Como funciona o Wi-Fi hotspot? 


Muitos estabelecimentos oferecem conexão à internet através das próprias redes Wi-Fi. Mas ainda não conhecem o termo ou ainda não sabem como lucrar com isso. Saiba mais neste artigo. 

Com certeza, você já sentiu um certo alívio ao saber que o estabelecimento que você frequenta conta com algum tipo de acesso ao Wi-Fi, não é mesmo? Pois saiba que você pode contar com essa facilidade para melhor atender os seus clientes. 

Com o Wi-Fi Hotspot, isso é possível. Não só é possível, como você ainda consegue lucrar com a sua própria rede de internet. Quer saber como funciona o Wi-Fi hotspot? Siga a leitura para tirar todas as suas dúvidas. 

Wi-Fi hotspot

O que é Wi-Fi Hotspot? 

Um Hotspot por definição é um ponto de acesso à uma rede de internet sem fio. Geralmente, o usuário preenche um cadastro rápido ou um formulário para liberação do sinal. Um hotspot Wi-Fi é muito utilizado em locais com grande circulação de pessoas como: 

  • Hotéis;
  • Bares e restaurantes;
  • Aeroportos;
  • Supermercados;
  • Unidades de saúde diversas.

Claro que, independente do tamanho do seu negócio, utilizar um hotspot Wi-Fi pode lhe trazer muitos benefícios. Não se preocupe, vamos listar cada um deles mais tarde. Agora explicaremos como funciona o Wi-Fi hotspot. 

Wi-Fi Hotspot: como funciona? 

Um Wi-Fi hotspot funciona de uma maneira muito simples. Você pode utilizar tanto a sua própria rede sem fio como instalar uma nova. Inclusive, aí está a primeira facilidade deste sistema. 

Ao optar por utilizar a própria rede sem fio, você ou sua equipe de TI devem configurar o aparelho MikroTik ou UniFi para preparar o sinal que será oferecido aos visitantes e clientes. 

Caso haja muitas dúvidas ou sua empresa não tenha uma TI própria, você sempre poderá contar com a ajuda da DT Network. 

Ao solicitar que um prestador de serviços de Hotspot Social faça o procedimento, você ficará despreocupado em relação ao suporte e configuração das redes de acesso. Pois muitas configurações são avançadas e ter um time qualificado à disposição é essencial para o bom funcionamento do sistema.   

Wi-Fi hotspot

Porque a maioria dos hotspots são gratuitos?

Nos locais que citamos, com grande circulação de pessoas, é disponibilizado acesso gratuito à internet. Você pode até pensar: como é possível? Estão pagando para os outros usarem? Mais ou menos isso. 

Hoje, raramente se cobra por utilizar internet via Wi-Fi em lugares públicos. Pode acontecer, mas geralmente, a empresa prefere oferecer um período de degustação com uma velocidade mais alta, por exemplo. É possível configurar essas ferramentas mais tarde. 

Conforme explicado anteriormente, o acesso é disponibilizado após o cadastro do cliente na plataforma. Em outras palavras, o consumidor disponibiliza os seus dados para o estabelecimento fornecer o acesso à internet. Isto é, o valor que se paga é outro. Além disso, se levarmos em consideração os locais em que a internet é disponibilizada, o cliente está pagando pelo respectivo serviço do estabelecimento. 

Por exemplo, no caso de um hotel, o cliente paga pela diária e por todos os outros serviços inclusos, como o de acesso à internet. Neste caso, o cliente está pagando por outro serviço associado. 

Wi-Fi hotspot

Benefícios de contar com um Hotspot Wi-Fi

Os benefícios são inúmeros ao contar com um hotspot Wi-Fi. Além da já mencionada possibilidade de configurar o tempo de acesso dos visitantes, uma plataforma de acesso à internet sem fio lhe proporcionará as seguintes vantagens:

Integração com redes sociais

Uma das configurações possíveis que um hotspot proporciona é o de integrar a tela de autenticação com o login com as redes sociais, como o Facebook. Isto é, o visitante ou cliente, escolhe por utilizar a rede social com seu login para acessar a internet do seu estabelecimento. 

Uma opção interessante para obter maior segurança e praticidade, afinal, nenhuma senha é compartilhada e o usuário não necessitará de apoio de funcionários para acessar a internet. 

Além disso, você pode obter os dados da rede social escolhida e realizar ações de marketing diretamente no perfil deste usuário posteriormente. Claro, com a devida autorização do mesmo. 

Facilidade na hora de acessar

Além da opção de entrar usando os dados de alguma rede social, o que já facilita muito a vida do seu cliente, você ainda pode simplificar de outra forma. A dica aqui é utilizar um formulário curto e sucinto para preenchimento. Apenas nome, e-mail e telefone geralmente já são dados suficientes para o acesso à internet. 

Ainda, com esses dados será possível conhecer melhor a pessoa que acessou, a hora, entre outras coisas. Isso garante maior segurança na sua rede pública sem fio. 

Wi-Fi hotspot

Trabalhe o marketing da empresa de forma assertiva 

Pronto, agora você pode obter os dados da rede social do seu cliente ou nome, e-mail e telefone. Através dessas informações, você consegue trabalhar de forma mais assertiva e eficiente o marketing da sua empresa. 

Com o e-mail, você pode enviar ofertas e mensagens personalizadas, assim como pesquisas de satisfação. Com o número de telefone, você envia mensagens com promoções ou informativos úteis. Na rede social, é possível direcionar melhor os anúncios, pois você entenderá melhor o perfil dos seus clientes. 

Viu como é fácil e útil trabalhar com hotspot Wi-Fi na sua empresa

É claro que, essas informações são captadas ao longo do tempo. Isso lhe ajudará a planejar melhor o seu marketing e seu modelo de negócio. Um hotspot Wi-Fi é um poderoso aliado do seu empreendimento. 

Agora que sabe como funciona o Wi-Fi hotspot e como tirar o melhor proveito de uma conexão sem fio, que tal entrar em contato conosco para um orçamento ou mesmo para tirar alguma dúvida que ainda resta? Nossa equipe irá atendê-lo o mais rápido possível. E não se esqueça de conferir os outros conteúdos em nosso blog

2 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.