Como saber se uma rede Wi-Fi é segura

No mundo malicioso de hoje, todo cuidado é pouco, ainda mais quando se trata da terra de ninguém que é a Internet. O Wi-Fi é, querendo ou não, a porta de entrada para a maioria das relações virtuais, independentemente da natureza – entretenimento, profissionalismo, estudos acadêmicos, todo o escopo humano é englobado aqui. Neste cenário, a privacidade e a segurança dos nossos dados estão em jogo o tempo todo, o que gera um pé atrás entre os usuários que não sabem ao certo se estão expondo suas informações. Afinal, como saber se uma rede Wi-Fi é segura?

Leia este artigo para descobrir como extrair esse conhecimento, além de alguns métodos eficazes de se manter seguro mesmo quando na rua.

Você também pode se interessar: Como descobrir a senha do Wi-Fi em que se está conectado

Como saber se uma rede Wi-Fi é segura?

Primeiramente, temos de segmentar as coisas: uma rede privada e uma rede pública geralmente funcionam de forma semelhante, mas não há dúvidas de que a última leva os holofotes dessa discussão. Afinal, as conexões públicas são entendidas como “Internet grátis” e, às vezes, não pensamos nas consequências de conectar nossos dispositivos a uma rede desconhecida sem as devidas precauções. Veja só: assim como você se conecta a essa rede, centenas de pessoas também fazem o mesmo e não podemos saber quais são suas intenções.

Portanto, nosso foco principal será voltado para as redes públicas – os chamados hotspots – mas saiba que todos os métodos que citamos aqui também servem para analisar com afinco uma rede particular.

Com isso dito, ao avaliar a segurança de uma rede Wi-Fi, é importante considerar uma combinação de diferentes fatores para tomar as medidas adequadas e proteger seus dados e dispositivos. Veja abaixo quais são eles:

Criptografia

A criptografia no Wi-Fi é um método de proteção que embaralha os dados transmitidos entre dispositivos e o roteador, tornando-os ilegíveis para qualquer pessoa que não tenha a chave de descriptografia adequada. Isso ajuda a garantir a segurança das informações transmitidas pela rede Wi-Fi.

criptografia em aplicatvo 1280x720 1 - DT Network
Como saber se uma rede Wi-Fi é segura?

Existem diferentes protocolos de criptografia usados em redes Wi-Fi:

  • WEP (Wired Equivalent Privacy): Foi o primeiro protocolo de criptografia usado no Wi-Fi, mas é considerado fraco e vulnerável a ataques. Recomenda-se não usar mais esse protocolo, pois suas falhas de segurança são bem conhecidas.
  • WPA (Wi-Fi Protected Access): Surgiu para substituir o WEP melhorando a segurança, mas ainda possui algumas vulnerabilidades. O WPA2 é a versão mais recente e é amplamente adotado como um protocolo de segurança mais forte.
  • WPA3: É a versão mais recente e oferece melhorias significativas na segurança em comparação com o WPA2. Inclui autenticação em duas etapas e proteção contra ataques de força bruta.

Esses protocolos de criptografia funcionam aplicando algoritmos matemáticos complexos para codificar os dados transmitidos pela rede. A senha (chave de segurança) usada para acessar a rede Wi-Fi é essencial para esse processo de criptografia – o que faz a senha ser o primeiro passo para impedir acessos não autorizados. Saiba como criar uma senha forte neste artigo.

Autenticação

Como mencionado, redes seguras geralmente exigem uma senha forte para acessá-las – então se a rede é aberta (sem senha), ela é menos segura. Nestes casos, redes com autenticação em duas etapas oferecem uma camada extra de segurança.

Muitas redes públicas exigem que os usuários aceitem termos de uso ou façam login por meio de uma página da web antes de poderem acessar a Internet, por exemplo. Isso pode indicar uma rede mais controlada e mais segura – saiba mais sobre isso no final do artigo.

