A influência da Internet no ambiente corporativo é inegável. Seja por meio de estratégias de atendimento ao cliente, uma administração interna mais robusta e compartilhada ou o armazenamento fácil de dados em nuvem, a tecnologia wireless mudou o escopo de relação comerciais em uma escala global – tanto entre funcionários quanto entre clientes.
Neste artigo, leia um pouco sobre a implementação histórica da Internet no meio de trabalho, assim como todas as vantagens que ela trouxe consigo.
Leia também: O que é chatbot? Veja os benefícios dessa ferramenta
Como a Internet no ambiente corporativo foi implementada no Brasil
Apesar do fato de nossa infraestrutura de redes nacionais ter que melhorar (e muito), a implementação da Internet nas relações corporativas brasileiras seguiu uma trajetória semelhante à de muitos outros países, tendo ainda algumas particularidades próprias.
No início dos anos 1990, a comercialização da Internet às massas deslanchou com tudo, especialmente no Brasil – com a primeira conexão IP realizada em 1991 pelo Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD). A Rede Nacional de Pesquisa (RNP), criada em 1989, desempenhou um papel fundamental ao fornecer a conectividade para universidades e instituições acadêmicas, promovendo uma interconexão e impulsionando a pesquisa e a educação via Internet, que ainda era cabeada e discada.
A privatização das telecomunicações em 1995 representou um marco importante, expandindo as redes de telecomunicações em todo o país e possibilitando a disseminação da Internet para as residências e empresas. Isso levou a uma rápida popularização do serviço – e à medida que mais empresas passaram a oferecer o acesso à Internet para funcionários, o comércio eletrônico, ou e-commerce, nasceu para se tornar o padrão de compra da humanidade até os dias de hoje.
Então, com a introdução do Wi-Fi nos anos 90, essa nova tendência permitiu que as empresas vendessem seus produtos e serviços online para qualquer pessoa que tivesse Internet de fácil acesso em casa. A tecnologia wireless já tinha sido trabalhada desde a década de 1930 – leia este artigo para saber mais – mas apenas com o advento dos roteadores domésticos ela se tornou a norma mundial.
Com o passar dos anos – e as brechas de privacidade que essa terra de ninguém deixava nas transações comerciais – o governo brasileiro implementou leis e regulamentações dos meios digitais para proteger os usuários da Internet de ataques cibernéticos e abuso de informação, especialmente quando transações empresariais estão envolvidas. Os maiores exemplos incluem o Marco Civil da Internet e a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) que estabeleceram princípios, direitos e deveres para o uso da Internet no Brasil.
Após isso, com a ascensão dos smartphones na década passada, o desenvolvimento das redes móveis desempenhou um papel ainda mais significativo nas relações corporativas, uma vez que possibilitou uma maior conectividade e a expansão de negócios online em literalmente qualquer lugar, até na rua.
Nos últimos anos, o Brasil testemunhou um aumento significativo no número de startups e empresas de tecnologia que transformaram as relações corporativas, introduzindo inovações em diversos setores. Muitas empresas passaram por processos de transformação digital – adotando tecnologias de informação e comunicação para otimizar operações, melhorar a eficiência e expandir seus negócios de marketing.
A influência da Internet no ambiente corporativo
Em resumo, a Internet transformou a maneira como as empresas operam no Brasil e como se relacionam com clientes e parceiros, impulsionando a inovação e a economia digital no país. Essa tecnologia revolucionária trouxe uma série de mudanças positivas para a satisfação de funcionários e consumidores, transformando um cenário arcaico de atendimento ao cliente em uma rápida e instantânea (pelo menos em tese) solução de problemas, independentemente da localização geográfica das partes.
Veja abaixo 10 coisas trazidas pela influência da Internet no ambiente corporativo:
- Comunicação e colaboração: A Internet permitiu uma comunicação mais eficiente e colaboração em tempo real. Ferramentas de e-mail, mensagens instantâneas, videoconferências e plataformas de colaboração online facilitam a interação entre funcionários, melhorando a produtividade e agilidade nas empresas.
