5 modelos de mensagens automáticas para WhatsApp

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O Whatsapp é a principal fonte de comunicação com empresas para quase 80% dos brasileiros. Dessa maneira, usar o aplicativo de mensagens de forma profissional contribui muito para o avanço do seu negócio. 

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Utilizando ferramentas de mensagens automáticas, por exemplo, você consegue dialogar com boa parte dos potenciais clientes do seu estabelecimento com a melhor distribuição de tempo possível. 

Conheça esse recurso de automatização que torna a recepção do seu comprador ainda mais agradável e informativa neste artigo! A seguir, veja 5 exemplos de mensagens automáticas para Whatsapp que você pode implementar na sua empresa.

Vantagens de usar mensagens automáticas

A automatização de respostas é um ótimo sinal de que o seu negócio está desenvolvendo a comunicação com seus clientes em um dos principais pontos de atendimento. 

Assim, as vantagens de usar mensagens automáticas para Whatsapp estão associadas à profissionalização do seu serviço – uma vez que, ao analisar o atendimento de uma empresa, o potencial cliente observa a velocidade de resposta à sua pergunta.

Caso o tempo de espera não seja satisfatório, ele provavelmente busca outra empresa que possa responder suas dúvidas com maior rapidez. 

A utilização de mensagens automáticas impede que isso aconteça, já que a resposta acontece de maneira imediata, impossibilitando qualquer tipo de desconforto do cliente com relação à espera. 

Além disso, o uso correto dessa ferramenta também permite que você acalme o cliente que quer uma resposta urgente, através de saudações que expliquem o horário de funcionamento e o prazo médio para respostas.

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5 Exemplos de mensagens automáticas para Whatsapp

Usar o Whatsapp por meio de mensagens automáticas é a melhor maneira de facilitar a interação entre empresa e cliente e, ao mesmo tempo, poupar o tempo de ambos de forma inteligente.

Veja a seguir alguns exemplos de recados que agilizam esse processo:

Mensagens para novos clientes

A mensagem automática para novos compradores deve conter uma dose maior de pessoalidade, permitindo que o cliente se sinta acolhido pela nova empresa encontrada. 

Bom dia/Boa tarde/Boa Noite, sou (nome do atendente), muito obrigado por entrar em contato conosco. Como eu posso te ajudar? 

Nesse caso, a pessoa que entra em contato entende que o atendente quer resolver seu problema de forma pessoal e humanizada. 

O nome garante que haja uma relação mais próxima entre o funcionário da sua empresa e o interessado no serviço – mas essa ferramenta não pode substituir a comunicação direta entre a empresa e o usuário. Ninguém gosta de falar com um robô, afinal de contas, e essa estratégia previne essa impressão.

Mensagem automática no WhatsApp.
Mensagem automática no WhatsApp.

Dessa forma, o recado instantâneo para novos clientes deve ser usado nas partes introdutórias da conversa. 

Bem vindo(a) a (nome da sua empresa), qual é o seu nome?

Esse tipo de mensagem serve para saudar novos clientes e facilitar o registro de novos interessados. A partir dessa informação, o atendente consegue separar de maneira mais organizada o perfil do possível freguês.

Caso você prefira uma comunicação mais simples e objetiva, perguntar diretamente ao cliente o que ele deseja também é válido. 

Mensagens que vendem serviços

Esses tipos de mensagens devem ser utilizadas em canais de atendimento específicos de certos produtos. 

O uso desse recado automático pode ser direcionado a pessoas que já adquiriram algum item online ou material da sua empresa e se encaixam no perfil de consumidor frequente dos seus produtos. 

Olá, nossa equipe observou que (o produto da empresa) despertou grande interesse. Se você deseja ter acesso a mais benefícios associados a esse item, acesse o link a seguir. Caso tenha qualquer dúvida, pode me chamar aqui. Abraços e uma boa semana!  

Esse tipo de mensagem pode fazer com que um cliente eventual passe a utilizar os produtos do seu estabelecimento com frequência.

Mensagens de ausência

As mensagens de ausência são essenciais,  pois permitem que o cliente tenha maior acesso às informações relacionadas ao seu negócio com simplicidade e rapidez. 

Ao utilizar essa estratégia, o freguês descobre o horário de funcionamento do seu negócio, aumentando as chances de retorno. 

Bom dia/Boa tarde/Boa noite, nós somos da (nome da empresa) e não estamos disponíveis agora, mas será um prazer te atender das 8h às 18h (substitua pelo seu horário de funcionamento). Deixe seu recado e logo mais te responderemos! 

Mensagem de tempo de espera 

A mensagem que destaca um possível tempo de espera garante que o usuário não seja surpreendido com o prazo de resposta relacionado a sua dúvida. 

Além disso, esse recado também pode agilizar a resolução do problema. Veja o exemplo abaixo de mensagem automática para Whatsapp que pode facilitar a sua vida.  

Olá, somos da (nome da empresa) e agradecemos seu contato! Aguarde, no máximo, 5 minutos e retornaremos sua mensagem! A fim de adiantar o seu tempo, diga seu nome e sua principal dúvida.

Funcionalidades da automatização de mensagens no Whatsapp Business 

Como mencionado no início, as mensagens automáticas (que você acessa pelo Whatsapp Business) podem contribuir de diversas maneiras para o seu negócio, informando acerca de características específicas da empresa e por aí vai. 

O sistema de mensagens automáticas para Whatsapp permite que seus clientes tenham acesso facilitado às seguintes informações: 

  • Cardápio ou catálogo;
  • Produtos disponíveis;
  • Preços e promoções;
  • Horário de funcionamento;
  • Endereços físicos e virtuais.

No entanto, é essencial que o uso do sistema automatizado do Whatsapp Business não faça com que seu atendimento se torne robotizado, visto que a humanização é essencial para a qualidade do serviço.

Mesmo com funcionalidades que facilitam as vendas do seu estabelecimento, o uso de mensagens automatizadas deve ser feito de maneira sábia, garantindo que o cliente se sinta prestigiado.  Assim, para que isso aconteça, todos os recados devem ser desenvolvidos pensando individualmente nas dúvidas dos clientes. 

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