Saiba tudo sobre o marketing pelo WhatsApp

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O WhatsApp é o aplicativo de mensagens instantâneas mais utilizado do mundo. Só no Brasil, a rede social da Meta faz parte do cotidiano de 93,4% da população – e desde a sua introdução no mercado mobile em 2009, sua popularidade acentuada tem impactado a forma como nos relacionamos, especialmente na frente comercial. Com o advento da Internet em massa da última década, os métodos tradicionais de publicidade e propaganda evoluíram para práticas digitais de atendimento ao cliente que, em sua maioria, se baseiam no marketing pelo WhatsApp.

Mas você sabe como isso funciona? Descubra, neste artigo, como as estratégias de marketing pelo WhatsApp podem ajudar a impulsionar o nome e a reputação da sua empresa!

Leia também: Como bloquear o WhatsApp Web na rede

O que é o marketing pelo WhatsApp?

O marketing pelo WhatsApp é uma estratégia para propagar a sua marca com o aplicativo de mensagens que todo mundo usa. Por meio do WhatsApp, também é possível – e recomendado – se comunicar com clientes, prospects e público-alvo.

Como a plataforma é amplamente utilizada em todo o mundo, muitas empresas o adotaram como uma ferramenta eficaz para promover seus produtos ou serviços na rotina diária – até que, em 2018, o seu uso corporativo motivou a criação de uma versão exclusiva para empresas: o WhatsApp Business. Atualmente, a ferramenta é utilizada por 72% dos empreendedores brasileiros que possuem lojas e empresas de pequeno porte..

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Aqui estão algumas das principais razões pelas quais o marketing por WhatsApp é importante:

  • Grande base de usuários: O WhatsApp tem bilhões de usuários ativos em todo o globo. Isso significa que a plataforma oferece acesso a um público vasto e diversificado, tornando-se uma oportunidade valiosa para as empresas alcançarem uma ampla gama de clientes em potencial.
  • Comunicação direta: O WhatsApp permite que as empresas se comuniquem diretamente com os clientes de maneira rápida e eficaz. As mensagens são entregues instantaneamente e têm uma alta taxa de abertura, o que pode aumentar a eficácia das campanhas de marketing e das comunicações com os clientes.
  • Engajamento em tempo real: O WhatsApp permite a interação em tempo real com os clientes, facilitando o atendimento ao cliente, a solução de problemas e a resposta a perguntas imediatas. Isso cria um nível mais alto de engajamento e satisfação do cliente.
  • Personalização: As empresas podem personalizar suas mensagens com base nas preferências e histórico de compras dos clientes, aumentando a relevância das mensagens e melhorando a experiência do cliente.
  • Baixo custo: Evidentemente, o WhatsApp é uma plataforma de baixo custo para o marketing digital em comparação com muitas outras estratégias de marketing. Enviar mensagens pelo WhatsApp é frequentemente mais econômico do que enviar mensagens de texto tradicionais ou realizar campanhas de marketing em mídias sociais.
  • Facilidade de compartilhamento: Os usuários podem facilmente compartilhar mensagens, imagens e vídeos com seus contatos, o que pode ampliar o alcance das campanhas de marketing viralmente.
  • Fidelização de clientes: O aplicativo pode ser usado para construir relacionamentos sólidos com os clientes, oferecendo suporte personalizado, fornecendo atualizações úteis e oferecendo ofertas exclusivas. Isso leva à fidelização dos clientes e ao aumento das vendas repetidas.

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Conhecendo o WhatsApp corporativo

O WhatsApp Business é, em suma, o portal de controle de uma conta comercial. Com ele, comunicar-se com a clientela se torna algo profissional e eficiente, pois conta com funções úteis de respostas rápidas (atalhos que se preenchem sozinhos) e mensagens automáticas (saudações de boas-vindas e aviso de ausência), além de etiquetas para categorizar conversas, grupos e filtros.

Um número corporativo também pode ser confirmado (registrado pelo Meta como autêntico) e, dependendo do seu grau de influência, até verificado. De qualquer forma, o mero fato do seu número possuir um símbolo oficial já é motivo para vários clientes confiarem nos seus serviços, gerando mais rendimento para a sua empresa como consequência direta.

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Veja abaixo as principais vantagens do marketing pelo WhatsApp corporativo, tanto para clientes quanto para funcionários:

Vantagens para os clientes

  • Atendimento 24 horas;
  • Melhora na experiência e primeiras impressões;
  • Aumento da satisfação dos clientes;
  • Redução de custos com atendimento;
  • Redução de filas de espera;
  • Possibilidade de vendas autônomas;
  • Fornece autoatendimento;
  • Acessível para todos os públicos.

Vantagens para os funcionários da empresa

  • Aumento na produtividade;
  • Automação de processos repetitivos;
  • Extração de relatórios e estatísticas;
  • Possibilidade de usar no celular e computador (web);
  • Unificação de canais de atendimento.

Leia também: Como usar o WhatsApp Business com vários usuários?

10 passos para criar estratégias de marketing pelo WhatsApp

Agora que você tem uma noção básica das funções do marketing pelo WhatsApp, deve ter percebido o quão crucial é esse investimento para o crescimento de sua empresa. Afinal, a credibilidade e o profissionalismo são pontos-chave na hora de marcar uma boa primeira impressão – e hoje em dia, o contato inicial com os seus clientes será quase sempre pelo WhatsApp, ou por uma plataforma similar de comunicação.

Abaixo, separamos 10 dicas para você começar a implementar estratégias de fidelização:

  1. Crie um perfil comercial completo

Configure um perfil empresarial no WhatsApp Business com informações detalhadas sobre sua empresa, como endereço, horário de funcionamento, logotipo e descrição dos serviços e produtos oferecidos. Verifique a sua marca para transmitir maior credibilidade – aprenda a conseguir um selo de verificação neste artigo.

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  1. Segmente seus contatos

Usando as funções de etiquetas, organize seus contatos em grupos com base em interesses, comportamentos ou histórico de compras para direcionar mensagens específicas para clientes específicos.

  1. Use mensagens de boas-vindas e saudações automáticas

A atenção personalizada é tudo. Configure mensagens iniciais para cumprimentar os novos clientes e saudações automáticas para responder automaticamente a mensagens recebidas fora do horário comercial. Várias possibilidades se encaixam aqui – incluindo despedidas, avaliação de serviço, férias, tempo de espera e avisos importantes para nunca deixar o consumidor se sentindo ignorado.

Aprenda como colocar mensagem automática no WhatsApp Business aqui.

  1. Ofereça um rápido suporte ao cliente

Responda às mensagens dos clientes o mais rápido possível para mostrar um grau profissional de consideração. Dividir a sua empresa em setores de atendimento é o passo ideal para garantir que toda comunicação seja entendida e atendida sem gargalos, resolvendo problemas e auxiliando nas compras.

  1. Preencha o seu catálogo

Aproveite o catálogo do WhatsApp Business para colocar os seus principais produtos e serviços em destaque. Muitas empresas relacionam essa funcionalidade a um carrinho de compras que encontramos em websites, então usufrua das imagens para motivar ainda mais os seus clientes.

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Há também a possibilidade de configurar atalhos de mensagem.
  1. Envie promoções e ofertas exclusivas

Quando julgar necessário, utilize o WhatsApp para enviar ofertas exclusivas, cupons de desconto e promoções especiais para incentivar as vendas. Elabore uma mensagem simples, mas eficaz, que anuncie precisamente o que você quer. Ninguém gosta de spam!

  1. Publique conteúdo relevante

Compartilhe conteúdo relevante e interessante com seus clientes, como dicas, tutoriais, notícias do setor e histórias de sucesso.

  1. Esteja de acordo com a LGPD

É crucial que qualquer estratégia de marketing pelo WhatsApp esteja em total conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) ou com as leis de proteção de dados aplicáveis em sua região. A LGPD, no contexto brasileiro, estabelece diretrizes rigorosas para a coleta, armazenamento e processamento de dados pessoais dos cidadãos – medidas obrigatórias que incluem o consentimento explícito de mensagens, transparência e direito de exclusão (o que significa que todo cliente deve ter a escolha de continuar recebendo mensagens ou não).

  1. Integre o WhatsApp a outras plataformas

Integre o WhatsApp com outras plataformas de marketing – como Instagram, Facebook, e-mail e o seu próprio site, para alcançar um público mais amplo e fornecer várias maneiras de contato. 

  1. Analise o desempenho

Utilize as métricas e análises disponíveis no WhatsApp Business para acompanhar o desempenho de suas mensagens e ajustar sua estratégia com base nos resultados obtidos.

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Exemplo de conta comercial usada para estratégias de marketing.

Não perca: 10 dicas para aprimorar sua segurança de rede empresarial

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Ei, empresário, esta mensagem é para você.

A partir do momento em que a sua empresa começar a ter sucesso no uso do WhatsApp, um Chatbot passará a ser necessário. Esse sistema permite maior automação do atendimento e, também, evita gargalos ocasionados pela superlotação de trabalho de um atendente. Mesmo com todas as ferramentas úteis do WhatsApp corporativo, as limitações do Meta talvez ainda se provem insuficientes para a demanda dos seus visitantes – e é aí que nossa equipe entra.

O Chat Corp veio para resolver o relacionamento descentralizado entre empresa e cliente. Dentre as vantagens do nosso sistema, você pode ter acesso a uma gestão aprofundada da sua conta comercial, fazendo uso de métricas em tempo real e relatórios de conversas para aumentar seus lucros e organizar ainda mais o seu ambiente de trabalho.

Como usar o WhatsApp Business com vários usuários

Adequada às leis vigentes da LGPD, o Chat Corp serve como uma plataforma para empresas que buscam automatizar e profissionalizar o atendimento para os seus clientes, melhorando a produtividade e permitindo integrações com diversos sistemas – inclusive com o WhatsApp Business.

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