Se você tem um estabelecimento comercial e ainda não está atualizado com as tendências virtuais, agora é a hora de se destacar entre a sua concorrência com um menu online acessível, interativo e completo, facilitando a vida dos seus clientes. Se você procura um bom aplicativo para fazer um cardápio digital de uma vez por todas, este é o artigo que você procura!
Continue lendo para saber como usar o Canva, um dos programas de design e criação mais populares dos tempos atuais, para revolucionar a forma como você atende os seus clientes. E mais: como mostrar esse cardápio da forma certa, dobrando os seus lucros no meio do caminho.
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Canva: o aplicativo para fazer um cardápio digital de respeito
Um cardápio digital está substituindo o cardápio tradicional em diversas formas. Seja em restaurantes, bares, lojas (nesse caso, o cardápio é sinônimo de catálogo), ou qualquer outro empreendimento que lida com contato direto com a clientela e tempo de espera, cada vez mais somos convidados a abrir uma página em nossos celulares onde tudo está concentrado: produtos, preços, regras e horários… as possibilidades são infinitas. A questão é que as empresas estão migrando dos elementos físicos para o meio virtual, deixando a transmissão de informações mais concisa e acessível para todos.
Sem falar, claro, na ótima vantagem que é não depender de papel e materiais tangíveis para distribuir à clientela o que mais importa: o serviço da marca. E você não precisa ficar de fora! Se procura um aplicativo para fazer um cardápio digital e implementar essa abordagem simples, mas extremamente lucrativa, no seu negócio, estamos aqui para ajudar.
Você já deve ter ouvido falar do Canva: uma plataforma de design gráfico online que permite aos usuários criar uma variedade de materiais visuais, como posts para redes sociais, apresentações, logotipos, cartazes e até vídeos. Lançado em 2013, ele surgiu com a missão de tornar o design acessível a todos, permitindo que as pessoas criem essas coisas em uma interface simples e interativa.
E funcionou! Como verá no tutorial a seguir, os passos para criar um cardápio são bem simples – até porque você não precisa criar tudo do zero. No entanto, o conteúdo que você deve colocar nele é outra história; apesar de ser praticamente subjetivo, ele ainda deve seguir algumas regras para captar a atenção dos seus clientes. Para saber exatamente o que colocar no seu cardápio digital, leia o nosso guia completo clicando aqui.
Como usar o Canva para fazer um cardápio digital
Veja o nosso passo a passo abaixo:
- Acesse o Canva: Vá até o site do Canva e crie uma conta gratuita se você ainda não tiver uma. O aplicativo é gratuito, mas só libera as suas funcionalidades quando você estiver logado. A conta do Google também funciona, se preferir!
- Escolha um modelo (template): Na página inicial, clique em “Criar um design” e selecione a opção “Cardápio”. Você pode escolher entre vários modelos ou começar do zero – inserindo outputs mais específicos para o seu nicho de mercado, como “pizzaria” ou “buffet”. Escolha o modelo que mais lhe agrada para ter uma base de estilo e estrutura.
- Personalize seu cardápio: Agora é a hora de adicionar os pratos, as bebidas e os serviços que deseja incluir no seu cardápio, com descrições e preços. Personalize o design com as cores, fontes (inclua caixas de texto) e imagens que combinem com a identidade da sua marca. O aplicativo também permite inserir imagens e outros elementos sobre o cardápio em edição. Você pode clicar na opção “Elementos” e buscar por ícones que se encaixam no seu design, como esboços de comida, emojis e desenhos.
- Adicione interatividade: Se desejar – mas é altamente recomendável – você pode tornar seu cardápio interativo adicionando links para o seu WhatsApp, perfil do Instagram da empresa, iFood ou outras plataformas de pedido online. E não se preocupe: mesmo que o link não seja visível, a pessoa será direcionada para o local em questão quando clicar ali com o dedo.
- Compartilhe seu cardápio: Por fim, após finalizar o design, você pode baixar o cardápio em formato PDF para compartilhá-lo nas redes sociais ou até mesmo imprimir para uso físico, se ainda for da sua preferência. Também é possível gerar um link direto para o cardápio digital que pode ser compartilhado com os clientes; nesse caso, ele pode ser colocado em um QR code, que você pode acessar pelo editor do Canva ao ir na aba “Apps”, na barra lateral esquerda, e procurar por “QR Code”.
Mas olhe só: a equipe da DT Network tem uma solução ainda melhor para você disponibilizar esse cardápio para seus clientes e visitantes, independentemente do seu ramo de atividade. Quer saber qual é?
Invista em estratégias de Wi-Fi marketing com o Hotspot Social!
No fim do dia, só há uma verdade: além de ser uma ferramenta eficiente, um aplicativo para fazer um cardápio digital se torna uma extensão estratégica do seu negócio – impulsionando não apenas vendas como também a própria identidade do estabelecimento com o tempo.
O que acha, então, de adotar estas diretrizes para moldar seu cardápio digital em uma autêntica representação da sua marca? Esteja conectado ao seu público neste universo digital em constante evolução com o Hotspot Social da DT Network: que permite que você use a Internet do seu estabelecimento como um canal de vendas orgânico e útil para todos que se conectam a ela.
Você já deve saber que muitos locais públicos como restaurantes, hotéis e lojas oferecem Wi-Fi de graça para seus clientes. Esse também pode ser o seu caso, não é? E nós dizemos que dá para você juntar essas duas coisas e dobrar os lucros na sua mesa.
Veja só: por meio do nosso software de Hotspot Social, você consegue aprimorar o sistema de autenticação de senhas do seu Wi-Fi, fornecendo uma plataforma onde os clientes podem fazer um login pessoal na sua rede e visualizar conteúdos especiais de forma simples, rápida e segura. Isso, claro, inclui qualquer cardápio digital que você desejar mostrar!
Em uma só interface completa, os seus clientes se cadastram para acessar a Internet no seu estabelecimento e ainda recebem o cardápio digital diretamente na tela de seus dispositivos, sem a necessidade de pedir por uma senha ou QR Code. E mais: nosso sistema ainda permite que você integre outras funcionalidades ao seu Wi-Fi, como métodos de pagamento, envio posterior de promoções e descontos com base nos dados que seus clientes inseriram e até tempo limite de conexão, o que é mais do que útil para ninguém extrapolar a sua conexão.
Interessado? Então entre em contato com nossos agentes ainda hoje!