O WhatsApp de um celular corporativo pode ser monitorado?

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No mundo altamente conectado de hoje, é normal que funcionários se distraiam aqui e ali com atividades online alheias à sua função. Infelizmente, esse é um problema comum durante o expediente, uma vez que a exposição a qualquer tipo de conteúdo é algo constante na Internet. Ainda assim, acessos inapropriados podem comprometer o desempenho produtivo da empresa, o que gera a dúvida: será que o WhatsApp de um celular corporativo pode ser monitorado?

Neste artigo, visaremos responder a essa exata pergunta, fornecendo meios legais para você usar de base em sua administração interna. Continue lendo para mais informações!

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Um celular corporativo pode ser monitorado legalmente?

Sim – de acordo com a lei, o empregador pode monitorar o WhatsApp do empregado, tanto em sua versão Web quanto mobile, se tais condições de transparência forem estabelecidas de antemão.

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O WhatsApp de um celular corporativo pode ser monitorado?

Em muitos casos, chega até a ser essencial que uma empresa monitore dispositivos corporativos, dependendo do seu tamanho e da rigorosidade de sua política de dados. Desde que certas condições sejam atendidas e que os funcionários sejam devidamente informados sobre a política de monitoramento, essa é uma possibilidade legal. Aqui estão outras considerações gerais:

  • Políticas de uso aceitável: As empresas costumam ter políticas de uso aceitável que estabelecem as regras e regulamentos para o uso de dispositivos corporativos – geralmente incluindo informações sobre o monitoramento e a privacidade dos funcionários. Os funcionários são frequentemente informados de que os dispositivos corporativos podem ser monitorados para fins de segurança, conformidade e produtividade.
  • Consentimento informado: Em muitas jurisdições, é importante obter o consentimento informado dos funcionários antes de monitorar seus dispositivos. Isso significa que os funcionários devem ser notificados de forma clara e completa sobre o que será monitorado, por que será monitorado e quais dados específicos serão coletados.
  • Finalidade do monitoramento: O monitoramento deve ser conduzido para finalidades legítimas, como segurança da rede, prevenção de vazamento de informações confidenciais, garantia de conformidade com políticas da empresa e manutenção da produtividade. O acompanhamento excessivo ou que não está relacionado ao trabalho pode ser desconfortável e problemático.
  • Respeito à privacidade: Mesmo com o monitoramento, os direitos à privacidade dos funcionários devem ser respeitados. Isso significa que informações pessoais não relacionadas ao trabalho não devem ser acessadas ou utilizadas sem permissão.
  • Proteção de dados: Empresas que coletam e armazenam dados pessoais de funcionários devem aderir às leis de proteção de dados da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), promulgada no Brasil em 2020. Leia tudo sobre isso neste artigo.

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Como o WhatsApp de um celular corporativo pode ser monitorado

Você deve estar se perguntando: por que o WhatsApp? Bom, o aplicativo de mensagens instantâneas da Meta (antigo Facebook) é utilizado por mais de 93% da população brasileira, segundo uma pesquisa da We Are Social em 2023. Seu impacto no meio comercial levou a gigante da tecnologia a criar uma versão voltada ao uso profissional em 2018, dando origem ao WhatsApp Business que conhecemos hoje.

Dentro do expediente, essa versão pode ser acessada pelo celular ou desktop – suportando até 5 atendentes por vez em um único número comercial (1 pelo celular, 4 pelo desktop). Como a versão Web costuma ficar aberta nas telas de computador, observar as atividades de cada funcionário é mais fácil, mas a história se torna um pouco mais complexa no celular.

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O WhatsApp de um celular corporativo pode ser monitorado.

O monitoramento do WhatsApp Business geralmente envolve o uso de ferramentas de gerenciamento de dispositivos móveis (MDM) ou aplicativos de monitoramento específicos para acompanhar o uso pelos funcionários. Abaixo, detalhamos um pouco como o WhatsApp de um celular corporativo pode ser monitorado por meio dessas soluções:

Ferramentas de gerenciamento de dispositivos móveis

As ferramentas MDM permitem que as empresas gerenciem dispositivos móveis corporativos, incluindo a instalação e o monitoramento de aplicativos. Com uma solução MDM, você, como administrador, pode:

  • instalar o WhatsApp Business nos dispositivos corporativos e configurá-lo de acordo com as políticas da empresa;
  • rastrear métricas de uso, como o tempo gasto no aplicativo, o número de mensagens enviadas e recebidas e o uso de recursos específicos;
  • impor políticas de uso aceitável que definem como o WhatsApp Business pode ser usado no ambiente de trabalho.

