WiFi para empresas: Benefícios e como escolher

Quando falamos em WiFi para empresas nos referimos a um plano de internet específico para pequenos, médios e grandes negócios. Apesar do seu funcionamento similar às redes domésticas, por serem uma ferramenta voltada ao ambiente corporativo, oferecem alguns recursos a mais, como uma maior segurança, afinal, será usado por terceiros (colaboradores, parceiros e em alguns casos clientes).

Muitas empresas já aproveitam das vantagens de um bom WiFi corporativo, sendo esse um grande aliado, facilitando o trabalho interno e trazendo praticidade e comodidade para toda a equipe. 

Se o seu negócio não está entre essas empresas, você precisa ler este artigo. Vem com a gente. 

Por que contratar WiFi para empresas?

Vamos começar te dando alguns motivos para contratar um bom serviço de WiFi para empresas. 

Custo-benefício

Você há de concordar que uma empresa geralmente consome mais internet do que uma residência, por exemplo. Na tentativa de oferecer o melhor custo-benefício possível, as operadoras oferecem planos personalizados com benefícios adequados para cada negócio.

Segurança

Sem dúvidas esse é um dos principais motivos para optar por uma rede WiFi para empresas. Nos planos corporativos há uma maior preocupação com a segurança dos dados, impedindo que os usuários utilizem a rede para ações ilegais, por exemplo.  

Acesso amplo e facilitado

Com uma rede WiFi corporativa, ou seja, capaz de atender a demanda da organização, os colaboradores, fornecedores e clientes contam com acesso facilitado. 

No que diz respeito à clientela, isso se torna inclusive uma vantagem comercial. Leia mais aqui. 

Alta velocidade

A internet empresarial possui maior velocidade em relação às redes WiFi domésticas. Também, costuma apresentar menos problemas e falhas, fator essencial para o ambiente de negócios. Quanto ao último quesito, a maioria das companhias oferecem também assistência técnica rápida e acessível em seus planos de WiFi para empresas. 

Escalabilidade

É possível configurar a rede WiFi para que atue em mais pontos de acesso, número que pode ultrapassar mil pontos para atender às demandas de conectividade de grandes negócios. 

Produtividade

Todos os benefícios exemplificados anteriormente se traduzem em uma melhora da produtividade, já que a internet é fator essencial para muitos processos internos e externos das empresas hoje em dia. É válido lembrar ainda que a falta de internet ou sua falha são importantes fatores de perda de foco no trabalho, que pode ser evitada com um bom serviço WiFi para empresas. 

Como escolher?

Para desfrutar das vantagens que compartilhamos anteriormente você deverá escolher um bom provedor. Veja a seguir quais fatores considerar para fazer a escolha certa. 

Capacidade da rede sem fio

Comece avaliando se o serviço é realmente capaz de atender às necessidades do seu negócio. Para tanto, tenha em mente questões como: 

  • Quantidade de usuários
  • Tipo de dispositivos
  • Tipo de uso 
  • Rede para visitantes

Partindo disso, analise os planos à disposição. 

Cobertura da rede

Avalie a forma como a sua empresa demanda internet, se a maioria dos usuários se concentra em um mesmo local, ou se os usuários estão dispersos, por exemplo. 

Isso irá determinar a necessidade de um processamento centralizado ou descentralizado, o que irá afetar diretamente a escolha da solução ideal. 

Segurança 

Mesmo se atender bem aos quesitos anteriores, caso um pacote não ofereça qualidade em segurança, ele deverá ser excluído. Os ataques a redes WiFi, problemas de vazamento de dados, dentre outros, se tornam cada vez mais populares no ambiente corporativo e podem causar prejuízos enormes às organizações, por isso, segurança deve ser um dos seus focos principais. 

Custo-benefício

Essa será uma questão muito particular para cada empresa, variando de acordo com suas necessidades e até mesmo com quanto tem para investir nessa área. Após analisar os fatores acima, coloque-os na balança juntamente com o investimento necessário para cada pacote avaliado, assim você estará seguro para tomar a sua decisão final, escolhendo um plano que realmente atende ao seu negócio e caiba no seu bolso. 

Erros que você não pode cometer ao escolher um serviço de WiFi para empresas

Estamos determinados a te ajudar a fazer a escolha certa para a sua empresa. Sendo assim, deixaremos alguns alertas. Veja quais erros você não pode cometer. 

  • Escolher equipamentos inadequados: uma boa rede WiFi para empresas não será efetiva se você errar na hora de adquirir os equipamentos, pois influenciam diretamente em sua qualidade, estabilidade e escalabilidade
  • Errar no dimensionamento da rede: se você errar no dimensionamento da rede, também não poderá desfrutar dos benefícios descritos ao longo deste artigo. Se a rede terá um elevado número de requisições, tome o cuidado de escolher um serviço capaz de atender a esse tipo de demanda. 
  • Fornecedores de baixa qualidade: recomendamos que avalie bem o custo-benefício do plano escolhido, mas lembre-se que economizar e perder em qualidade não vale a pena. Um bom serviço WiFi é um investimento, por isso, procure fornecedores reconhecidos por boa qualidade e garantias. 

Agora que você possui uma rede WiFi de qualidade, aproveite para investir no WiFi Marketing!

WiFi Marketing

Você provavelmente já notou que a maioria das empresas usa cadastro para liberação da conexão gratuita de seus clientes à rede do estabelecimento. Mais do que o jeito mais seguro de oferecer internet ao público, essa é também uma poderosa estratégia de marketing. 

Com esse recurso é possível se aproximar do público, conhecê-lo melhor, criar ofertas personalizadas, pedir por feedbacks e muito mais. 

Que tal entender melhor como funciona e quais são as vantagens que o WiFi Marketing pode trazer para o seu negócio?

Leia também: Como criar e implementar uma estratégia de WiFi Marketing

Se você já possui uma boa rede WiFi, está a um passo de implementar a estratégia. Mas nós podemos te ajudar! 

Conte com a nossa solução de Hotspot Social!

4850+ Clientes que confiam em nossa marca

Atendemos clientes dos mais variados nichos, ajudando mensalmente milhares de negócios com o HOTSPOT SOCIAL

30 Mil+ Conexões diárias

Diariamente temos mais de 30 mil usuários que são impactados com o Hotspot Social

Solicite um contato com um especialista em nosso Sistema de Hotspot + Gestão de WiFi com Login Social para te ajudar a escolher a melhor opção para o seu negócio!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.