Atualmente ouvimos muito falar em Tecnologia da Informação – mas você sabe qual o significado de TI? A importância do setor de TI para as diversas áreas profissionais do século XXI é indiscutível ao passo que as atividades econômicas que movem o mundo dependem cada vez mais da interconectividade trazida pela Internet.
E é justamente disso que trataremos ao longo deste artigo. Continue lendo para descobrir qual o significado de TI e por que investir nesses profissionais em sua empresa!
Leia também: O que é um vírus de computador? Proteja-se contra 10 tipos
Qual o significado de TI?
TI é a sigla portuguesa para “Tecnologia da Informação”, que vem do termo inglês “Information Technology (IT)”.
A tecnologia da informação é um conjunto de atividades e soluções que pertencem ao mundo da informática e suas funções de armazenamento, transmissão de dados, acessos à rede wireless e produção de arquivos/sistemas.
Usaremos a definição de Gartner, grande consultoria mundial do setor tecnológico, para deixar ainda mais claro qual o significado de TI:
“Esse é um termo comum para definir todos os recursos de tecnologia para o processamento de informações, incluindo softwares, hardwares, tecnologias de comunicação e serviços relacionados.”
Dentro de uma empresa, usamos suas soluções diariamente – abrangendo desde o acesso de um computador em rede para outros lugares, de onde é possível gerenciar dados, até transmissões e acessos a sites e navegadores.
Com isso dito, podemos dividir o setor de TI em três áreas:
- Bancos de dados: atuam os especialistas em servidores e os administradores de banco de dados.
- Softwares: atuam os desenvolvedores e programadores.
- Infraestrutura: atuam o suporte técnico, os analistas e administradores de rede e os profissionais em assistência técnica.
Uma vez que o leque de subdivisões do TI é bem grande, uma divisão ou subdivisão não funciona corretamente sem a outra. Em grandes empresas, a infraestrutura desses profissionais é altamente interconectada para agir com eficácia em todas as situações, dando-lhe o suporte necessário para evitar comprometimentos de desempenho atrelado às máquinas de atividade.
Origens e história da TI
A origem histórica desse setor profissionalizante data do século passado, com o surgimento dos primeiros computadores industriais. O consenso é que o desenvolvimento da TI pode ser dividido em quatro períodos distintos:
1 – Era do processamento de dados
Foi na década de 60 que os computadores começaram a se tornar importantes para as empresas, apesar de ainda serem bastante limitados por dentro e por fora. O TI, na época, tinha como principal foco o processamento de dados.
A ação acontecia em salas específicas – que receberam o nome de Centro de Processamento de Dados – responsáveis pelo tratamento das informações. Lá, relatórios eram produzidos a partir de sistemas ligados ao computador central.
2 – Era dos sistemas de informações
Não demorou para que fossem desenvolvidos recursos para aprimorar o uso da Tecnologia da Informação conforme se dava até então. Em meados da década de 70, começaram a ser desenvolvidas tecnologias para transformação de dados em informações, além de recursos para adequação dos sistemas às necessidades de cada empresa.
Apesar de ainda permanecer a extrema centralização, o terminal se tornou mais flexível – permitindo o processamento simultâneo de diferentes tarefas por vários usuários. Tais mudanças impulsionaram ainda outras inovações, hoje conhecidas como “sistemas de apoio à decisão”.
3 – Era da inovação e vantagem competitiva
A partir da década de 80, os microcomputadores tornaram-se realidade, o que levou a popularização do TI. Com a redução de custos, os gerenciadores de banco de dados para PCs e softwares logo dominaram o mercado.
Nesta fase foi desenvolvido o Centro de Suporte ao Usuário, conhecido como Help Desk, o que possibilitou aos usuários o esclarecimento de dúvidas ou até mesmo consultoria.
Ainda assim, embora os avanços tenham sido consideráveis, havia grande dificuldade de interação entre os computadores, tornando a busca pela descentralização mais forte a cada ano.
4 – Era da reestruturação dos negócios e integração
O quarto período é o mais recente – originando-se na década de 90 – e refere-se, enfim, aos sistemas abertos, à integração e aos modelos que se tornaram essenciais e resolveram o problema da incompatibilidade, facilitando a troca e acesso às informações.
A transformação tornou-se acelerada com a virada do milênio e as ferramentas de TI se tornaram globais, mudando significativamente o mundo dos negócios. Hoje em dia, em plena era digital, os recursos utilizados pela TI são indispensáveis para o funcionamento integral de sistemas empresariais em todo o globo.
Leia também:
- Como criar e implementar uma estratégia de WiFi Marketing
- 9 opções de chat corporativo open source e vantagens do chat comercial
- WhatsApp para empresas: versões, tipos de contas e cuidados
- Hotspot Social: o que é e como instalar em minha empresa
O que fazem os profissionais em TI?
Os profissionais do setor de TI atuam de forma direta na organização, transmissão e administração de redes em empresas de pequeno, médio e grande porte, em escolas, faculdades, órgãos públicos, lojas, shopping, ou seja, onde precisar existir algum tipo de ambiente tecnológico do mais simples aos mais complexos.
Eles são os responsáveis pela parte de softwares, hardwares, informática e engenharia de software, atuando de maneira estratégica em prol das organizações.
De forma resumida, podemos dividir as áreas de atuação dos profissionais em TI em:
- Infraestrutura: monitorar o funcionamento de todos os equipamentos da organização e assegurar o desempenho de cada um deles.
- Software e Sistemas: certificar a qualidade e eficiência das soluções necessárias à empresa, incluindo roteadores e todo o equipamento de Internet.
- Banco de Dados: gerenciar todos os dados de um negócio de modo a garantir a integridade e a segurança das informações, especialmente com a vigência da Lei Geral da Proteção de Dados (LGPD).
- Segurança da Informação: assegurar a disponibilidade e confiabilidade das informações.
- Administração de Redes: instalar e configurar redes necessárias para conexão e bom funcionamento de equipamentos.
- Programação: desenvolver e realizar a manutenção dos softwares usados por empresas, como plataformas de chat interno.
- Cloud Computing: ajudar a empresa a desfrutar de todos os benefícios do armazenamento em nuvem com segurança e de forma a atender suas necessidades.
Por que a TI é tão importante?
Agora que você já sabe qual o significado de TI e conhece bem a atuação dos profissionais da área, que tal falarmos um pouco mais sobre a importância desse setor?
Independentemente do tamanho de uma empresa e do seu mercado de atuação, um departamento/profissional de TI é importante para que as operações primordiais do negóico se mantenham funcionando sem empecilhos técnicos – e sempre de forma segura para todas as partes envolvidas.
A tecnologia da informação está presente até mesmo nas atividades mais rotineiras do dia a dia de uma empresa, como numa troca de e-mails entre colaboradores e parceiros, e em situações mais complexas, como em softwares robustos que são utilizados para gestão de diferentes departamentos dentro de uma empresa.
Vamos utilizar um exemplo simples para você entender melhor a relevância do setor:
Pense em uma loja. Imagine que essa loja não tenha um ambiente tecnológico saudável, ou seja, que não tenha profissionais em TI atuando para proporcionar melhorias, reparos e monitoramentos.
Essa loja terá não um, mas vários problemas - que vão desde a lentidão nas estações de trabalho (gerando assim lentidão ou desistência nas vendas) até uma invasão causada por hackers a fim de roubar informações importantes como senhas bancárias, um diferencial que sua loja pode ter, seu quadro de clientes, etc.
Por outro lado, se essa loja conta com uma empresa especializada em TI que proporciona melhorias, reparos e monitoramentos, ela terá computadores mais rápidos - gerando assim um ambiente de vendas rápido e dinâmico que não passará por transtornos relacionados a invasões e roubos de senhas.
Outros benefícios incluem, por exemplo, ter um consultor para sanar dúvidas em tempo real e técnicos à sua disposição para resolver problemas de forma rápida e eficiente e, claro, construir uma empresa cada vez mais inovadora e segura.
Precisamos admitir que o investimento em TI é fator decisivo para os negócios que pretendem continuar competitivos e inovadores; contar com profissionais especializados fará uma enorme diferença para os resultados da sua empresa.
Leia também: O que é Hotspot Social? 7 motivos para utilizar essa tecnologia
Conheça o Hotspot Social da equipe de TI da DT Network
Como um bom empreendedor, você sabe o que mais otimiza uma rede corporativa? As soluções da DT Network. Se você juntar o seu Wi-Fi com o nosso sistema especializado de Hotspot Social – pelo qual é possível, além de outras coisas, fornecer aos seus clientes um acesso rápido à Internet com cadastro único – sua empresa pode crescer de forma exponencial.
Veja só: sabe quando você disponibiliza Internet de graça para seus visitantes de modo que eles permaneçam mais tempo no seu estabelecimento? Pois é. Com nossas soluções, a sua rede pública como um todo pode te dar uma margem de lucro ainda maior.
Com nosso sistema, você possui controle total sobre a sua conexão local, oferecendo um ambiente limpo, convidativo e temporário para o uso coletivo, em um canal de rede completamente separado do seu roteador principal, embora tão potente quanto. Outros benefícios incluem, por exemplo, o aumento da influência online do seu estabelecimento e a otimização do engajamento com sua clientela – duas estratégias de marketing que só um sistema organizado de rede wireless pode providenciar.
Com mais de 30 mil conexões diárias e 4850 clientes que confiam em nossa marca, estamos sempre à disposição para quaisquer dúvidas e orçamentos para o seu sistema de roteadores.
Interessado? Então entre em contato com um especialista já para saber mais – não fique apenas nos comandos básicos do CMD.