Como automatizar o WhatsApp Business

De acordo com estatísticas coletadas pelo SEBRAE, 72% dos empreendedores brasileiros que possuem lojas e empresas de pequeno porte utilizam o WhatsApp Business, que possui diversos recursos para otimização do atendimento e da interação com clientes, além de filtros, etiquetas e respostas automáticas. 

Contudo, de nada adianta ter um recurso tão completo em mãos se não souber utilizá-lo da melhor forma possível, certo? 

Ao longo deste artigo você descobrirá como automatizar o WhatsApp Business para que o seu negócio possa desfrutar de todos os benefícios que esse canal de comunicação tem a oferecer. 

Como assim automatizar o WhatsApp Business?

O objetivo da automatização do WhatsApp Business é facilitar e melhorar a comunicação entre empresas e seus clientes. 

O chatbot do aplicativo é um ótimo canal de comunicação para empresas, sendo capaz de interpretar, avaliar e responder às mensagens da forma mais natural possível, ou seja, sem obviamente parecer um robô. 

Dessa forma, é possível ao negócio aumentar o fluxo de mensagens enviadas e respondidas, tornando a conversa digital mais ágil e eficiente.

Como automatizar o WhatsApp Business

Preparamos um passo a passo detalhado para você que deseja saber como automatizar o WhatsApp Business. Vamos lá?

1 – Baixe o aplicativo e crie o perfil da sua empresa 

Devemos começar de maneira bem óbvia: baixe o aplicativo. Em seguida, será necessário criar o perfil da sua empresa clicando em opções, ferramentas comerciais e acessar perfil comercial. 

Preencha todos os dados requeridos (logo, nome, endereço, setor de atuação, site, mensagem de destaque e horários de atendimento conforme os dias da semana). Quanto mais completo o perfil, melhor será a experiência do cliente. 

2 – Crie uma mensagem de saudação

Cumprida a primeira etapa, tem início a automatização em si. O segundo passo é criar uma mensagem automática a ser enviada quando o cliente entrar em contato. 

Para tanto, acesse ferramentas comerciais e ative a função mensagem de saudação. Feito isso, crie a sua mensagem de saudação. 

Dicas práticas: 

  • Ofereça instruções para o cliente fazer o seu pedido
  • Induza o seu cliente a facilitar o atendimento
  • Coloque-se à disposição
  • Cuide para que a mensagem seja clara 
  • Coloque algumas palavras em destaque para facilitar a legibilidade
  • Cuide para que mensagem não seja comprida nem curta demais 

3 – Prepare o atalho de respostas rápidas 

A automatização do WhatsApp Business não se encerra com a programação de uma mensagem automática. É importante que seja possível conduzir uma conversa, respondendo também algumas dúvidas frequentes do público. Para isso existe o atalho de respostas rápidas. 

O objetivo é suprir as dúvidas do cliente sem que a empresa perca muito tempo respondendo-o. Através do atalho é possível criar uma lista de respostas prontas para perguntas frequentes. 

A configuração é bem simples. Acesse o menu ferramentas comerciais, em seguida clique em respostas rápidas. Você será direcionado a uma tela onde poderá criar uma palavra de atalho e uma mensagem padronizada. Basta inserir uma barra “/” e a palavra de atalho dentro da própria conversa e a mensagem aparecerá, em seguida clique em enviar.

4 – Crie uma mensagem de ausência

Para usufruir de maneira completa da automatização do WhatsApp Business, recomendamos também a criação de uma mensagem de ausência. Ela será enviada quando o cliente contatar a empresa fora do seu horário de atendimento.

Dicas práticas: 

  • Agradeça o contato
  • Compartilhe os horários de atendimento 
  • Deixe mais algumas informações sobre os serviços ou produtos oferecidos – usando o link para o seu cardápio ou catálogo, por exemplo
  • Encoraje o cliente a fazer uma encomenda para outro momento

5 – Não se esqueça do pós-venda

O último passo para automatizar o WhatsApp Business é o recurso de pós-venda. Isto é, uma interação com o cliente após a entrega do seu pedido. 

Use a lista de pedidos do dia, por exemplo, para enviar uma mensagem padrão para o cliente agradecendo pela compra e perguntando para ele como foi a experiência com a empresa e qual o seu nível de satisfação com o produto ou serviço adquirido. 

Essa é uma forma de trabalhar melhor o relacionamento com o cliente, administrar suas insatisfações e encontrar pontos de melhoria. Comporte-se como uma empresa realmente interessada na satisfação total de seus clientes, isso faz a diferença. 