Aplicativos de monitoramento de dispositivos

Existem aplicativos de terceiros projetados para monitorar dispositivos móveis. Esses programas podem ser instalados nos dispositivos corporativos diante do consentimento dos funcionários. Eles podem oferecer recursos como:

  • monitoramento de mensagens, permitindo que as empresas vejam as mensagens enviadas e recebidas no WhatsApp Business;
  • rastreamento de localização, podendo rastrear a localização do dispositivo, o que pode ser útil em situações de gerenciamento de frota;
  • registro de chamadas, podendo registrar chamadas de voz e vídeo feitas por meio do WhatsApp Business.
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Continue lendo as próximas seções para descobrir qual é o melhor sistema de monitoramento para o WhatsApp!

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O WhatsApp de um celular corporativo pode ser monitorado. Onde entra o WhatsApp Business?

O uso do Whatsapp corporativo beneficia todas as partes envolvidas, com uma porção de ferramentas muito interessantes para estabelecimentos que necessitam de atendimento rápido e eficiente – daí a sua popularidade. Veja os principais recursos que esse aplicativo oferece aos seus clientes:

  • Respostas rápidas: mensagens automáticas que você elabora para responder a perguntas padrões; basta selecionar a tecla “/” na barra de conversas e escolher o atalho que você deseja.
  • Etiquetas: ferramentas que organizam suas conversas e contatos (“novo cliente, “novo pedido”, pagamento pendente”, “pedido finalizado”, etc).
  • Filtro de conversas: funil virtual para gerenciar suas conversas com clientes (“mensagens não lidas”, “grupos”, “lista de transmissão”, etc).
  • Catálogo: imagens e arquivos multimídia que você pode estar incluindo no perfil da sua conta, mostrando produtos e serviços disponíveis no momento.

Como pode ver, o monitoramento de sistemas de comunicação como o WhatsApp Business é importante para alinhar todas as operações, evitando gargalos entre funcionários e clientes e garantindo a satisfação geral. Sem falar, claro, no rastreio de desempenho – porque saber exatamente quais são os resultados que você colheu também é uma parte crucial para o crescimento da empresa.

Mantenha isso em mente. E se a gente te contar que há uma solução para monitorar seus funcionários e ainda oferecer o melhor atendimento ao cliente pelo WhatsApp? E mais: que você está no lugar certo para obtê-la?

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Ei, empresário, se você ainda usa o WhatsApp para atender seus clientes, veja só como isso pode ser otimizado e trazer ainda mais lucro ao seu negócio.

A partir do momento em que a sua empresa começa a ter sucesso no uso do WhatsApp, um chatbot sempre passará a ser necessário. Afinal, esse sistema permite maior automação do atendimento e evita gargalos ocasionados pela superlotação de trabalho de um único atendente. Até aí tudo bem.

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O WhatsApp de um celular corporativo pode ser monitorado de forma ainda melhor com o Chat Corp.

Contudo, mesmo com todas as ferramentas úteis do WhatsApp Business – as quais você pode checar clicando aqui – as limitações do Meta talvez ainda se provem insuficientes para a demanda dos seus visitantes. E é aí que nossa equipe entra.

O Chat Corp veio para resolver o relacionamento descentralizado entre empresa e cliente. Dentre as vantagens do nosso sistema, você pode ter acesso a uma gestão aprofundada da sua conta comercial, fazendo uso de métricas em tempo real e relatórios de conversas para aumentar seus lucros e organizar ainda mais o seu ambiente de trabalho.

Adequada às leis vigentes, o Chat Corp serve como uma plataforma para empresas que buscam automatizar e profissionalizar ainda mais o atendimento para os seus clientes, melhorando a produtividade e permitindo a integração com o seu banco de dados do WhatsApp. Vá além de um simples lembrete para clientes – seja lucrativo!

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