficiente, pois conta com funções úteis de respostas rápidas (atalhos que se preenchem sozinhos) e mensagens automáticas (saudações de boas-vindas e aviso de ausência), além de etiquetas para categorizar conversas, grupos e filtros.

whatsapp corporativo vantagens - DT Network
O WhatsApp como central de negócios

Um número corporativo também pode ser confirmado (registrado pelo Meta como autêntico) e, dependendo do seu grau de influência, até verificado. De qualquer forma, o mero fato do seu número possuir um símbolo oficial já é motivo para vários clientes confiarem nos seus serviços, gerando mais rendimento para a sua empresa como consequência direta.

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Vantagens para os clientes

  • Atendimento 24 horas;
  • Melhora na experiência e primeiras impressões;
  • Aumento da satisfação dos clientes;
  • Redução de custos com atendimento;
  • Redução de filas de espera;
  • Possibilidade de vendas autônomas;
  • Fornece autoatendimento;
  • Acessível para todos os públicos.

Vantagens para os funcionários da empresa

  • Aumento na produtividade;
  • Automação de processos repetitivos;
  • Extração de relatórios e estatísticas;
  • Possibilidade de usar no celular e computador (web);
  • Unificação de canais de atendimento.

Leia também: Como Usar o WhatsApp Business com vários usuários?

Como criar uma conta no WhatsApp Business

Criar uma conta comercial no WhatsApp não é nenhum bicho de sete cabeças, como você pode ver logo abaixo:

  • Baixe o aplicativo do WhatsApp Business no seu celular;
  • Abra-o e concorde com os termos de uso;
  • Permita que o app acesse seus contatos, fotos e arquivos;
  • Insira e verifique seu número de telefone comercial.

Embora impossível antigamente, hoje o Meta permite que você use seu número convencional – e até um telefone fixo – como número comercial. Basta pensar em todas as alterações que você deseja implementar dentro da empresa e aplicá-las no aplicativo.

Com isso dito, criar uma conta para a sua empresa é basicamente obrigatório nos tempos atuais – considerando que é o meio de contato mais fácil e acessível entre os brasileiros, com mais de 100 milhões de usuários ativos. No fim do dia, ter um chat corporativo que agrade ambas as partes é um investimento com resultados certeiros, e o WhatsApp é o principal candidato para tal papel.

whatsapp corporativo selo de conta verificada - DT Network
Selo de conta comercial verificada

Dicas de uso

Agora que você já tem uma boa ideia das vantagens desse sistema, veja algumas de nossas dicas estratégicas para o seu negócio.

  • Tenha um número comercial único: Como dissemos, a possibilidade de você pode usar qualquer telefone para se comunicar com seus clientes é chave para uma relação de credibilidade, então aproveite esse fato para separar assuntos pessoais dos assuntos profissionais – respeitando horários de funcionamento, cortesias e regulamentações.
  • Use a lista de transmissão: O WhatsApp permite mandar a mesma mensagem para uma lista de até 256 pessoas; use essa ferramenta de forma estratégica para divulgar promoções, novidades e campanhas aos seus contatos.
  • Divulgue seu número nas redes e mídias sociais: Fazer sua marca ser reconhecida é cerne do marketing digital – diante das redes sociais, o WhatsApp serve como ponto de partida, ponte e linha de chegada.

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A partir do momento que a sua empresa começar a ter sucesso no uso do WhatsApp, um Chatbot passará a ser necessário. Esse sistema permite maior automação do atendimento e, também, evita gargalos ocasionados pela superlotação de trabalho de um atendente. Mesmo com todas as ferramentas úteis do WhatsApp corporativo, as limitações do Meta talvez ainda se provem insuficientes para a demanda dos seus visitantes – e é aí que nossa equipe entra.

O Chat Corp veio para resolver o relacionamento descentralizado entre empresa e cliente. Dentre as vantagens do nosso sistema, você pode ter acesso a uma gestão aprofundada da sua conta comercial, fazendo uso de métricas em tempo real e relatórios de conversas para aumentar seus lucros e organizar ainda mais o seu ambiente de trabalho.

Como usar o WhatsApp Business com vários usuários

Adequada às leis vigentes, o Chat Corp serve como uma plataforma para empresas que buscam automatizar e profissionalizar o atendimento para os seus clientes, melhorando a produtividade e permitindo integrações com diversos sistemas – inclusive com o WhatsApp Business.

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