Recentemente compartilhamos em um outro artigo a pesquisa realizada pelo IHL Group, este é um bom momento para relembrá-la. O estudo analisou o impacto da oferta de conexão gratuita a clientes em estabelecimentos comerciais sobre os índices de satisfação e fidelização de clientes, havendo melhora em ambos em 27,5% das lojas que oferecem rede Wi-Fi ao público.
Onde queremos chegar ao falarmos nesse assunto?
Nosso objetivo é alertar você quanto a importância de oferecer esse tipo de comodidade aos seus clientes.
Se formos mais além, e colocarmos em cena o WiFi Marketing, os benefícios são ainda mais diversos, como gerar engajamento em redes sociais, criar uma base de dados sobre seus clientes e visitantes, e elaborar ações personalizadas. Leia mais aqui!
Oferecer WiFi para clientes não é tão simples quanto deixar o login e a senha expostos ao público. Na verdade, compartilhar WiFi com login e senha acarreta uma série de riscos para o seu estabelecimento.
Como assim? Você pode estar se perguntando… Entenda os perigos do WiFi com login e senha e saiba qual a solução ideal para uma empresa oferecer acesso à rede aos seus clientes. Vem com a gente.
Quais são os perigos de compartilhar a senha do Wi-Fi?
Vamos começar falando sobre os riscos que a sua empresa corre ao compartilhar WiFi com login e senha.
Dados ficam expostos
Sem dúvidas, um dos principais motivos de contraindicarmos o uso do WiFi com login e senha em estabelecimentos comerciais é a segurança. Quando terceiros passam a ter acesso, a rede se torna vulnerável a invasões, havendo risco de comprometimento da segurança de dados.
Uso ilegal da rede
Se alguém comete um crime utilizando a sua rede, você pode acabar sendo responsabilizado. Isso acontece por uma determinação do Marco Civil da Internet, em vigor desde 2014, que permite o rastreamento de redes e provedores em caso de suspeita de má conduta.
Dentre os crimes mais comuns relacionados a esses casos temos vazamento de dados por hackers, pedofilia, fraudes bancárias, dentre outros.
Para saber mais sobre o assunto, leia também: A responsabilidade dos estabelecimentos comerciais no fornecimento de rede WI-FI a seus clientes
Como oferecer Wi-Fi para clientes de forma segura?
Começamos este artigo comprovando as vantagens de oferecer WiFi para clientes em estabelecimentos comerciais, e logo em seguida relatamos os sérios ricos de compartilhar o WiFi com login e senha. Fica então a dúvida: Qual a melhor forma de oferecer conexão gratuita ao público?
É claro que você não deve ser o anfitrião chato que não cede a senha. Mas deve fazer o compartilhamento da rede da maneira correta: através do Hotspot Social.
O que é Hotspot Social?
Hotspot Social é o nome da plataforma utilizada para conexão WiFi através de cadastro. Assim, é possível ao usuário acesso fácil e gratuito à rede, desde que preencha um breve questionário com informações básicas ou faça login utilizando a sua rede social.
Os dados deixados pelo cliente podem ser usados para otimização do marketing da empresa, o conjunto de estratégias desenvolvidas a partir disso é conhecido como WiFi Marketing. Você pode entender mais sobre o assunto clicando aqui.
Como colocar cadastro no Wi-Fi?
Agora que você já sabe que o cadastro é a melhor forma de oferecer acesso WiFi aos seus clientes, te ajudaremos a caminhar em direção a sua implantação.
Para tanto, você precisará contar com:
- Internet de qualidade
- Rede separada para visitantes
- Bom serviço de hotspot social
Que tal um passo a passo completo? Confira! Como habilitar usuário e senha ou cadastro para usar WiFi
Por que a sua empresa deve implementar o cadastro para usar Wi-Fi
Com certeza, a segurança é o principal quesito. Com o Hotspot Social você pode oferecer Wi-Fi sem se preocupar, pois é adequado às leis vigentes, em destaque a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e Marco Civil da Internet
Outras vantagens surgem quando são incorporadas estratégias de WiFi Marketing:
- Aumento das vendas: sua empresa terá maior visibilidade, além de um relacionamento mais próximo com seus clientes, o que provavelmente aumentará as vendas.
- Aumento do ticket médio do cliente: já está comprovado que há maior permanência do cliente em ambientes que possuem rede WiFi, o que favorece o aumento do ticket médio. Além disso, você pode oferecer outros produtos para o indivíduo enquanto ele ainda está no estabelecimento.
- Comunicação direta com o público: com a oportunidade de dialogar melhor com sua clientela através dos dados compartilhados, será possível o desenvolvimento de um relacionamento de maior qualidade e confiança entre a empresa e o público.
- Oportunidade de fidelização: o relacionamento com o cliente poderá se prolongar além das portas do negócio, oportunizando a fidelização.
Diz aí, você estava ciente dos perigos de oferecer WiFi com login e senha aos seus clientes? Nós podemos te ajudar a oferecer a comodidade de uma boa conexão a internet à sua clientela de maneira segura.
[…] mais sobre como o WhatsApp de um celular corporativo pode ser monitorado. Para saber mais, clique aqui, aqui e […]
[…] poderosa para melhorar a comunicação com os clientes. Para saber mais, clique nos links abaixo: Os perigos do Wi-Fi com login e senha e a solução ideal para oferecer Wi-Fi para clientes, Voucher de acesso Wi-Fi do hotspot social, WhatsApp nas empresas: como utilizar a ferramenta de […]