Como conectar um roteador em outro para otimizar o Wi-Fi

A ideia de conectar um segundo roteador para ampliar a cobertura de Wi-Fi tem ganhado um espaço considerável em escritórios pequenos e residências com vários andares. Se você não sabia, para atingir as mesmas funções de um access point (ponto de acesso) ou de um repetidor de sinal, é possível conectar um roteador a outro roteador – um cenário conhecido como “cascateamento de roteadores”. Como conectar um roteador em outro para otimizar o Wi-Fi, então?

É isso que aprenderemos neste artigo. Antes de fazer isso, lembre que é importante configurar corretamente os roteadores para evitar problemas de rede, então siga nossas instruções com cautela para não comprometer a rede já existente.

Leia também: A melhor Internet para um estabelecimento comercial

Como conectar um roteador em outro: passo a passo

Antes de ler o tutorial a seguir, tenha em mente que o passo a passo específico pode (quase sempre) variar de acordo com o modelo de roteador e a marca do aparelho. Se você deseja obter informações específicas quanto à funcionalidade e compatibilidade do seu produto, é importante que você leia o manual do seu provedor.

melhor roteador wi fi para fibra optica - DT Network
Como conectar um roteador em outro?

Desabilite a função de roteamento no roteador secundário

No segundo roteador (o que será conectado ao primeiro), desative a função de roteamento. Isso geralmente é feito acessando a interface de administração do roteador (por meio de um navegador da web, do endereço de IP do aparelho e das suas credenciais de usuários que você configurou ou que estão atrás do roteador) e desativando a opção de “Roteamento” ou “Modo Roteador”.

Alguns endereços IP padrões de algumas marcas comuns de roteadores incluem:

  • 2Wire: 192.168.1.1, 192.168.0.1, 192.168.1.254, 10.0.0.138.
  • Apple: 10.0.0.1.
  • Belkin: 192.168.1.1, 192.168.2.1, 10.0.0.2, 10.1.1.1.
  • Netgear: 192.168.0.1, 192.168.0.227.

Atribua um endereço IP estático ao roteador secundário

Atribua um endereço IP estático ao segundo roteador dentro da faixa de IP do primeiro roteador, mas fora do intervalo de DHCP do primeiro roteador.

Conecte fisicamente os roteadores

Para aprender como conectar um roteador em outro, o próximo passo é conectar um cabo de rede (geralmente usando uma porta LAN, não a porta WAN) do primeiro roteador a uma porta LAN do segundo roteador. Isso cria uma conexão física entre os dois roteadores.

Configure o Wi-Fi

Se você deseja estender a rede sem fio, configure o segundo roteador com o mesmo nome de SSID (nome da rede) e senha, mas em um canal Wi-Fi diferente. Isso permitirá que os dispositivos se movam entre os roteadores sem perder a conexão.

Configure os dispositivos conectados ao segundo roteador

Dispositivos conectados ao segundo roteador devem ter seu gateway padrão definido como o endereço IP do segundo roteador.

DHCP

Você pode optar por ter apenas um roteador fornecendo DHCP (serviço de atribuição dinâmica de endereços IP) para a rede, geralmente o roteador principal.

WPS no roteador

Como conectar um roteador em outro via wi-fi

Mesmo que os roteadores ofereçam esses recursos, lembre-se de que a conexão via Wi-Fi pode resultar em uma perda de desempenho em comparação com uma conexão com fio, por exemplo. Se possível, uma conexão com cabo Ethernet direta entre os roteadores geralmente oferece uma solução mais estável e rápida.

Sim, conectar dois roteadores via Wi-Fi é possível – mas a funcionalidade específica também pode variar entre diferentes modelos e fabricantes de roteadores. Essa configuração é conhecida como “Wireless Bridge” (Ponte sem Fio) ou “Wireless Repeater” (Repetidor sem Fio). Você pode ler este nosso outro artigo detalhado para aprender a fazer isso.

Não perca: O que significa cada luz do modem?

Como conectar um roteador em outro: por quê?

Existem várias razões pelas quais alguém pode optar por conectar um roteador a outro. Aqui estão algumas situações comuns em que isso pode ser útil:

  • Ampliação de Cobertura Wi-Fi: Se a área que precisa ser coberta por Wi-Fi é grande demais para ser atendida por um único roteador, adicionar um segundo roteador pode ajudar a estender a cobertura. Isso é especialmente útil em casas grandes ou escritórios com várias salas.
  • Número Elevado de Dispositivos Conectados: Em ambientes com muitos dispositivos conectados à rede, um segundo roteador pode ajudar a distribuir a carga de tráfego e melhorar o desempenho da rede.

👋 Hey Visitante!

capa-e-book-vender-mais-com-wifi-cta

Garanta o seu e-Book Gratuito ✅

Transforme o Wi-Fi da sua Empresa em uma MÁQUINA DE VENDAS! 🚀

✅ Ao continuar você aceita receber contato e a Política de Privacidade.

🔒Fique tranquilo, seus dados estão seguros.

  • Isolamento de Dispositivos: Ao usar um segundo roteador, é possível isolar certos dispositivos ou grupos de dispositivos em uma rede separada – o que pode ser útil para segmentar redes de convidados ou dispositivos específicos, proporcionando uma camada adicional de segurança.
  • Configurações Específicas para Jogos ou Aplicações: Em algumas situações, um roteador dedicado pode ser configurado para otimizar o desempenho de jogos online, transmissões de vídeo ou outras aplicações específicas.
  • Gerenciamento de Tráfego e Controle Parental: Usar um segundo roteador permite implementar políticas de controle de tráfego, como priorização de dispositivos, controle parental e restrições de largura de banda de maneira mais flexível.
  • Backup de Conexão: Em algumas situações, pode ser útil ter um segundo roteador como backup em caso de falha do roteador principal. Isso pode garantir continuidade de conexão em ambientes críticos.
  • Limitação de Acesso à Rede Principal: Conectar um segundo roteador também pode ser uma forma de permitir o acesso à internet a convidados ou dispositivos temporários, sem conceder acesso direto à rede principal.

Invista em Wi-Fi Marketing com o Hotspot Social da DT Network!

sistema_hotspot_mais_gestao_wifi

Você tem um estabelecimento que oferece Wi-Fi de graça? Perfeito. E se a gente te contar que existem maneiras incríveis de utilizar o acesso à Internet a seu favor? Com um sistema de compatibilidade com diversas marcas de roteadores, nossa equipe está aqui para ajudar sua empresa a lucrar com o Wi-Fi!

Imagine só: mesmo que o seu negócio já possua um bom roteador e várias pessoas passem um tempo em seu estabelecimento, o risco de abusarem da sua conexão é grande. Sendo protegido por senha ou não, habilitar o acesso definitivo para qualquer um é algo que, além de deixar suas informações de rede expostas, tira bastante lucro da sua mesa.

Com a solução Hotspot Social da DT Network, você pode transformar a sua rede local em um hub de conexão seguro, controlado e confiável. Com a gente, o acesso ao Wi-Fi conta com um sistema de cadastro social, conexão temporária, controle de dados e muito mais! Além de oferecer proteção profissional à sua rede, você ainda utiliza o login dos seus clientes para fidelizá-los e trazer uma maior influência para o seu estabelecimento.

Solicite o contato com nossos especialistas já!

Esse artigo foi útil para você?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *