Implementar ferramentas de chat para empresas para se comunicar com seus clientes e funcionários de forma interconectada, independentemente do setor, é algo em que você deve investir nos dias de hoje. Afinal, um serviço de qualidade está sempre atrelado a um bom atendimento, que já começa com as primeiras impressões que as pessoas têm da sua marca. No caso do Brasil, país em que 95% das companhias utilizam o WhatsApp como principal meio de comunicação, essas plataformas de mensagem são a porta de entrada para tudo que a empresa pode oferecer, e o ideal é começar com o pé direito.
É por isso que, no artigo de hoje, você conhecerá as 5 melhores ferramentas de chat para empresas, explorando os recursos essenciais que dão valor e forma a um atendimento de qualidade. Continue lendo para se destacar entre a concorrência!
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As 5 melhores ferramentas de chat para empresas
Para oferecer um atendimento ao cliente excepcional em um chat empresarial, é fundamental contar com uma variedade de ferramentas que melhoram a eficiência e a qualidade do serviço. Veja só as principais:
1. Chatbots
Os chatbots – especialmente aqueles com inteligência artificial – são essenciais para um atendimento ao cliente eficiente. Eles permitem que os clientes recebam respostas imediatas a qualquer hora do dia, por exemplo, resolvendo questões comuns e realizando tarefas básicas, como agendamentos e fornecimento de informações sobre produtos e serviços. Isso não apenas melhora a satisfação do cliente como também libera os funcionários humanos para focar em problemas mais complexos.
2. Integração com CRM
Ter uma integração robusta com sistemas de gerenciamento de relacionamento com o cliente (Customer Relationship Management) é crucial, já que permite que os agentes tenham acesso imediato ao histórico do perfil em questão, bem como suas preferências e interações anteriores. Com essas informações, a empresa pode fornecer um atendimento mais personalizado e eficiente, resolvendo problemas de forma mais satisfatória.
3. Ferramentas de análise e relatórios
Para garantir um atendimento de alta qualidade, é importante monitorar e analisar constantemente o desempenho do serviço. Análises e relatórios fornecem insights valiosos sobre diversos aspectos do atendimento – como tempos de resposta, taxas de resolução e satisfação do cliente – para que você identifique tendências, descubra áreas que precisam de melhorias e tome decisões informadas, de modo a otimizar seus processos de atendimento.
4. Suporte multicanal
No mundo digital de hoje, as pessoas esperam poder interagir com as empresas através de diversos canais alternativos, incluindo e-mail, redes sociais e telefone. Ferramentas de suporte multicanal, nesse caso, integram todos esses pontos de contato em uma única plataforma, proporcionando uma experiência coesa e consistente para os agentes gerenciarem todas as interações de maneira centralizada, assim evitando a fragmentação das informações e garantindo que o histórico do cliente esteja sempre atualizado.
5. Transferência entre setores
Para assegurar que os clientes recebam a melhor assistência possível, é essencial ter a capacidade de enviar os chats para especialistas ou escalar problemas mais complexos para níveis superiores de atendimento. Afinal, ferramentas que permitem a transferência e escalonamento de chamadas garantem que os clientes sejam atendidos por agentes com as habilidades e conhecimentos necessários para resolver suas questões. Isso não apenas melhora a eficiência do atendimento, mas também aumenta a satisfação do cliente.
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Como implementar um sistema de chat interno na sua empresa
Ok – agora você tem uma noção das principais ferramentas de chat para empresas que formam um atendimento de qualidade. Mas e agora? Por onde começar?
Existem 3 maneiras de implementar um sistema de mensagens no seu negócio, seja ele de qualquer tamanho. Como dissemos no início do artigo, o WhatsApp – aplicativo do Meta, antigo Facebook – é o canal de comunicação instantânea mais usado no Brasil, sendo a opção primária para a maioria das pessoas. Em parte, sua popularidade se dá pela funcionalidade prática da plataforma, mas o mero fato de que todas as pessoas têm um perfil lá também ajuda.
No entanto, ainda há formas de otimizar a conta comercial do WhatsApp e explorar todas as vantagens que a plataforma oferece quando combinada com outros sistemas, como o Chat Corp da nossa equipe. Veremos mais sobre isso ao final desta seção!