Nome da rede (SSID)

Redes com nomes padrão do fabricante do roteador podem indicar que as configurações de segurança não foram alteradas. Alterar o nome da rede para algo personalizado pode ser um sinal de que medidas de segurança foram aplicadas.

Isolamento de dispositivos

Verifique se a rede separa dispositivos conectados, especialmente em redes públicas ou corporativas. O isolamento de dispositivos impede que um dispositivo comprometido acesse diretamente outros na mesma rede.

Firewalls e segurança de rede

firewall01 1 - DT Network
Como saber se uma rede Wi-Fi é segura?

Algumas redes Wi-Fi possuem firewalls embutidos. Isso ajuda a bloquear tráfego indesejado e a proteger contra ataques. Verifique se a rede possui essa camada de segurança ativada.

Confiança na fonte

Ao se conectar a redes públicas, é essencial considerar a confiabilidade da fonte. Redes desconhecidas ou não verificadas podem representar riscos maiores – locais de reputação reconhecida, como cafés, hotéis ou aeroportos, podem ser mais confiáveis do que redes desconhecidas em locais menos estabelecidos.

Uso de VPN (Rede Privada Virtual)

Para um nível adicional de segurança, o uso de uma VPN ao se conectar a redes públicas pode proteger seus dados, criptografando o tráfego entre seu dispositivo e a internet. Muitos dispositivos móveis de antivírus habilitam essa ferramenta para você, o que pode ser bastante útil em qualquer lugar de cujo sinal você desconfie.

Atualizações de software

Finalmente, certifique-se de que seus dispositivos estejam com as atualizações de segurança mais recentes sempre que se conectar a um Wi-Fi público. Isso ajuda a proteger seus dados em caso de possíveis brechas de segurança na rede.

👋 Hey Visitante!

e-book LGPD e WiFi

Garanta o seu e-Book Gratuito ✅

Tudo sobre LGPD e Marco Civil da Internet para você que oferece Wi-Fi para Clientes!✅

✅ Ao continuar você aceita receber contato e a Política de Privacidade.

🔒Fique tranquilo, seus dados estão seguros.

De toda forma, o ato de como saber se uma rede Wi-Fi é segura requer várias medidas – então é sempre prudente tomar precauções adicionais ao sair de casa para proteger seus dados pessoais e informações confidenciais.

Invista em estratégias de Wi-Fi marketing ainda hoje!

Se você é um dono de negócio que procura oferecer um Wi-Fi seguro e de respeito para seus clientes e funcionários, a DT Network pode ajudá-lo nessa missão – e ainda transformar sua rede em algo extremamente lucrativo ao longo do caminho.

Atualmente, muitos locais públicos como restaurantes, hotéis e lojas oferecem Wi-Fi de graça para seus clientes. E por meio do nosso software de Hotspot Social – que utiliza exatamente o mesmo conceito de conexão pública e autenticação de dois fatores que mencionamos neste artigo – você consegue aumentar a amplitude da sua relação comercial, gerando um crescimento orgânico para a sua empresa!

Veja só: com esse recurso de gestão especializada, você pode recolher dados de cadastro de seus clientes, por exemplo, e usá-los como sistema de relacionamento para futuras compras!

Wi-Fi hotspot

Além da sua conexão local poder se tornar um ambiente ainda mais seguro e eficaz para todos os usuários – usufruindo de todas as vantagens que citamos ao longo do artigo – nossas soluções de cadastro com login social também lhe garantem um ótimo meio de revender a sua marca (100% White Label) e oferecer um atendimento online profissional.

Mais de 4850 pessoas confiam em nosso sistema para empresas – estabelecendo mais de 30 mil conexões diárias e contando. Use seu Wi-Fi para crescer nos negócios!

Solicite o contato com alguém da nossa equipe aqui. Agora você aprendeu como saber se uma rede Wi-Fi é segura – então poupe o trabalho para outras pessoas. Esperamos por você!

Esse artigo foi útil para você?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *