Se você é um empresário e ainda não está familiarizado com o conceito de hotspot, agora é a hora de começar a investir em uma boa rede para seus clientes e funcionários. Também conhecido como Wi-Fi Passpoint™, o Hotspot 2.0 surgiu no início da década passada para mudar a indústria wireless como conhecíamos – tornando a Internet mais acessível para todos e, ao mesmo tempo, providenciando ao comércio novos meios de vender. Mas o que é Hotspot 2.0, exatamente?
Neste artigo, descubra a importância dessa tecnologia para o nosso dia a dia em 2023 – e aprenda a usar a Internet a seu favor na hora de fidelizar clientes.
Leia também: Como Compartilhar Wi-Fi via QR Code
O que é Hotspot 2.0?
O Hotspot 2.0 é uma tecnologia desenvolvida pela Wi-Fi Alliance (a organização sem fins lucrativos que promove e certifica produtos Wi-Fi) em meados de 2012 para melhorar a conectividade em dispositivos móveis, tornando mais fácil e seguro se conectar a redes públicas e privadas a partir do 3G (hoje já nos encontramos no 5G!).
Lembra quando havia toda uma burocracia para conectar nossos smartphones a uma rede de Internet? Pois é – esse serviço foi projetado para proporcionar uma experiência de conexão mais contínua e automática, sem a necessidade de inserir senhas ou realizar configurações manuais para encontrar um ponto de acesso.
Atualmente, nada desse conceito é novidade – durante a última década, tanto os smartphones quanto os roteadores Wi-Fi receberam ferramentas modernas para melhorar nossa qualidade de vida. Ainda assim, as principais características do Hotspot 2.0 que permitiram essa evolução incluíam:
- Autenticação automática: O Hotspot 2.0 permite que os dispositivos móveis se autentiquem automaticamente em redes Wi-Fi compatíveis; isso elimina a necessidade de inserir senhas ou realizar etapas manuais de conexão.
- Seleção automática de rede: Os dispositivos passaram a detectar automaticamente redes Wi-Fi disponíveis e se conectar à rede mais adequada com base nas preferências do usuário e na qualidade da conexão.
- Segurança aprimorada: A tecnologia utiliza protocolos de segurança robustos para garantir que as conexões sejam seguras e consistentes – isso inclui a autenticação baseada em certificados e criptografia de dados, por exemplo, fatores alicerces em redes wireless até hoje.
- Roaming simples: O Hotspot 2.0 facilita o roaming entre diferentes redes Wi-Fi, incluindo redes públicas e redes de operadoras de telefonia móvel, permitindo que os usuários permaneçam conectados de forma contínua à medida que se deslocam – evitando gargalos de conexão que prejudicaram o desempenho de transmissão das Olimpíadas de 2012, em Londres.
- Gerenciamento de políticas: Por fim, os provedores de serviços e operadoras podem configurar políticas de acesso à rede, como tempos de uso, qualidade de serviço e outras restrições, que são comunicadas automaticamente aos dispositivos então “assinantes”.
Como podemos perceber, essa tecnologia mudou a dinâmica dos usuários de dispositivos móveis, que já desejavam há um tempo uma experiência de Wi-Fi mais conveniente ao se conectarem a redes públicas (como em aeroportos, hotéis, cafés e outros locais sociais).
O Hotspot 2.0 foi amplamente adotado por provedores de serviços de Internet, operadoras de telefonia móvel e empresas que oferecem uma experiência de conectividade aprimorada aos seus clientes. Desde então, suas funções foram sendo adaptadas para atender às diversas necessidades cotidianas que dependem da Internet, seja no ramo doméstico ou empresarial.
E falando no ramo empresarial…
O que é Hotspot 2.0 para as empresas?
O termo “hotspot”, na tradução literal para o português, seria algo como “ponto quente”. No fim do dia, ele serve como um hub de conexão para passantes se conectarem – e para negócios e estabelecimentos com um alto fluxo de consumidores, a tecnologia trouxe várias oportunidades de lhes oferecer Internet de graça e receber um retorno lucrativo por isso.
Afinal, como empresário, você pode usar o acesso grátis à Internet para atrair clientes, melhorar a satisfação dos visitantes e até mesmo oferecer serviços adicionais, como publicidade direcionada. Veja abaixo os principais pontos do Hotspot 2.0 que favoreceram tal cenário:
Provedores de serviços de Internet (ISPs)
Os ISPs implementaram o Hotspot 2.0 para oferecer Wi-Fi público seguro às pessoas, permitindo que os clientes se conectem automaticamente a redes Wi-Fi parceiras sem precisar inserir senhas repetidamente. Isso também ajuda a aliviar a carga nas redes móveis, proporcionando uma alternativa de conectividade.
Operadoras de telefonia móvel
As operadoras de telefonia móvel implementaram o Hotspot 2.0 para facilitar o roaming de dados entre redes Wi-Fi e redes de celular – o que melhora a qualidade da conexão e economiza dados para os clientes quando eles estão em áreas com cobertura Wi-Fi confiável.
Aeroportos e estabelecimentos comerciais
Muitos aeroportos, hotéis, restaurantes, cafés e outros locais públicos oferecem acesso Wi-Fi gratuito ou pago. Com o Hotspot 2.0, esses locais agora providenciam a segurança e a conveniência das conexões Wi-Fi para os seus clientes, tornando mais fácil a autenticação e a seleção de redes.
Empresas e organizações
Grandes empresas e organizações também podem implementar o hotspot em seus escritórios e locais de trabalho para oferecer conectividade sem atritos aos funcionários e visitantes. Isso é especialmente útil para corporações que precisam de controle e monitoramento de acesso da rede.
Setor de transporte
A indústria de transporte – como companhias aéreas e empresas de ônibus – passou a usar o Hotspot 2.0 para melhorar as ofertas de Wi-Fi a bordo. Isso permite que os passageiros se conectem automaticamente durante as viagens – muitas vezes apenas necessitando de um rápido cadastro para ficar online nas alturas ou no meio do nada.
Publicidade e marketing
Talvez o destaque mais importante, algumas empresas aproveitaram essa tecnologia para fornecer anúncios direcionados e promoções aos usuários que se conectam a suas redes Wi-Fi. Como todo mundo depende da Internet para suas atividades diárias, essa virou uma ótima – e, de certa forma, até essencial – oportunidade para promover produtos e serviços em troca de uma boa conexão, em qualquer lugar que a pessoa esteja.
Agora você sabe o que é Hotspot 2.0…
Mas e você, empresário? Está pronto para ter o seu próprio sistema de Hotspot?
Você já oferece ou quer oferecer Wi-Fi gratuito aos seus clientes? Então a DT Network tem o melhor sistema tecnológico para você, que deseja expandir os horizontes da sua empresa através de um hub de conexão wireless saudável, profissional e lucrativo.
Com estratégias de Wi-Fi Marketing, é possível conquistar ainda mais clientes. E por meio da nossa solução de hotspot particular, você pode divulgar informações da sua empresa e estabelecer uma interação profissional com os visitantes que se conectam à sua rede – isso com toda a praticidade e controle na palma da sua mão.
Pense só: para se conectar à sua Internet de forma gratuita, o cliente deverá conectar o seu aparelho às redes sociais e concordar em disponibilizar algumas informações básicas. Isso permite que o seu gestor de rede possa traçar um perfil dos frequentadores da empresa, entre outras vantagens incríveis.
Mas não para por aí. A nossa plataforma white label permite que a sua empresa use a tecnologia sem burocracias e despesas adicionais, mas ainda com o próprio nome na capa!
Se você deseja alcançar novos mercados com a sua marca, mas ainda não tem conhecimento técnico acerca do funcionamento de um hotspot, um sistema white label como o da DT Network é perfeito para o seu negócio. Ele já vem pronto para você começar a usar – e ainda providenciamos suporte técnico especializado quando você precisar!
Conquiste mais clientes, melhore a experiência em seu estabelecimento com o melhor provedor de Internet e aumente os lucros com o Hotspot 100% White Label. É só entrar em contato com a nossa equipe!
[…] sobre como o WhatsApp de um celular corporativo pode ser monitorado. Para saber mais, clique aqui, aqui e […]