De acordo com uma pesquisa da Opinion Box (2018), 71% dos brasileiros recomendam marcas para amigos e familiares quando ficam satisfeitos. Além disso, 76% da população se considera fiel a uma marca e compra regularmente.

Quais as vantagens de automatizar o WhatsApp Business?

Métricas de comunicação

Agora que você já sabe como automatizar o WhatsApp Business, que tal analisarmos se esse processo realmente vale a pena? Conheça as principais vantagens. 

Praticidade e otimização do atendimento

O WhatsApp Business foi pensado justamente para empresas que desejam, por um lado, melhorar o atendimento ao público e, por outro, tornar esse processo de comunicação mais prático e eficiente para o próprio negócio. 

Combinação de automação e personalização

A automação de mensagens é a grande sacada do aplicativo e um recurso cada vez mais importante para empresas dos diversos ramos. Contudo, isso não seria efetivo se o cliente tivesse a impressão de estar conversando com um robô. 

Para tornar a conversa humanizada e realista, a ferramenta oferece o recurso de personalização. Dessa forma, a empresa pode utilizar mensagens diferenciadas, usando sua linguagem e estilo, pensados a partir de seus conhecimentos a respeito de sua persona, uma forma de garantir um diálogo mais coerente.

Profissionalização da comunicação

O WhatsApp Business é também uma forma de profissionalizar a comunicação entre a empresa e seus clientes, tornando a conversa mais precisa e confiável. 

No quesito profissionalização, é importante também lembrarmos de que a versão corporativa do aplicativo oportuniza uma descrição detalhada da empresa, a exposição de um catálogo de produtos, dentre outros recursos que otimizam a experiência do cliente no momento de interação. 

Categorização de clientes e estatísticas básicas

O aplicativo permite a classificação de clientes através de etiquetas configuradas pela própria empresa de acordo com suas necessidades. Esse é um recurso muito útil para elaboração de estratégias mais completas para construção de um relacionamento de longo prazo com o cliente, inclusive para um possível pós-venda ou campanhas de fidelização. 

Além disso, o WhatsApp Business oferece métricas básicas para que a empresa possa avaliar o seu próprio uso da ferramenta. Você conseguirá analisar, por exemplo, o número de mensagens enviadas, entregues, lidas e recebidas, verificando quem recebeu e leu, e quem recebeu e não leu. 

Esses dados serão importantíssimos para uma constante otimização da comunicação e, claro, para melhoria contínua no sentido da satisfação do cliente. 

Como o Chat Corp pode te ajudar?

Se em seu negócio você possui pessoas que realizam atendimento a clientes em mais de um setor, você precisa de um sistema de chat profissional, que vai te ajudar a estreitar o relacionamento com os seus clientes.

O Chat Corp veio para resolver um dos maiores problemas das empresas, a comunicação centralizada com os clientes, tornando a automação do WhatsApp Business ainda mais prática e eficiente. 

Se trata de uma ferramenta multicanal, e um deles é o WhatsApp, que permite você atender todos os seus clientes com mais produtividade

Conheça nossos diferenciais

Chat corp

Gestão centralizada

Você sabe exatamente quanto tempo cada cliente espera para ser atendido, quantos atendimentos ocorreram e acessa as conversas dos colaboradores em tempo real

Métricas importantes em tempo real

Tenha informações precisas em tempo real do que acontece no atendimento do seu negócio com o Chat Corp

Mais produtividade

Com um ambiente online e centralizado, a comunicação com os clientes se torna profissional e melhora a produtividade nos atendimentos, onde os colaboradores interagem com os clientes por uma única plataforma

Direcione o cliente automaticamente

Com respostas automáticas, você consegue direcionar cada atendimento ao setor escolhido

Histórico de conversas

Aonde estiver acesse relatórios com informações de cada atendimento, desde o tempo de espera à tipos de mensagens trocadas

Adequado às leis vigentes

Seguimos as melhores práticas legais e somos aderentes às leis vigentes, em destaque a lei geral de proteção de dados (LGPD)

Solicite uma demonstração e aumente as suas vendas atendendo os seus clientes de forma profissional

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Webinar 100% Online e Gratuito 28/06/2022 às 20h

Wi-Fi Marketing para
Provedores de Internet e Profissionais de TI

Vinícius Vicente Alves Terçariol

Vinícius Vicente Alves Terçariol

Diretor de Tecnologia

Ana Paula Alves Terçariol

Partner Channel Development

Garanta a sua vaga agora mesmo!

✅ Ao continuar você aceita receber contato e a Política de Privacidade.

🔒Fique tranquilo, seus dados estão seguros.