WhatsApp para empresas: versões, tipos de contas e cuidados

Você ainda tem alguma dúvida sobre o WhatsApp para empresas? O famoso WhatsApp Business já se provou uma ferramenta indispensável no mundo corporativo. Contudo, pelo menos 80% das companhias ainda utilizam o aplicativo de alguma forma manual ou não-oficial.

Sabe o que isso quer dizer? Que apesar de terem em mãos um recurso valioso, essas empresas ainda não estão desfrutando de todos os seus benefícios. 

Ao longo deste artigo apresentaremos a você em detalhes o WhatsApp para empresas, suas versões, os tipos de perfis e seus principais recursos. 

Como criar uma conta no WhatsApp para empresas

Criar uma conta para a sua empresa do WhatsApp Business é um processo simples e intuitivo. Além disso, se você já possui uma conta no WhatsApp tradicional, basta transferir os seus dados para versão corporativa. 

Siga o passo a passo sugerido pelo próprio aplicativo: 

1. Baixe o WhatsApp Business: baixe o WhatsApp Business gratuitamente na Google Play Store ou na App Store da Apple. Abra o WhatsApp Business no seu celular.

2. Leia os Termos de Serviço: leia os Termos de Serviço do WhatsApp Business e, em seguida, toque em CONCORDAR E CONTINUAR para aceitá-los.

3. Confirme seu número: selecione seu país no menu suspenso para adicionar o código de país correspondente e insira seu número de telefone em formato internacional. Toque em AVANÇAR ou OK e, em seguida, toque em OK para receber o código de confirmação de seis dígitos por SMS ou ligação. Para concluir, insira o código de seis dígitos. Saiba como confirmar seu número de telefone neste artigo.

4. Permita que o app acesse seus contatos e suas fotos: os contatos podem ser adicionados ao WhatsApp Business usando a lista de contatos do seu aparelho. Você também pode permitir que o WhatsApp Business acesse os vídeos, os arquivos e as fotos do seu aparelho.

5. Crie uma conta: insira seu nome comercial, selecione uma categoria para sua empresa e adicione uma foto de perfil.

6. Crie seu perfil comercial: toque em CONHECER > Perfil comercial. Você pode adicionar informações importantes sobre sua empresa, como seu endereço comercial, horário de atendimento e muito mais.

As diferentes versões de contas no WhatsApp

Você sabe quais são as diferenças entre o WhatsApp tradicional e o WhatsApp Business? Além disso, já ouviu falar no WhatsApp Business API? Consideramos válido que conheça bem as diferentes versões de contas do aplicativo para analisar com precisão qual delas é a escolha ideal para o seu negócio. 

WhatsApp

O aplicativo tradicional é recomendado apenas para uso pessoal, ou seja, para comunicação privada. O seu uso para fins comerciais viola os termos do aplicativo e por isso a empresa correria o risco de ser denunciada. 

Também, nessa versão não está garantido o total cumprimento da LGPD e a proteção de dados.

WhatsApp Business

O WhatsApp Business é a versão corporativa do WhatsApp, projetada especificamente para pequenas e médias empresas. Para tanto, possui recursos especiais, como templates de texto, catálogo de produtos, horários de atendimento e repostas automáticas.

Apesar do seu foco comercial, a ferramenta também não garante a LGPD e a proteção de dados. Sendo assim, embora seja uma boa alternativa para negócios menores, não é a escolha ideal para muitas empresas. 

WhatsApp Business API

O API é na verdade uma possível integração ao WhatsApp Business, uma solução lançada pelo aplicativo para empresas maiores. Agora sim, temos uma opção adequada à LGPD.

Diferente das versões anteriores, essa não é gratuita. É necessário escolher um dos provedores oficiais do WhatsApp. Esse é um investimento que geralmente vale a pena, pois, além da compatibilidade com a lei e da maior proteção legal, oferece uma série de recursos, elevando a qualidade do atendimento ao público e otimizando a gestão da comunicação. 

Leia também: Plataforma de WhatsApp para empresas: O que é e vantagens

Conheça o Chat Corp, o seu WhatsApp Business API 

Como usar o WhatsApp Business com vários usuários

Tipos de contas comerciais existentes no WhatsApp

Como criar WhatsApp para empresa
https://business.whatsapp.com/

Além das versões do aplicativo, precisamos te apresentar ainda os tipos de contas comerciais oferecidos pelo WhatsApp para empresas. Esses tipos são classificados conforme os níveis de verificação das contas. 

Conta comercial padrão

A conta comercial padrão é a mais utilizada. As informações comerciais da empresa poderão ser preenchidas, contudo, o nome verificado só aparecerá na visualização de contatos em letras menores, nas outras visualizações será exibido o número do telefone. 

