WhatsApp para pequenas empresas

A sua empresa já utiliza o WhatsApp para se comunicar com os clientes? De acordo com dados de uma pesquisa realizada pela Morning Consult, mais de 80% das pequenas empresas no Brasil afirmam que o aplicativo ajuda na comunicação com seus clientes e com o crescimento de seus negócios. 

A ferramenta que se popularizou como um meio de comunicação pessoal, substituindo o antigamente mais usado SMS, ganhou uma versão especificamente para pequenos e médios negócios, o WhatsApp Business. 

Com a nova versão, trouxe também recursos especiais para empresas, dentre eles catálogo/cardápio, anexação de e-mail, site, dentre outras informações relevantes, mensagens automáticas, etiquetas e até mesmo análise de métricas que permitem avaliar a qualidade da interação com o público. 

Você consegue imaginar quantos benefícios há no WhatsApp para pequenas empresas? É sobre isso que falaremos ao longo deste artigo. Acompanhe. 

Benefícios do WhatsApp para pequenas empresas

Sua empresa ainda não usa o WhatsApp? Veja só quais benefícios você está perdendo: 

  • Atendimento 24 horas
  • Melhora na experiência dos clientes
  • Aumento da satisfação dos clientes
  • Redução de custos com atendimento
  • Aumento da produtividade
  • Redução de filas de espera
  • Automação de processos repetitivos
  • Possibilidade de vendas autônomas
  • Fornece autoatendimento
  • Permite extração de relatórios
  • Acessível para todos os públicos

Recursos valiosos para pequenas empresas

O WhatsApp Business oferece uma série de recursos especiais para empresas que desejam melhorar a sua interação com o público. Compartilharemos e comentaremos alguns exemplos abaixo. 

Dados comerciais

O perfil comercial da sua empresa no WhatsApp irá ser composto por informações a respeito do seu empreendimento, dentre elas endereço, horário de funcionamento, e-mail, site oficial e links para outras redes sociais.

A ideia é ampliar os canais de acesso para os seus consumidores, facilitando a sua jornada de compra. 

Catálogo 

A ideia da função catálogo é que seus clientes tenham acesso fácil aos produtos disponíveis, ou seja, sua empresa terá uma vitrine virtual composta por fotos, descrições e preços de seus produtos ou serviços. É possível ainda mostrar a quantidade de produtos disponíveis em seu estoque. 

Sendo assim, não basta apenas utilizar o recurso, é importante que você mantenha seu catálogo sempre atualizado para evitar problemas quando houver uma solicitação de produtos. 

Localização

Mais do que colocar o endereço do seu negócio, caso ele possua um ponto local, você pode também usar a função localização, certamente interessantíssima, especialmente para quem realiza entregas. 

Com a localização em tempo real ativada o cliente consegue acompanhar o percurso do seu pedido, sabendo exatamente quando ele irá chegar e evitando sofrer com a ansiedade. 

Etiquetas

A empresa pode também classificar seus contatos utilizando etiquetas, o que proporciona uma maior organização das conversas e dos pedidos e orienta o diálogo com cada cliente. 

Respostas automáticas

A função respostas automáticas é sem dúvidas um recurso importantíssimo para uma empresa em crescimento. Utilizando-a você pode criar algumas mensagens padrões para enviar de acordo com a dúvida do cliente, claro, sempre considerando a linguagem e o estilo da sua empresa. 

Assim o cliente não passa muito tempo esperando e nem você fica desesperado com o altíssimo número de mensagens acumuladas.

Estatísticas

As métricas oferecidas pelo WhatsApp Business são uma excelente forma de uma empresa avaliar a experiência de seu cliente através desse canal de comunicação, podendo sempre otimizá-la. 

Será que a interação tem realmente sido efetiva? Das mensagens enviadas, quantas foram entregues? Os clientes têm lido às mensagens?

São diversas as estatísticas, essenciais para que o modo que a empresa se comunica se torne cada vez melhor e mais eficiente. 

Leia também: Como criar WhatsApp para empresa: Passo a passo

Como criar WhatsApp para empresa

WhatsApp para pequenas empresas: Cuidados importantes

Para obter um bom retorno por meio do WhatsApp e desfrutar dos recursos e benefícios da ferramenta, a empresa deve tomar alguns cuidados importantes. Listamos os dois principais para que te sirvam de alerta.

1 – Respeite e preserve o cliente

A comunicação através do WhatsApp permite a pequenas empresas ter acesso ao número de telefone do cliente. Contudo, é importante que saibam se comportar em relação a isso, respeitando e preservando a pessoa. 

Antes de qualquer coisa, pergunte ao cliente se ele gostaria de receber informações sobre sua empresa, produtos ou serviços.

Uma boa dica é a utilização de listas de transmissão ao invés de grupos, resguardando o número de celular do seu cliente. 

2 – Tome cuidado com “spam”

Mesmo que o cliente tenha se posicionado de forma positiva em relação a receber mensagens da empresa, é necessário tomar muito cuidado com “spam”. 

Priorize uma relação de qualidade, oferecendo conteúdo relevante. Empurrar produtos através do WhatsApp pode acabar gerando denúncias e, como consequência, bloqueio ou  banimento do perfil do negócio.

Leia também: Como usar o WhatsApp Business com vários usuários?

Chatbot no WhatsApp para pequenas empresas

A partir do momento que a sua empresa começar a ter sucesso no uso do WhatsApp, um Chatbot passará a ser necessário. Esse sistema permite maior automação do atendimento, além de evitar gargalos ocasionados pela superlotação de trabalho de um atendente. 

Em resumo, é um recurso útil para ajudar em atividades rotineiras de atendimento ao cliente. No caso das pequenas empresas isso é ainda mais necessário, já que inicialmente a maior parte do trabalho está nas mãos de uma única pessoa: o proprietário. 

O Chat Corp veio para resolver um dos maiores problemas das empresas, a comunicação centralizada com os clientes. 

Se trata de uma plataforma de chat para empresas que buscam automatizar e profissionalizar o atendimento para os seus clientes, que facilita a gestão, melhora a produtividade e permite integrações com diversos sistemas, inclusive com o WhatsApp Business.

Leia também: Como automatizar o WhatsApp Business

Conheça as vantagens do Chat Corp

Como usar o WhatsApp Business com vários usuários

Gestão centralizada

Você sabe exatamente quanto tempo cada cliente espera para ser atendido, quantos atendimentos ocorreram e acessa as conversas dos colaboradores em tempo real

Métricas importantes em tempo real

Tenha informações precisas em tempo real do que acontece no atendimento do seu negócio com o Chat Corp

Mais produtividade

Com um ambiente online e centralizado, a comunicação com os clientes se torna profissional e melhora a produtividade nos atendimentos, onde os colaboradores interagem com os clientes por uma única plataforma

Direcione o cliente automaticamente

Com respostas automáticas, você consegue direcionar cada atendimento ao setor escolhido

Histórico de conversas

Aonde estiver acesse relatórios com informações de cada atendimento, desde o tempo de espera à tipos de mensagens trocadas

Adequado às leis vigentes

Seguimos as melhores práticas legais e somos aderentes às leis vigentes, em destaque a lei geral de proteção de dados (LGPD)

Saiba mais! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Webinar 100% Online e Gratuito 28/06/2022 às 20h

Wi-Fi Marketing para
Provedores de Internet e Profissionais de TI

Vinícius Vicente Alves Terçariol

Vinícius Vicente Alves Terçariol

Diretor de Tecnologia

Ana Paula Alves Terçariol

Partner Channel Development

Garanta a sua vaga agora mesmo!

✅ Ao continuar você aceita receber contato e a Política de Privacidade.

🔒Fique tranquilo, seus dados estão seguros.