- Acesso à informação: A Internet fornece acesso rápido e fácil a uma vasta quantidade de informações, o que ajuda as empresas a tomar decisões mais informadas, acompanhar as tendências do mercado e aprimorar suas estratégias de negócios.
- Expansão de mercado: Evidentemente, a presença online permite que as empresas alcancem um público global. Isso é especialmente benéfico para o comércio eletrônico, mas também é relevante para empresas de diversos setores que ainda desejam expandir seus mercados para novas fronteiras.
- Automatização e eficiência: A automação de processos de negócios ajuda a otimizar operações. Exemplos incluem automação de marketing, gerenciamento de estoque e atendimento ao cliente. E falando nesse último ponto…
- Atendimento ao cliente: A Internet no ambiente corporativo tornou mais fácil fornecer suporte e atendimento ao cliente. Chatbots, centrais de atendimento online e plataformas de mídia social permitem uma interação mais direta com os consumidores, melhorando sua satisfação e fidelidade.
- Análise de dados: A Internet possibilitou a coleta e análise de dados em tempo real – as quais permitem decisões baseadas em dados, identificam padrões e tendências e ajustam estratégias de negócios.
- Novos modelos de negócios: A Internet tem sido um catalisador para a inovação e o desenvolvimento de novos modelos de negócios. Startups e empresas estabelecidas podem aproveitar a tecnologia online para criar produtos e serviços inovadores.
- Flexibilidade no trabalho: A Internet no ambiente corporativo possibilitou o trabalho remoto, oferecendo às empresas maior flexibilidade na contratação de talentos e permitindo que os funcionários trabalhem de onde desejarem (ainda mais em um tempo pós-pandemia, onde o home office está se tornando a nova norma; consegue imaginar um mundo assim se a Internet não existisse?). Ao longo do tempo, isso reduz os custos operacionais e melhora a satisfação geral.
- Marketing digital: Talvez a parte mais importante em pleno 2023 é a publicidade online, que abrange o marketing de conteúdo e as mídias sociais. Os meios de comunicação instantânea e baseadas em algoritmos inteligentes tornaram-se canais eficazes para as empresas alcançarem seu público-alvo de maneira direcionada e mensurável. Leia mais sobre estratégias de marketing digital aqui.
- Redução de custos: Por fim, como mencionado, a Internet permite a redução de custos em várias áreas, como marketing, atendimento ao cliente, operações e armazenamento de documentos, assim contribuindo para a eficiência financeira da corporação.
Se você oferece Wi-Fi de graça para os seus clientes, essa mensagem é para você!
Então você é um dono de negócio que procura oferecer uma conexão de Internet respeitável para seus clientes e funcionários. Afinal, quem não? Vimos neste artigo como a Internet é importante para as pessoas – de certa forma, estamos 100% dependentes dela nos grandes centros urbanos.
Mas você sabia que a DT Network pode ajudá-lo nessa missão e ainda transformar sua rede em algo extremamente lucrativo? Pois é.
Como deve saber, atualmente muitos locais públicos – como restaurantes, hotéis e lojas – oferecem Wi-Fi de graça para seus clientes. E por meio do nosso software de Hotspot Social, você consegue aumentar a amplitude das suas relações comerciais, gerando um crescimento orgânico para a sua empresa!
Veja só: com esse recurso de Wi-Fi com gestão especializada, você pode recolher dados de cadastro de seus clientes e usá-los como sistema de relacionamento para futuras compras a partir do momento em que eles se conectarem à sua rede.
Além da sua conexão local se tornar um ambiente ainda mais seguro e eficaz – permitindo ainda que você divida um sinal de rede específico para consumidores, totalmente separado do principal – nossas soluções de cadastro com login social também lhe garantem um ótimo meio de revender a sua marca (100% White Label) e oferecer um atendimento online profissional, tudo de acordo com as diretrizes da LGPD.
Mais de 4850 pessoas confiam em nosso sistema para empresas – estabelecendo mais de 30 mil conexões diárias e contando. Use seu Wi-Fi para crescer nos negócios e solicite um contato com alguém da nossa equipe. Esperamos por você!