Conta comercial oficial

Quando a conta é verificada, ou seja, oficial, o nome verificado estará visível na lista do chat, na tela da conversa, nos grupos, nas listas de transmissão e nos contatos. Além disso, esse tipo de conta possui um emblema de verificação verde apresentado ao lado direito do nome visível. 

Critérios para verificação de conta comercial

O WhatsApp não divulga quais são os critérios utilizados para obtenção da verificação da conta comercial, inclusive, aparentemente ter uma conta verificada no Facebook ou no Instagram não contribui para obtenção do selo. 

Como automatizar o WhatsApp Business

Cuidados importantes no uso do WhatsApp para empresas

Embora o WhatsApp seja um recurso com ótimo potencial, sem alguns cuidados, ele também pode trazer certos riscos para o seu negócio. Para evitar problemas, fique alerta quanto à: 

Violação dos termos do WhatsApp

O WhatsApp Business possui termos para o uso comercial da plataforma e você deve conhecê-los e segui-los se usa o aplicativo para atividades profissionais. Além disso, é importante a orientação dos seus colaboradores a respeito do tema, já que o descumprimento pode acarretar uma série de penalidades ao negócio. 

Conheça todos os termos. 

LGPD e Proteção de dados

A perda de arquivos e o vazamento de dados pode se tornar um problema frequente do uso do WhatsApp para empresas quando estratégias de proteção não são pensadas. 

A situação se torna ainda mais delicada quando se fala na LGPD. A partir da lei, as empresas passaram a ter a obrigação legal de mapear os dados pessoais que possuem, verificar como os armazenam e quem os acessa. 

Sendo assim, é importante que a equipe responsável pelo atendimento esteja ciente das regras e obrigações inerentes ao tratamento dos dados, informando o cliente a respeito da Política ou Aviso de Privacidade da Empresa, nos termos da lei, já no primeiro contato. 

Recomendamos a seguinte leitura sobre o tema: Os Reflexos Da LGPD Na Comunicação Pelo Whatsapp Por Empresas
O Chat Corp segue as melhores práticas legais e somos aderentes às leis vigentes, em destaque a lei geral de proteção de dados (LGPD). Saiba mais!

Perguntas Frequentes

O que é WhatsApp Business?

O WhatsApp Business é a versão comercial do aplicativo de mensagens, pensada para que as empresas possam estabelecer comunicação com seus clientes. O aplicativo oferece recursos como catálogo, mensagens automáticas, além de métricas importantes para gestão do relacionamento com o cliente.

Como funciona o WhatsApp Business?

Suas funcionalidades, focadas nas relações comerciais, diferenciam-no de outros aplicativos de conversas. Dentre elas podemos citar perfil comercial, estatísticas, dados da empresa, automação de mensagens e etiquetas de atendimento.

Como migrar para o WhatsApp Business?

O aplicativo permite a migração sem que você tenha que perder arquivos e históricos. 
O primeiro passo é inciar uma migração para a nova conta através do backup de todas as suas mensagens e arquivos no Google Drive. 

Feito isso, baixe o WhatsApp Business, clique em “Concordar e Continuar”, dê as permissões requeridas, insira e verifique seu número de telefone comercial. Em seguida, aceite transferir o número de telefone para o WhatsApp Business, clique em “Continuar” e insira o código recebido. 

Logo o aplicativo irá realizar a restauração do backup de mensagens. Após alguns minutos você terá uma conta comercial no WhatsApp para a sua empresa.

Qual a diferença do WhatsApp Business para o WhatsApp Business API?

O WhatsApp Business API oferece recursos extras, como integração com chatbots, programas que simulam a interação humana em uma conversa, a possibilidade da utilização de um mesmo número por mais de 4 operadores, dentre outros. Além disso, é a única versão que oferece garantias quanto à LGPD. 

Quais são os cuidados a tomar em relação à LGPD?

O WhatsApp tradicional, bem como o WhatsApp Business, não oferece garantias quanto ao cumprimento da LGPD. Apenas o WhatsApp Business API através de seus provedores oficiais garante o cumprimento da lei e a proteção de dados. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Webinar 100% Online e Gratuito 28/06/2022 às 20h

Wi-Fi Marketing para
Provedores de Internet e Profissionais de TI

Vinícius Vicente Alves Terçariol

Vinícius Vicente Alves Terçariol

Diretor de Tecnologia

Ana Paula Alves Terçariol

Partner Channel Development

Garanta a sua vaga agora mesmo!

✅ Ao continuar você aceita receber contato e a Política de Privacidade.

🔒Fique tranquilo, seus dados estão seguros.