WhatsApp Business
Como o próprio nome sugere, essa extensão do aplicativo é voltada para propósitos empresariais e conta com todos os recursos desejados por qualquer dono de negócio: uma central de controle, acima de tudo, para a interação mais profissional possível entre funcionários e clientes.
Das suas funções mais importantes, podemos citar:
- Respostas rápidas: mensagens automáticas que você elabora para responder a perguntas padrões; basta selecionar a tecla “/” na barra de conversas e escolher o atalho que você deseja.
- Etiquetas: ferramentas que organizam suas conversas e contatos (“novo cliente, “novo pedido”, pagamento pendente”, “pedido finalizado”, etc).
- Filtro de conversas: funil virtual para gerenciar suas conversas com clientes (“mensagens não lidas”, “grupos”, “lista de transmissão”, etc).
- Catálogo ou cardápio: imagens e arquivos multimídia que você pode incluir no perfil da sua conta, mostrando os produtos e serviços disponíveis no momento.
Existe ainda uma versão aprimorada do WhatsApp Business conhecida como WhatsApp API; esta, por sua vez, é uma interface de programação de aplicativos (daí a abreviação “API”) que permite que desenvolvedores integrem funcionalidades da plataforma de mensagens em seus próprios aplicativos e serviços. Ela é especializada para operações mais complexas, incluindo transações comerciais dentro do aplicativo como a sua empresa achar melhor.
Sistema de mensagem autoral
Além de plataformas consagradas no mercado tecnológico, como o WhatsApp Business e até mesmo o Telegram Premium, sempre existe a possibilidade do seu negócio investir em uma plataforma autoral completamente personalizada às suas necessidades. Apesar de ser um caminho mais árduo, uma vez que requer uma equipe especializada de TI e um tempo considerável para desenvolver o software de chat do zero, essa é uma opção mais vantajosa para quem quer um produto original que, possivelmente, pode até se conectar ao WhatsApp API.
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Soluções de chat empresarial
Plataformas “terceirizadas” de chat empresarial servem como solução eficiente e rápida para as suas operações. Pense da seguinte forma: há coisa melhor do que investir em um pacote completo que você já sabe que vai resolver os seus problemas? Ao usar um chat empresarial como o Chat Corp, solução da DT Network integrada ao WhatsApp, a sua empresa pode revolucionar o atendimento ao cliente com uma plataforma de comunicação que possui todos os benefícios do WhatsApp API e mais.
Com essa abordagem, não é preciso investir em equipamentos pesados ou manuais de treinamento – já que você terá todo o suporte de que precisa na palma da sua mão, em qualquer lugar que estiver, com uma equipe que se importa com as suas atividades. E se você procura um chat empresarial desse tipo, está no lugar certo!
Vá além do WhatsApp: conheça o Chat Corp da DT Network!
O Chat Corp é a solução SaaS (Software como Serviço) de chat projetada para empresas que buscam automatizar e profissionalizar seu atendimento ao cliente. Com foco na gestão eficiente, aumento da produtividade e integrações versáteis, o Chat Corp se destaca como uma das ferramentas de chat para empresas indispensáveis para dobrar a sua taxa de fidelização!
Esse é um software de autoria da DT Network – um com mais de 4850 clientes ativos. Com ele, seus funcionários podem utilizar um único número fixo e atender pelo próprio WhatsApp, que tem uma integração total com a nossa plataforma, promovendo a comunicação centralizada entre os diversos setores da sua empresa e, claro, com qualquer cliente que entrar em contato.
Entre outras vantagens do nosso sistema, você pode ter acesso a uma gestão aprofundada da sua conta comercial – fazendo uso de métricas em tempo real e relatórios de conversas para aumentar seus lucros e organizar ainda mais o seu ambiente de trabalho de acordo com os resultados coletados.
Portanto, se a sua empresa não tem os recursos necessários para investir em um chat interno original, a nossa solução é a mais ideal para você. E a cereja no bolo vem agora: como um sistema white label, você pode colocar o nome da sua marca na plataforma, como se fosse sua, e revendê-lo para outras pessoas interessadas em terceirizar esse tipo de serviço!
Agora é a hora – convidamos você a se juntar a milhares de empresas que confiam na eficácia de nossas soluções para elevar seus padrões de atendimento. Entre em contato com um de nossos agentes ainda hoje.