O que significa cada luz do modem?

Um modem – também conhecido como modulador-demodulador – é um dispositivo que converte sinais digitais de um dispositivo, como um computador, em sinais analógicos que podem ser transmitidos por meio de linhas telefônicas ou outros meios de comunicação. No contexto da Internet, o modem é usado para conectar dispositivos a uma rede de comunicação, sendo encontrado em vários tipos – incluindo os de cabo, DSL, fibra óptica e móveis (como os usados em conexões de celular). Mas o que significa cada luz do modem doméstico?

Em primeiro lugar, há uma diferenciação básica entre modem e roteador que você deve saber antes de respondermos a essa pergunta. Continue lendo o artigo para sair daqui com diversas informações valiosas de sua rede local, incluindo o que significa cada luz do modem.

Leia também: Como descobrir a senha do Wi-Fi em que se está conectado

Tipos de modem

Antes de saber o que significa cada luz do modem, precisamos entender completamente o conceito de modem. Como mencionado antes, este aparelho é responsável por estabelecer a conexão com a Internet, podendo ser tanto uma parte integrante do roteador quanto um dispositivo separado.

O roteador, como analisaremos daqui a pouco, é responsável por permitir que vários dispositivos se conectem à Internet e entre si, usando a tecnologia Wi-Fi (ou até mesmo com conexões por cabo, se tiver portas Ethernet) para exercer essa função. Enquanto o modem faz a ponte entre a sua rede doméstica e a Internet, o roteador (que pode incluir funcionalidade de modem) possibilita a conexão sem fio entre os dispositivos locais.

roteador - DT Network
O que significa cada luz do modem?

Veja abaixo os tipos de modem existentes no mercado:

Modem DSL (Digital Subscriber Line)

Utilizado principalmente em conexões de linha telefônica, ele usa essa infraestrutura para permitir que os dados sejam transmitidos enquanto a linha telefônica ainda pode ser usada para chamadas de voz.

Modem de cabo

Este tipo de modem é usado em conexões de internet por cabo, onde os provedores de serviço utilizam a infraestrutura de cabo de TV para fornecer internet de alta velocidade.

Modem de fibra óptica

Mais avançado e rápido, o modem de fibra óptica é utilizado em conexões de Internet de alta velocidade que usam cabos de fibra óptica para transmitir dados. Esses modems convertem os dados para sinais de luz pulsante que viajam através dos cabos de fibra.

Modem móvel

Esse modem é encontrado em dispositivos móveis, como smartphones e tablets, para conectá-los à Internet por meio de redes celulares. Ele se comunica com torres de celular para transmitir e receber dados.

Modem x Roteador

No contexto do Wi-Fi doméstico, utilizamos um dispositivo chamado “roteador”. O roteador desempenha funções de roteamento de dados entre diferentes dispositivos em uma rede e geralmente inclui um modem embutido, dependendo do tipo de conexão à Internet, assim gerando a confusão desses termos.

Muitas vezes, o que as pessoas chamam de “modem Wi-Fi” é, na verdade, um roteador com funcionalidade de modem integrada. Esse dispositivo não apenas roteia os dados entre dispositivos na rede local (como laptops, smartphones e smart TVs), mas também se conecta ao provedor de serviços de Internet, convertendo o sinal da sua operadora em um sinal que pode ser acessado via Wi-Fi ou por meio de conexões com fio.

Portanto, em um ambiente doméstico com Wi-Fi, é provável que você tenha um roteador que inclua funcionalidades de modem para se conectar à Internet e distribuir essa conexão para os aparelhos de casa. Lembre-se: o Wi-Fi não é um tipo separado de modem, mas uma tecnologia que complementa o modem.

Leia também: Como ampliar o sinal do Wi-Fi

O que significa cada luz do modem (roteador doméstico)

Agora que sabemos a diferença primordial entre um modem e um roteador doméstico, usaremos esses termos de forma intercambiável por motivos didáticos.

roteador luz - DT Network
Descubra o que significa cada luz do modem

Sendo assim, é importante saber que o aparelho de roteador varia em termos de design e recursos, portanto as luzes led que aparecem em cada modelo podem diferir. No entanto, de forma geral, as luzes que aparecem em um roteador indicam o status e a atividade da rede, podendo apagar ou mudar de cor de acordo com a situação.

Cada pontinho de luz acompanha uma palavra ou sigla. Veja abaixo um guia geral que separamos sobre o que significa cada luz do modem – roteadores modernos podem incluir poucas ou várias dessas 40 representações visuais:

  1. Power (energia): indica que o roteador está ligado e recebendo energia.
  2. Internet: indica que o roteador está conectado à internet e que há um sinal de internet estável.
  3. LAN: indica que há uma conexão de rede local (LAN) entre o roteador e o computador ou outro dispositivo conectado à rede.
  4. WLAN/Wireless: indica que a rede Wi-Fi está ativada e pronta para conexão.
  5. WPS: indica que o recurso Wi-Fi Protected Setup (WPS) está ativado e pronto para sincronização com um dispositivo.
  6. USB: indica que um dispositivo USB, como um pendrive ou um disco rígido externo, está conectado e pronto para uso.
  7. Signal/Strength: indica a intensidade do sinal Wi-Fi.
  8. Ethernet: indica que há uma conexão Ethernet entre o roteador e um dispositivo conectado através de um cabo Ethernet.
  9. Activity: indica que há atividade na rede, como o envio ou recebimento de dados.
  10. Security: indicar que a segurança da rede está ativada e que as configurações de segurança foram aplicadas corretamente.

