Como Configurar IP Estático no Roteador

Também conhecido como IP fixo, o conceito de IP estático ainda gera dúvidas na cabeça de muitos. Você já deve ter ouvido falar desta configuração de rede em algum lugar: um endereço imutável que não se reseta nunca. Embora um endereço de IP comum não tenha nenhum tipo de problema – afinal de contas, todos os dispositivos modernos o usam para acessar a Internet – algumas pessoas preferem manipular a sua sequência numérica para vantagem própria. Mas você sabe o que ele faz e como você pode configurar IP estático no roteador?

Continue lendo este artigo para descobrir os benefícios de adotar esse tipo de conexão em sua residência e, principalmente, em seu ambiente de trabalho.

Falando em conexão, leia também: O Melhor Canal de Wi-Fi para sua Casa ou Empresa

O que é o IP estático e o que ele oferece?

Um IP estático trata-se de uma faixa numérica fixa – ou seja, um endereço virtual – que nunca se altera.

Como você já deve saber, um endereço de IP (Internet Protocol) é o código usado pelo seu dispositivo para estabelecer contato com a Internet. Seja um computador, um celular, um tablet ou até uma impressora – tudo que tem a habilidade de se conectar a um roteador possui um endereço de rede. Esse código, como regra, é gerado de forma aleatória e automática toda vez que o dispositivo em questão entra na rede e, de forma similar, é alterado toda vez que é desligado ou sofre instabilidade de conexão.

Como consequência, isso significa que o seu endereço padrão (conhecido como IP dinâmico) vive mudando sem que você perceba. Hoje em dia, é uma característica ordinária dos aparelhos wireless e algo que não afeta uma performance casual – mas que ainda pode ser aprimorada para um uso mais técnico. É aí que entra o IP estático.

O IP estático serve para deixar sua conexão mais estável. É uma função que bloqueia a mudança constante de endereços virtuais, fixando um código permanente para cada dispositivo quando fica online. De certo modo, serve como uma ferramenta de gerenciador cujas vantagens incluem:

  • uma menor instabilidade de rede (seu dispositivo não gasta tempo procurando a melhor faixa de sinal);
  • uma distribuição manual da banda de Internet que cada máquina pode usar;
  • um fácil acesso a uma possível rede privada virtual (VPN).

👋 Hey Visitante!

capa-e-book-vender-mais-com-wifi-cta

Garanta o seu e-Book Gratuito ✅

Transforme o Wi-Fi da sua Empresa em uma MÁQUINA DE VENDAS! 🚀

✅ Ao continuar você aceita receber contato e a Política de Privacidade.

🔒Fique tranquilo, seus dados estão seguros.

Como configurar IP estático no roteador

Vemos aqui o quão interessante é, principalmente para empresas que sofrem com quedas constantes de rede, configurar IP estático no roteador local. Contudo, é importante mencionar que isso só será possível se a operadora do seu plano permitir esse serviço.

Para descobrir essa informação, leia os termos do seu contrato de assinatura, geralmente encontrados no próprio aplicativo móvel. Uma forma de confirmar que o seu IP é dinâmico é acessando seu modem e verificando se o endereço de conexão muda cada vez que o aparelho é reiniciado.

Se ambos os casos acima forem compatíveis, você pode configurar um IP fixo seguindo os passos abaixo:

  • Acesse o menu “Iniciar” do seu computador.
  • Encontre a opção “Painel de Controle”.
  • Busque por “Rede e Internet”.
  • Clique em “Central de Rede e Compartilhamento”.
  • Encontre “Alterar as Configurações do Adaptador” no canto esquerdo.
  • Clique duas vezes no adaptador ativo para acessar suas propriedades.
  • Desça a barra de rolagem até a seção “IPv4” ou “IPv6”, dependendo do seu sistema, e clique duas vezes.
  • Selecione “Usar o seguinte endereço IP”.
  • Configure-o com os dados fornecidos pela operadora e confirme as alterações em “Ok”.
endereco ip capa - DT Network

IP estático X IP dinâmico: qual a diferença?

Agora que você sabe os principais atributos de cada IP, talvez você se pergunte se realmente há diferença substancial a longo termo. Como dissemos anteriormente, vai depender muito do seu uso de rede.

Por não compartilhar muitos dados entre vários dispositivos, um Wi-Fi residencial funciona perfeitamente com um IP dinâmico. Neste exato momento, você deve estar usando um para acessar este artigo sem nenhum empecilho. Além disso, este é um serviço acessível para todos os usuários domésticos que não veem necessidade para um controle absoluto da rede. Uma vantagem desse tipo de IP é o fato de estar menos propenso a rastreios de hackers, uma vez que expiram quase de imediato.

Por outro lado, o IP estático é voltado para redes empresariais e toda a complexidade entre os usuários conectados. Especialmente em lugares lotados, o fluxo de dispositivos simultâneos requer uma estabilidade mais eficiente, o que é facilitado por esse plano de conexão. Apesar de ter uma contratação mais cara, ele permite uma maior liberdade de gestão de rede – algo essencial para departamentos grandes que são comprometidos por oscilações de sinal.

Conheça o software de Wi-Fi Marketing da DT Network

Ei, profissional de TI – se a sua equipe já possui um bom Wi-Fi e você deseja aprimorá-lo ainda mais, nossas soluções para redes empresariais podem lhe ajudar!

Com o nosso sistema de Wi-Fi Marketing 100% White Label, você pode ter uma margem de até 200% de lucro revendendo com a sua marca e muitos outros benefícios!

Muitos profissionais da área de TI transformam seus visitantes em clientes com a DT Network. Temos mais de 670 revendas ativas e 4850 usuários que confiam em nossa marca! Clique aqui para saber mais sobre a implementação de estratégias de wifi marketing, e revenda nosso sistema lucrando muito.

Solicite um contato com um de nossos especialistas já!

Esse artigo foi útil para você?

2 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *