Você conhece os benefícios do Hotspot e-mail marketing? A combinação do uso do Hotspot social com estratégias de e-mail marketing pode ser a solução que o seu negócio precisa para alavancar suas vendas e fidelizar seus clientes.
Há quem pense que o e-mail morreu, mas isso está longe de ser real. Segundo dados do Statista, o número de usuários de e-mail ao redor do mundo em 2021 foi de 4,14 bilhões, um crescimento de 110 milhões em relação ao ano anterior. De acordo com a mesma fonte, as expectativas futuras também são boas, estima-se que esse número chegará a 4,59 bilhões.
Usando o Hotspot marketing é possível colher o endereço de e-mail de todas as pessoas que visitam o seu estabelecimento e utilizam sua rede Wi-Fi.
Resumidamente, como dizem por aí, você está com a faca e o queijo em mãos. Pronto para agir? Deixa a gente te ajudar.
O e-mail não morreu
Embora as redes sociais sejam atualmente o principal canal de comunicação entre uma empresa e seus clientes, precisamos admitir que ainda são encaradas com uma certa informalidade. Com o e-mail é diferente, há uma aparência mais profissional e de maior compromisso na comunicação através dos e-mails.
Além disso, o e-mail oferece um relacionamento sem intermediário, isto é, sem os famosos algoritmos, que dão ritmo e direção as mensagens trocadas. Através do e-mail marketing a mensagem de um negócio é transmitida diretamente para o seu público, sem nenhum tipo de interferência.
Diante de tudo isso, não é difícil compreendermos porque a receita de marketing por e-mail continua em crescimento. Em 2020, os números giravam em torno de 7,5 bilhões de dólares, a expectativa para 2023 é ultrapassar os 10 bilhões, chegando a 17,9 bilhões de dólares em 2027.
De fato, ainda, nenhum outro canal se compara ao retorno sobre investimento – ROI – do e-mail marketing.
Hotspot e-mail marketing
O Hotspot Marketing é uma estratégia de divulgação de uma empresa através do compartilhar de sua rede WiFi com seus clientes. Dessa forma, se aproveita o momento de conexão para obtenção de dados.
Isto é, para fazer login do Wi-Fi do estabelecimento, o usuário precisará compartilhar algumas informações que futuramente podem ser úteis para a divulgação do negócio, são dados como:
- E-mail;
- Telefone;
- Nome;
- Sexo;
- Idade.
É através dessas informações, mais precisamente do endereço de e-mail dos clientes, que se desenvolve o Hotspot e-mail marketing.
Leia também: Dicas de como usar o Hotspot Social na sua empresa
4 motivos para investir no Hotspot e-mail marketing
1 – É possível segmentar as mensagens
Usando o Hotspot marketing é possível construir conteúdos diferentes a partir das informações coletadas sobre o público do seu negócio. Certamente, será mais fácil engajar do que com simples e-mails genéricos.
2 – Construção de relacionamentos
A estratégia também é uma ótima forma de desenvolver o relacionamento entre o negócio e o público, tanto clientes quanto potenciais interessados em seus serviços ou produtos.
3 – Permite análise de métricas
Os softwares utilizados para e-mail marketing permitem o acompanhamento de uma série de métricas, dentre elas taxas de abertura, cliques e conversão em tempo real. A ideia é que você tenha uma noção de como suas campanhas tem ido e possa mantê-las sempre otimizadas.
4 – Custos baixos
Você sabia que os custos do Hotspot e-mail marketing são mais baixos em comparação com outros tipos de ações? E não dizemos isso apenas em relação aos canais mais convencionais, mas até mesmo em relação a outros digitais que demandam mais investimento para ter bons resultados.
Hotspot e-mail marketing na prática
Usando o Hotspot social você colhe as informações necessárias sobre seus clientes. Com essa base de dados, é possível desenvolver uma diversidade de ações. Veja a seguir alguns exemplos.
Promoção de conteúdos
O Hotspot e-mail marketing é uma ótima forma de promover os conteúdos produzidos pela empresa. Você pode, por exemplo, compartilhar alguns artigos do blog, criar newsletters e desenvolver fluxos de nutrição com links para materiais dos mais variados.
Nutrição e educação de leads
Ao nutrir seus leads, a empresa investe em sua transformação para clientes. Para tanto, deve estreitar o relacionamento com o público a medida que entrega algo de valor, amadurecendo a decisão de compra. Certamente o e-mail é o canal ideal para esse tipo de estratégia.
Venda
Além de se relacionar e nutrir o público, o Hotspot e-mail marketing é uma ótima forma de aumentar as suas vendas. Esse aumento pode ser consequência das estratégias anteriores ou mesmo de uma venda direta através do e-mail direcionando para uma página de compra.
De acordo com uma pesquisa da Klavyio, o e-mail é responsável por mais de um quarto da receita geral de lojas virtuas.
Pós-venda e Fidelização
A interação de uma empresa com um cliente não se encerra na compra, ou pelo menos não deveria. Após a realização do negócio, deve-se investir na continuidade da relação através do pós-venda com foco em fidelização. O e-mail é um grande aliado nesse sentido.
Pergunte ao cliente como foi a sua experiência, peça feedbacks, tire qualquer dúvida e coloque em prática também o up selling e o cross seling.
O que você precisa para começar
Para colocar em prática suas estratégias de Hotspot e-mail marketing você irá precisar contar com apenas dois recursos.
Plataforma de e-mail marketing
A plataforma de e-mail marketing é um software para criação de campanhas no e-mail, uma ferramenta onde é possível gerenciar e controlar o contato com a sua audiência de maneira efetiva.
Com esse tipo de ferramenta será possível enviar milhares de e-mail utilizando a sua lista com poucos cliques, além de criar conteúdos personalizados para o seu público a partir de suas preferências e interesses.
Experimente o aplicativo de e-mail em massa do SendPulse ou uma das outras ferramentas se você ainda não selecionou sua plataforma de marketing por e-mail.
Hotspot Social
O Hotspot Social é um ponto de conexão de rede sem fio disponível, em resumo, um ponto com WiFi aberto e gratuito, que libera o acesso a partir de um login social (que pode ser feito com contas de redes como Facebook, Instagram, Google ou até um número de celular).
A adoção da ferramenta é uma solução para oferecer internet de qualidade para o público, garantindo a segurança da conexão.
É através dele que você irá colher informações relevantes do público, no nosso caso aqui, é assim que irá desenvolver a sua lista de e-mail.
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