👋 Hey Visitante!

capa-e-book-vender-mais-com-wifi-cta

Garanta o seu e-Book Gratuito ✅

Transforme o Wi-Fi da sua Empresa em uma MÁQUINA DE VENDAS! 🚀

✅ Ao continuar você aceita receber contato e a Política de Privacidade.

🔒Fique tranquilo, seus dados estão seguros.

  1. DSL/ADSL: indica que o roteador está conectado a uma linha de telefone ADSL e está sincronizado com a linha de telefone.
  2. PPP/Internet: indica que o roteador está conectado à internet através de uma conexão PPPoE.
  3. WAN: indica que o roteador está conectado à rede WAN (Wide Area Network).
  4. DMZ: indica que a função DMZ (Demilitarized Zone) está ativada e que um dispositivo na rede foi colocado na zona DMZ.
  5. VoIP: indica que a função de telefone de voz sobre IP (VoIP) está ativada e pronta para uso.
  6. Phone: indica que a função de telefone está ativada e que um telefone está conectado ao roteador.
  7. Link/Connection: indica que há uma conexão física entre o roteador e um dispositivo.
  8. Powerline: indica que o roteador está conectado a uma linha elétrica Powerline e que está sincronizado com a linha elétrica.
  9. Guest: indica que a função de rede de convidados está ativada e que os convidados podem se conectar à rede sem acessar a rede principal.
  10. QoS: indica que a função de qualidade de serviço (QoS) está ativada e que as configurações de QoS foram aplicadas corretamente.
  1. Power Supply: indica que o roteador está recebendo energia elétrica de uma fonte externa.
  2. DSL Sync: indica que o roteador está sincronizado com a linha de telefone ADSL e pronto para se conectar à internet.
  3. Internet Traffic: indica que há tráfego de dados na conexão de internet.
  4. LAN Activity: indica que há atividade na conexão de rede local.
  5. WAN Activity: indica que há atividade na conexão da rede WAN.
  6. VPN: indica que a função de rede privada virtual (VPN) está ativada e pronta para uso.
  7. Bridge Mode: indica que o roteador está operando no modo de ponte, que permite que um dispositivo atue como um ponto de passagem para outro dispositivo.
  8. Dual Band: indica que o roteador oferece suporte a duas bandas de frequência, geralmente 2,4 GHz e 5 GHz, para melhorar a velocidade e o alcance da rede Wi-Fi.
  9. Parental Controls: indica que a função de controle parental está ativada e que os controles foram aplicados corretamente.
  10. USB Activity: indica que há atividade em um dispositivo USB conectado ao roteador.
  1. NAT: indica que a função de tradução de endereço de rede (NAT) está ativada e que o roteador está traduzindo os endereços IP da rede.
  2. Firewall: indica que a função de firewall está ativada e que as configurações de segurança foram aplicadas corretamente.
  3. LED On/Off: indica que a função de LED está ativada ou desativada.
  4. Service: indica que um serviço específico, como um servidor de impressão ou um servidor de arquivos, está sendo executado no roteador.
  5. USB Charging: indica que o roteador pode ser usado para carregar dispositivos USB.
  6. Range Extender: indica que o roteador pode ser usado como um extensor de alcance de Wi-Fi para aumentar o sinal Wi-Fi em uma área maior.
  7. IPv6: indica que o roteador está usando o protocolo IPv6 para conectar à internet.
  8. Energy Saver: indica que a função de economia de energia está ativada e que o roteador está operando em modo de economia de energia.
  9. USB Eject: indica que um dispositivo USB conectado ao roteador foi ejetado com segurança.
  10. Restart: indica que o roteador está sendo reiniciado.

Invista em Wi-Fi Marketing com o Hotspot Social da DT Network!

Agora você sabe o que significa cada luz do modem. E se a gente te contar que existem maneiras incríveis de utilizar o acesso à Internet a seu favor? Com um sistema de compatibilidade com diversas outras marcas de roteadores, nossa equipe está aqui para ajudar sua empresa a lucrar com o Wi-Fi!

campanhas_inteligentes_hotspot

Imagine só: mesmo que o seu negócio já possua um bom roteador e várias pessoas passem um tempo em seu estabelecimento, o risco de abusarem da sua conexão é grande. Sendo protegido por senha ou não, habilitar o acesso definitivo para qualquer um é algo que, além de deixar suas informações de rede expostas, tira bastante lucro da sua mesa.

Com a solução Hotspot Social da DT Network, você pode transformar a sua rede local em um hub de conexão seguro, controlado e confiável. Com a gente, o acesso ao Wi-Fi conta com um sistema de cadastro social, conexão temporária, controle de dados e muito mais! Além de oferecer proteção profissional à sua rede, você ainda utiliza o login dos seus clientes para fidelizá-los e trazer uma maior influência para o seu estabelecimento.

Solicite o contato com nossos especialistas já – saber o que significa cada luz do modem é só o começo para algo muito maior.

Esse artigo foi útil para você?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *