Como saber a velocidade da placa de rede

A estabilidade da conexão local é essencial para garantir uma experiência fluida e veloz ao navegar na Internet, uma vez que todas as transferências de dados entre dispositivos dependem disso. Uma das principais informações que você precisa conhecer sobre seu sistema é a configuração da placa de rede – que serve de equipamento fundamental para uma boa rede Wi-Fi. Mas como saber a velocidade da placa de rede, exatamente?

Neste artigo, vamos explorar a importância de uma placa de rede, como verificar sua velocidade em diferentes sistemas operacionais e as diferentes maneiras de otimizá-la sem precisar substituí-la por completo.

Leia também: O Melhor Programa para Gerenciar Wi-Fi em Empresas

Qual é a função de uma placa de rede?

A placa de rede desempenha um papel fundamental na troca de dados sem fio, seja em ambientes domésticos ou corporativos. Ela permite que o seu computador se conecte a redes locais (LAN) ou à internet por meio de conexões wireless – ou seja, sem a necessidade de cabos.

Como saber a velocidade da placa de rede
Como saber a velocidade da placa de rede?

Leia tudo sobre placas de rede em nosso guia completo.

Em outras palavras, a placa de rede é responsável por receber e transmitir pacotes de dados, facilitando a comunicação entre dispositivos em um mesmo sistema wireless. Sua importância é indiscutível, pois influencia diretamente a velocidade e a estabilidade da conexão, mesmo que o sinal do roteador seja o mais forte existente (eis a necessidade de escolher um produto de qualidade).

Como saber a velocidade da placa de rede?

Com isso dito, igual a todo hardware, não é possível mudar as propriedades da placa de rede sem trocá-la por um modelo mais potente. Ainda assim, há formas de acessar o menu de configurações do seu computador para descobrir a velocidade padrão do seu produto, usando este fator como base para saber os limites da sua conexão.

Abaixo, aprenda como saber a velocidade da placa de rede por meio do Windows, macOS e Linux:

No Windows

  • No Prompt de Comando: Abra o Prompt de Comando e digite “ipconfig“. Localize a seção “Adaptador Ethernet” ou “Adaptador sem fio” e procure pelo valor “Velocidade“. Esse valor representa a velocidade atual da sua placa de rede.
Como saber a velocidade da placa de rede
  • No Painel de Controle: Acesse o Painel de Controle, clique em “Central de Rede e Compartilhamento” e selecione a conexão de rede ativa. Na janela que abrir, clique em “Detalhes” e encontre a opção “Velocidade do Link“. Essa será a velocidade atual da sua placa de rede.
exibir redes ativas do windows - DT Network
velocidade maxima da placa de rede do computador windows - DT Network

No macOS

  • Abra as “Preferências do Sistema” e clique em “Rede“. Selecione a conexão de rede ativa e, em seguida, clique em “Avançado“. Na guia “Hardware“, você encontrará a velocidade da placa de rede listada como “Velocidade de Link” ou “Capacidade“. Esse valor representa a velocidade atual da sua placa de rede.

No Linux

  • Abra o Terminal e execute o comando “ethtool eth0” (substitua “eth0” pelo nome da interface de rede ativa). Procure pela linha “Speed” para encontrar a velocidade atual da sua placa de rede.

Leia também: Como Configurar IP Estático no Roteador

👋 Hey Visitante!

capa-e-book-vender-mais-com-wifi-cta

Garanta o seu e-Book Gratuito ✅

Transforme o Wi-Fi da sua Empresa em uma MÁQUINA DE VENDAS! 🚀

✅ Ao continuar você aceita receber contato e a Política de Privacidade.

🔒Fique tranquilo, seus dados estão seguros.

Quais são as maneiras de otimizar sua placa de rede sem precisar trocá-la?

Apesar de não oferecer muitas alternativas de personalização, você pode adotar medidas para otimizar o desempenho da sua placa de rede, garantindo uma conexão mais veloz. Siga os passos a seguir:

  • Atualize os drivers da placa de rede regularmente para garantir um desempenho máximo;
  • Verifique se há interferências físicas próximas à placa de rede, como dispositivos eletrônicos ou paredes, e posicione o computador de forma a minimizar essas interferências;
  • Ajuste as configurações de energia da placa de rede para o modo de desempenho máximo;
  • Utilize um cabo de rede de qualidade para conexões com fio e escolha um roteador Wi-Fi moderno e eficiente;
  • Mantenha seu sistema operacional atualizado, pois as atualizações frequentes geralmente incluem melhorias de desempenho e correções de bugs relacionados à rede;
  • Considere o uso de ferramentas de otimização de rede, como programas de aceleração de internet, que podem ajudar a melhorar a velocidade e a estabilidade da sua conexão;
  • Limite o número de aplicativos em segundo plano que estão consumindo largura de banda, especialmente durante atividades que exigem maior desempenho, como jogos online ou streaming de vídeos.

Conheça o Hotspot Social para otimizar a administração do seu Wi-Fi corporativo!

Ei, empreendedor, você sabe o que mais otimiza uma rede corporativa? As soluções da DT Network. Se você juntar o seu Wi-Fi com o nosso sistema especializado de Hotspot Social – pelo qual é possível, além de outras coisas, fornecer aos seus clientes um acesso rápido à Internet com cadastro único – sua empresa pode crescer de forma exponencial.

Veja só: sabe quando você disponibiliza Internet de graça para seus visitantes de modo que eles permaneçam mais tempo no seu estabelecimento? Pois é. Com nossas soluções, a sua rede pública como um todo pode te dar uma margem de lucro ainda maior.

tecnologia_de_ponta_para_clientes

Com nosso sistema, você possui controle total sobre a sua conexão local, oferecendo um ambiente limpo, convidativo e temporário para o uso coletivo, em um canal de rede completamente separado do seu roteador principal, embora tão potente quanto. Outros benefícios incluem, por exemplo, o aumento da influência online do seu estabelecimento e a otimização do engajamento com sua clientela – duas estratégias de marketing que só um sistema organizado de rede wireless pode providenciar.

Leia tudo sobre as vantagens e usos de um hotspot neste artigo.

Com mais de 30 mil conexões diárias e 4850 clientes que confiam em nossa marca, estamos sempre à disposição para quaisquer dúvidas e orçamentos para o seu sistema de roteadores.

Interessado? Então entre em contato com um especialista já para saber mais – aprender como saber a velocidade da placa de rede é apenas o começo.

Esse artigo foi útil para você?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *