O Melhor Canal de Wi-Fi para sua Casa ou Empresa

Todo mundo já experimentou aquela queda de rede no meio do dia. Aquela chata lerdeza que a sua conexão sofre de vez em quando. E nas horas em que nada parece carregar na sua página da web? Bom, eventos assim são comuns, mas podem nos irritar sobremaneira. Para resolver isso, você já deve ter procurado soluções na Internet e lido um pouco sobre a seleção de canais que cada roteador possui. Mas o que exatamente seria isso, então? Como dá para descobrir o melhor canal do seu wi-fi de casa?

Neste breve artigo responderemos a essa e outras dúvidas – continue lendo para otimizar a eficácia da sua rede local da maneira correta. Ou, caso esteja procurando saber sobre o gerenciador de conexão wireless, clique aqui.

O que é o canal de wi-fi?

Veja, todo aparelho de roteador vem com configurações de canal de rede. Esses canais também são conhecidos como frequências, e essas frequências são compartilhadas entre vários dispositivos na mesma área. É por isso que, às vezes, temos dificuldade em receber uma conexão limpa – devido ao fluxo constante de celulares, computadores e tablets, certas frequências de roteador ficam lotadas ou, em casos mais comuns, se chocam umas contra as outras e provocam ruídos na comunicação.

E é por isso que estamos aqui. A maioria não sabe, mas há como mudar o canal do seu wi-fi para receber um melhor desempenho. Com isso em mente, separamos abaixo um guia geral dos melhores canais wireless para você sofrer o mínimo de interferência possível, seja em casa ou no trabalho.

Aproveite e leia também: Como Proteger Wi-fi de Invasores

Qual é o melhor canal de wi-fi da sua casa?

Em tese, o melhor canal será aquele menos ocupado. O modo de descobrir essa informação é baixando um aplicativo específico para Windows, Mac ou Linux, como por exemplo o Wi-Fi Analyzer. Por meio desses softwares, é possível analisar os detalhes técnicos da sua conexão e o gráfico de cada roteador próximo.

Com isso dito, precisamos saber que os roteadores modernos contam com duas bandas distintas: a frequência 2.4 GHz e a 5 GHz, ambas manualmente ajustáveis no modelo do próprio aparelho. Dentro de cada frequência é onde encontramos os canais, sendo 13 na primeira opção e 24 na segunda.

O tratamento para as duas bandas é um tanto diferente, no entanto. Existem canais fortes que se sobrepõem a outros – ou seja, que “dominam” os mais fracos – e são praticamente o ponto de partida para qualquer conexão. No caso da 5 GHz, os 24 canais disponíveis são igualmente amplos e sem sobreposição, facilitando essa liberdade de troca. Basta transferir seu wi-fi para o canal menos utilizado. No caso da 2.4 GHz, que ainda é a mais encontrada por aí, a história é outra.

👋 Hey Visitante!

e-book LGPD e WiFi

Garanta o seu e-Book Gratuito ✅

Tudo sobre LGPD e Marco Civil da Internet para você que oferece Wi-Fi para Clientes!✅

✅ Ao continuar você aceita receber contato e a Política de Privacidade.

🔒Fique tranquilo, seus dados estão seguros.

Os canais ideais para sua empresa ou residência

Como dissemos anteriormente, a velocidade e eficácia da sua rede sem fio dependerá do nível de lotação do canal em que está. Para sempre atribuir um canal forte à sua casa ou empresa usando a frequência 2.4 GHz, use uma dessas três opções: 1, 6 ou 11. Estes são os canais que não se sobrepõem – mas somente se todos os roteadores locais não estiverem usando o mesmo canal.

Pense da seguinte forma. Seu roteador está conectado ao Canal 1, enquanto o roteador do seu vizinho está conectado ao Canal 3. Naturalmente, o Canal 3 será “absorvido” pelo Canal 1, congestionando a frequência em comparação aos canais mais distantes. Neste sentido, a forma simples para evitar um menor desempenho é migrando sua rede temporariamente para o Canal 6 ou Canal 11.

Seguindo esta lógica, talvez agora dê para perceber o porquê do wi-fi em lugares lotados ter instabilidade maior. Quando esses três canais principais estiverem bem ocupados, todos os outros entre eles também estarão na mesma situação.

Sendo assim, como posso mudar para o melhor canal de wi-fi?

Lembrando que o jeito de mudar os canais de frequência varia um pouco para cada marca de roteador. Em modelos mais antigos esse processo pode ser feito manualmente no próprio modem, enquanto os roteadores mais atuais estão sempre procurando o canal menos congestionado de forma automática. No fim do dia, o teste é a melhor prática.

Esperamos ter ajudado! Se ainda tiver dúvidas quanto a como uma rede wi-fi se porta, clique aqui para ler tudo que você precisa saber sobre hotspots.

Obtenha uma rede controlada e segura com a DT Network

Se a sua empresa já possui uma boa Internet, o melhor investimento que você pode fazer é transformá-la num espaço estável para funcionários e clientes. Com as nossas soluções de Hotspot Social, as quais abrangem um cadastro seguro por login social e a possibilidade de Wi-Fi Marketing, o seu negócio local pode crescer de forma exponencial.

Esperamos por você! Solicite um contato com um de nossos especialistas agora mesmo para obter todos os benefícios.

Esse artigo foi útil para você?

1 Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *