O WhatsApp se tornou uma ferramenta importante para as empresas que desejam manter um contato próximo e direto com seus clientes. Afinal de contas, em face de tantos meios de comunicação, hoje em dia é mais comum usar o aplicativo em qualquer interação virtual do que ligar para pessoas ou serviços – e isso se dá pela praticidade do processo. Portanto, se você, empresário, possui um negócio com essa dinâmica, criar uma mensagem de saudação para clientes no WhatsApp pode ajudar a estabelecer um relacionamento saudável com o consumidor a longo termo.
Sendo assim, neste artigo ensinaremos como escrever uma mensagem de saudação adequada, citando algumas dicas e exemplos para garantir uma conduta social apropriada, segura e de credibilidade.
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Mensagem de saudação para clientes no WhatsApp: por que é importante?
As mensagens de saudação podem ser instantâneas. Elas funcionam assim: você escreve uma mensagem completa (podendo incluir texto e multimídia, como fotos, gifs e emojis) e a coloca dentro de um atalho do WhatsApp. Este atalho é uma tecla que, ao ser digitada, vai preencher a mensagem pré-definida de forma automática quando você acessar o chat com o cliente.
Em outras palavras, você não precisa escrever a mesma coisa toda vez que for falar com pessoas que têm a mesma pergunta ou o mesmo objetivo. Nesse sentido, esta ferramenta é importante para otimizar o tempo de ambas as partes.
Outros fatores benéficos trazidos por uma mensagem de saudação para clientes no WhatsApp incluem:
- Boas primeiras impressões da sua marca (profissionalismo e confiança);
- Resposta íntima e rápida com novos e velhos clientes;
- Construção de relacionamentos de longo prazo.
Existem várias dicas para criar uma mensagem de saudação eficaz aos seus contatos. Coisas como conhecer seu público-alvo, ser breve e direto ao ponto, personalizar sua mensagem o máximo possível e usar uma linguagem apropriada são apenas algumas das principais, mas este é um processo adaptável que vai variar de empresa para empresa.
Exemplos de mensagens de saudação para empresas no WhatsApp
Quais seriam alguns exemplos de modelos eficazes, então? Veja abaixo nossas sugestões simples e genéricas para você usar como base:
- Mensagem de saudação para um cliente novo:
“Olá, bem-vindo à nossa loja! Estamos muito felizes em tê-lo como nosso cliente. Se precisar de ajuda em qualquer coisa, por favor, não hesite em entrar em contato conosco aqui no WhatsApp.”
- Mensagem de saudação para um cliente existente:
“Olá, [nome do cliente]! Obrigado por ser um cliente fiel. Estamos sempre aqui para ajudá-lo em qualquer coisa que precisar.”
- Mensagem de saudação para um cliente que entrou em contato com uma pergunta:
“Olá, obrigado por entrar em contato conosco aqui no WhatsApp! Como podemos ajudá-lo hoje?”
- Mensagem de saudação para um cliente que fez uma compra:
“Olá, [nome do cliente]! Obrigado por fazer uma compra conosco. Se precisar de alguma coisa relacionada ao seu pedido, por favor, não hesite em entrar em contato conosco aqui no WhatsApp.”
Como configurar uma mensagem de saudação para clientes no WhatsApp
Com tudo isso dito, agora é hora de testar as suas melhores ideias! Mas como podemos configurar isso em nosso perfil comercial?
Bom, é importante saber que a plataforma só permite essas “respostas rápidas” por meio do WhatsApp Business. Se você não pretende usar essa função nativa, o recomendado é que você procure aplicativos confiáveis para Android (como Watomatic) e iOS (como WA AutoReply) que tenham a mesma funcionalidade.
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Uma vez preparado, siga o passo a passo abaixo para colocar mensagem automática no WhatsApp:
- Vá em “Ferramentas Comerciais”, no canto superior direito da conta;
- Role a tela com o dedo até achar “Respostas Rápidas”;
- Toque na seção “+” no canto inferior direito;
- Em “Atalho”, adicione a palavra-chave que vai ativar o texto de forma automática – o comprimento máximo é de 25 caracteres e sempre deve começar com uma barra (/);
- No próximo campo, coloque a mensagem que você deseja;
- Finalize em “Salvar” na parte superior da tela;
- Para colocá-la em prática, abra uma conversa e digite “/” para selecionar o atalho em questão;
- Se estiver tudo de acordo, envie a mensagem.
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Uma boa mensagem de saudação para clientes no WhatsApp ajuda a construir relacionamentos mais fortes. Ao seguir algumas dicas simples, você pode criar mensagens de saudação personalizadas e profissionais que trarão à sua marca uma maior credibilidade e uma conexão mais duradoura com os consumidores.
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