9 opções de chat corporativo open source e vantagens do chat comercial

Os sistemas de atendimento online se popularizaram e já são parte indispensável da comunicação de empresas dos mais diversos setores e tamanhos. 

Os chats são uma alternativa mais confortável para o público. Veja o que demonstrou a curiosa pesquisa realizada pela Salesforce

O estudo, realizado entre pessoas de 18 e 35 anos, revelou que 34% dos entrevistados preferem ir ao dentista, 32% preferem fazer compras na véspera de Natal e 26% preferem ir ao Detran do que ligar para o canal de atendimento de qualquer empresa.

Por causa disso, muitas empresas tem investido na adoção de um chat corporativo open source. 

9 melhores opções de chat corporativo open source

Conheça alguns dos melhores chats corporativos gratuitos. Infelizmente, nenhuma das opções open source funciona em conjunto com o WhatsApp. Se isso é essencial para você, apresentamos uma opção comercial de bom custo no fim do artigo.

1 – Live Helper Chat

Um dos mais populares chats corporativos do mercado, o Live Helper Chat é conhecido por permitir múltiplos atendimentos com grandes equipes. Além disso, permite registro das conversas, envio de arquivos de diferentes formatos e compartilhamento de tela. 

2 – Live!Zilla

De origem alemã, o Live!Zilla é não apenas um sistema de chat, mas também oferece ticket e monitoramento de usuários. Dentre seus recursos temos chat ao vivo, fila de esperar com contador de tempo, envio de conversas por email e um ambiente administrativo com diferentes níveis de acesso. 

3 – eStreamChat

Com o eStreamChat você tem um canal de atendimento simples, mas dinâmico, que permite conversas em tempo real em vários canais de atendimento, mensagens privadas, importação de usuários e arquivos, listas de proibição de usuários e muito mais. 

4 – phpFreeChat

Uma opção já conceituada no mercado, o phpFreeChat oferece versões comerciais e open source. Sua interface amigável, combinada a recursos como chat ao vivo, fila de atendimento, departamentos e envio de conversas por e-mail tornam ele uma excelente alternativa. 

5 – Chant

Com suporte para BBCode, emoticons 3D animados e uma barra de ferramentas para formatar suas mensagens de chat, oferece privacidade, criptografia de tráfego e um painel de controle administrativo completo e elegante como diferenciais. 

6 – Rocket.chat

A sua disposição estão salas públicas e privadas onde será possível enviar mensagens diretas, compartilhar documentos, links, fotos, vídeos e GIFs, realizar vídeos chamadas e muito mais. O Rocket.chat é o único que possui seu sistema de bate-papo auto-hospedado.

7 – Zulip

Além do suporte para emojis, imagens embutidas e vídeos, das visualizações de tweets e da possibilidade de compartilhar fórmulas ou equações matemáticas, com o Zulip é possível assinar fluxos que abrem um tópico única ajudando a rastrear conversas e manter sua base de dados organizada.  

8 – Lets Chat

Recomendado para equipes menores, o Let’s Chat tem como diferencial o suporte à autentificação  LDAP e Kerberos e ótimos recursos para novos usuários, como a possibilidade de pesquisar o histórico de mensagens nos arquivos e marcar as pessoas com menções como @username.

9 – JITSI 

O JITSU é uma plataforma de vídeo conferência derivada do Jitsi Desktop que suporta conceitos avançados de roteamento de vídeo, além de oferecer recursos típicos desses sitemas como áudio, gravação e compartilhamento de tela. 

Chat corporativo open source

O que é open source?

Open source é um termo em inglês que significa código aberto. No que se refere a um aplicativo, site ou sistema, diz respeito ao seu código-fonte, afirmando que sua linguagem de programação pode ser analisada e adaptada. E que seu uso é gratuito!!

Enquanto um software, mais especificamente no nosso caso aqui, um chat corporativo, que possui código fechado tem um proprietário, ou seja, um único responsável por modificações e melhorias, o chat corporativo open source pode ser otimizado por qualquer profissional a partir das necessidades diagnosticadas. 

