Plataforma de WhatsApp para empresas: O que é e vantagens

O que vem a sua mente quando falamos em plataforma de WhatsApp para empresas? Não, não se trata simplesmente do WhatsApp Business. Mais do que isso, essas plataformas são ferramentas que podem ser integradas ao aplicativo otimizando seus recursos.

Ao longo deste artigo falaremos não só sobre o que é, mas também sobre as possíveis aplicações dessa ferramenta e suas vantagens. Acompanhe. 

Plataforma de WhatsApp para empresas: O que é?

Uma plataforma de WhatsApp para empresas é um software que permite um melhor atendimento através do WhatsApp e até mesmo o melhor gerenciamento desse canal de comunicação. 

É incontestável que uma empresa que não usa o WhatsApp Business está perdendo muitas oportunidades de negócio. E não pense que o seu concorrente ainda não percebeu isso. Segundo pesquisa do SEBRAE, o comunicador já é utilizado por 72% dos empreendedores brasileiros que possuem lojas e empresas de pequeno porte.

Leia também: Como criar WhatsApp para empresa: Passo a passo

Se você está a par de sua importância e já implementou o WhatsApp como uma das ferramentas da sua empresa, sabe que apesar dos possíveis benefícios, conquistá-los não é assim tão simples. 

A criação de um tipo de plataforma de WhatsApp para empresas tem como objetivo suprir as necessidades específicas de cada negócio enquanto utilizam o WhatsApp como canal de comunicação para que possam atender melhor seus clientes. 

Seus recursos incluem melhores formas para organização das conversas, captação de dados de clientes, mensagens automáticas personalizadas, atendimento através do mesmo número por vários operadores, e muito mais:

  • Possibilita configurar um chatbot
  • Combina o atendimento automatizado com o humano
  • Permite envio de notificações, lembretes e atualização para seus clientes
  • Elimina a necessidade de utilização do celular para se conectar
  • Permite a escalabilidade da comunicação
  • Integra com ERPs, chatbots e outros sistemas 
  • Reforça a confiança e credibilidade da sua marca
Como criar WhatsApp para empresa
https://business.whatsapp.com/

Por que implementar o WhatsApp como um dos seus canais de atendimento?

Antes de prosseguirmos a respeito da integração de uma plataforma de WhatsApp para empresas, precisamos reforçar os benefícios que a adoção do WhatsApp Business pode trazer para um negócio. 

O WhatsApp é um dos aplicativos mais populares do mundo. Estima-se que esteja presente no smartphone de 9 a cada 10 brasileiros pelo menos. Não seria essa a melhor forma de uma empresa se comunicar com seus clientes?

A implementação do WhatsApp Business pode elevar o seu relacionamento com os clientes a um novo patamar se aliada a boas práticas. 

Conheça alguns dos benefícios: 

  • Atendimento 24 horas
  • Melhora na experiência dos clientes
  • Aumento da satisfação dos clientes
  • Redução de custos com atendimento
  • Aumento da produtividade
  • Redução de filas de espera
  • Automação de processos repetitivos
  • Possibilidade de vendas autônomas
  • Fornece autoatendimento
  • Permite extração de relatórios
  • Acessível para todos os públicos

Quer saber mais? Leia também WhatsApp para pequenas empresas

Benefícios de uma plataforma de WhatsApp para empresas

Com todos os recursos já citados e sabendo que uma plataforma de WhatsApp para empresas tem potencial para multiplicar e potencializar os benefícios já proporcionados pelo WhatsApp Business, você ficou curioso em conhecer também os benefícios desse tipo de software?

Então vamos a eles! 

Utilização e gestão de múltiplos operadores

Durante seus primeiros anos, o WhatsApp Business só permitia a utilização de um usuário por número. Atualmente esse número subiu para quatro, contudo, ainda assim, não é suficiente para muitas empresas. 

Utilizando um APi é possível não só aumentar consideravelmente esse número, como fazer uma gestão de qualidade de todos os operadores e conversas iniciadas. 

Através da plataforma você pode acompanhar as conversas, verificar métricas de desempenho e coletar informações para otimizar o relacionamento da empresa com seus clientes. 

Unificação de canais de atendimento

A adoção de uma plataforma de WhatsApp para empresas também é a solução para quem deseja unificar seus canais de atendimento. O mesmo sistema gerencia conversas do WhatsApp, do Telegram e do ChatWeb, por exemplo. Dessa forma, você tem todas as informações que precisa a partir de uma única fonte e a fácil acesso. 

Organização nos processos

Com todos os atendimentos sendo administrados por meio de uma única ferramenta e com todas as métricas necessárias para avaliação do atendimento ao cliente em mãos, ficará mais fácil otimizar os processos do negócio. 

Além disso, muitos desses softwares permitem organização de fluxo e distribuição automática de atendentes com controle do desempenho de cada um, assim você economiza tempo e aumenta a produtividade na comunicação.

Chatbot

Ninguém gosta de conversar com robôs. Vai dizer que você nunca desistiu de uma conversa no chat ao notar que o atendimento não era nada humano? 

Utilizando plataformas para WhatsApp é possível integrar mensagens humanas e automatizadas, além de criar automações personalizadas a partir do estilo de comunicação da empresa. 

A ideia é que o negócio consiga oferecer tanto rapidez como flexibilidade para seus clientes enquanto atua 24h por dia durante 7 dias por semana.

Como implementar uma plataforma de WhatsApp para empresas?

O primeiro passo é escolher a plataforma de WhatsApp para empresas que atende melhor o seu negócio. Avalie quais são as suas necessidades e quais são os recursos oferecidos por cada uma delas. 

Nossa sugestão é que você escolha um software completo como o Chat Corp. 

O Chat WhatsApp Chat Corp veio para resolver um dos maiores problemas das empresas: a comunicação centralizada com os clientes. 

Oferecemos todos os recursos exemplificados ao longo deste artigo e muito mais. 

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