Qual o objetivo do chat corporativo open source?

A ideia por trás do desenvolvimento de softwares open source é a possibilidade de melhorias constantes e ainda de adaptações especiais ao chat corporativo para um melhor atendimento ao público. 

Na prática, isso abre portas para possibilidades como: 

  • Correção de possíveis erros 
  • Adição de funcionalidades
  • Análise em busca de vulnerabilidades e pontos críticos
  • Customizações 

Contudo, nem tudo são flores. Tais liberdades também requerem um preço a se pagar. 

Leia também: Benefícios de contar com um chat corporativo na sua empresa

Os perigos de optar por um chat corporativo open source

Uma análise realizada pelo Google em parceria com o Package Analysis, alertou para a presença de códigos maliciosos implantados em projetos de software open source de grande escopo.

Foram encontrados 200 códigos maliciosos em aplicações open source em um período de um mês, dentre eles tentativas de roubar credencias salvas em computadores a partir de modificações no launcher do Discord, por exemplo.

Os principais perigos da adoção de um chat corporativo open source devemos destacar: 

Invasão por cibercriminosos

A abertura do código, que por um lado vem acompanhada dos benefícios apresentados anteriormente, por outra, impõe uma certa vulnerabilidade, principalmente quando a invasão por cibercriminosos. 

Vazamento de dados 

Assim que um ponto vulnerável é detectado, logo ele é disponibilizado publicamente, o que pode levar ao vazamento de dados importantes, por exemplo, como aconteceu com a Equifa em 2017, levando ao vazamento de dados de mais de 143 milhões de pessoas.

Eventos desse tipo prejudicam significativamente a reputação da empresa, sua posição no mercado e seu relacionamento com seus clientes, como resultado pode haver menor taxa de retenção, queda nas vendas e baixa na receita. 

Riscos de conformidade de licenciamento

Ao longo deste artigo compartilhamos as diretrizes definidas para utilização, modificação e compartilhamento de um código aberto, contudo, a maioria das licenças ainda não seguem às rigorosas definições. 

O não cumprimento das normas de licenciamento pode levar a questionamentos públicos, suspensão do programa e até mesmo a ações judiciais, prejudicando diretamente os usuários. 

Como usar o WhatsApp Business com vários usuários

Vale a pena investir em um chat corporativo comercial?

Além de prevenir os riscos descritos anteriormente, existem outras vantagens em escolher um chat corporativo comercial. Um bom exemplo é a possibilidade de integração com ferramentas importantes para a maioria dos negócios como o WhatsApp e o Facebook. 

Para driblar a questão da adaptação e personalização, ponto forte do open source, geralmente os chats comerciais oferecem sistemas completos, de forma a não faltarem recursos para as empresas independente de seu tamanho e necessidades. 

Chat Corporativo com WhatsApp MultiOperador Barato

No Brasil, conversar com seus clientes por WhatsApp é inevitável, e nisso, nenhuma opção open-source irá te ajudar.

O Chat Corp é opção perfeita para empresas com essa necessidade. Se trata de um chat centralizado e completo, que oferece diversas integrações e ainda está de acordo com a LGPD. Um problema com o qual os chats open sources também não estão prontos para lidar.

São mais de 4850 clientes satisfeitos! Que tal uma demonstração gratuita? Clique aqui e saiba mais! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Webinar 100% Online e Gratuito 28/06/2022 às 20h

Wi-Fi Marketing para
Provedores de Internet e Profissionais de TI

Vinícius Vicente Alves Terçariol

Vinícius Vicente Alves Terçariol

Diretor de Tecnologia

Ana Paula Alves Terçariol

Partner Channel Development

Garanta a sua vaga agora mesmo!

✅ Ao continuar você aceita receber contato e a Política de Privacidade.

🔒Fique tranquilo, seus dados estão seguros.