Como inventaram a Internet? Saiba mais!

Você sabe a história por trás de como inventaram a Internet? A partir dos anos 90, o acesso à World Wide Web passou a ser comercializado para o público em geral, impulsionando o mercado de computadores pessoais e transformando a globalização em regra de vida. No entanto, a criação da Internet se originou alguns anos antes – pois, como muitos devem saber, ela foi usada por governos e instituições privadas antes de se tornar um produto de massa.

Mas como foi esse processo, exatamente?

Bom, este será o assunto do artigo de hoje. Continue lendo para saber como inventaram a Internet e como ela se tornou o recurso mais valioso da humanidade!

Leia também: Quem criou o roteador? Saiba mais!

Como inventaram a Internet?

Em resumo, a Internet foi inventada em 1969, no ápice da Guerra Fria. Em retrospectiva, a história é mais complexa do que isso.

Na época, o projeto ambicioso foi desenvolvido pela ARPA (Advanced Research Projects Agency) nos Estados Unidos, tendo como objetivo principal interligar laboratórios de pesquisa do Departamento de Defesa e estabelecer uma comunicação direta entre militares e cientistas, até mesmo em casos de bombardeio. O projeto foi chamado de Arpanet e, no mesmo ano, o primeiro e-mail da história foi enviado de Stanford, por um professor da Califórnia.

arpanet 1974 - DT Network
Mapa de alcance da Arpanet, em 1974.

A partir daí, a sua área de abrangência apenas se expandiu.

Em meados de 1980, diante de seu potencial astronômico para todo tipo de informação, a Arpanet começou a ser usada para fins acadêmicos, migrando de centros de pesquisa americanos para faculdades e instituições privadas da Europa. Quando o recurso se popularizou em todos os continentes, a Arpanet se tornou o que hoje conhecemos como Internet – com o seu nome, claro, já sugerindo a dinâmica revolucionária que impactou os sistemas de conexão global de forma jamais vista.

Em 1987, a comercialização de pacotes de Internet foi aprovada pela primeira vez, trazendo ao mercado da tecnologia uma arma poderosa de lucros. Desde então, os aparelhos eletrônicos de nossas casas e empresas têm sido adaptados para suportar essa gigante digital que mudou todos os aspectos das relações humanas, sobretudo por meio do acesso ao conhecimento instantâneo, das redes sociais e, claro, da interminável cultura de memes que conquista gerações.

👋 Hey Visitante!

capa-e-book-vender-mais-com-wifi-cta

Garanta o seu e-Book Gratuito ✅

Transforme o Wi-Fi da sua Empresa em uma MÁQUINA DE VENDAS! 🚀

✅ Ao continuar você aceita receber contato e a Política de Privacidade.

🔒Fique tranquilo, seus dados estão seguros.

Quais foram os principais autores da Internet?

A Internet transformou a indústria global – isso é inegável, e não existe uma única entidade governamental que não a use atualmente. O processo de como inventaram a Internet é fundamental para entender as tendências do século XXI, assim como tudo que virá daqui para frente.

Contudo, quem foram as principais pessoas envolvidas na acessibilidade da então Arpanet? Bom, temos três figuras essenciais nessa história.

Ray Tomlinson 2 - DT Network
Raymond Tomlinson

Uma delas é o professor Raymond Tomlinson, que na época também era um dos engenheiros de computação da primeira equipe da Arpanet. Como mencionado antes, Raymond mandou o primeiro correio eletrônico entre computadores em 1971. Por causa disso, ele é considerado o pai do e-mail – tecnologia usada até os dias de hoje. Ele morreu em 2016.

Sir Tim Berners Lee 1 - DT Network
Tim Berners-Lee

A segunda figura é Tim Berners-Lee, físico britânico do Cern (Laboratório Europeu de Física de Partículas), creditado como o inventor da World Wide Web em 1990. A famosa WWW é a estrutura integral da Internet – e serve como base de programação para tudo que podemos acessar nela, interligando todos os websites em uma única rede.

Como inventaram a Internet?
Hedy Lamarr

Por fim, mas não menos importante, temos Hedy Lamarr, atriz e inventora austríaca nascida em 1914, no ápice da Grande Guerra. Sua vida pessoal foi chave para a base dos conceitos tecnológicos que, somente décadas após serem apresentados ao governo americano, se transformariam no que hoje conhecemos como roteador de Wi-Fi e telefone celular.

Leia tudo sobre a invenção do Wi-Fi aqui. E falando em Wi-Fi…

Encontre soluções para redes corporativas com a DT Network

Ei, empreendedor – se a sua empresa possui um bom Wi-Fi, esta mensagem é para você.

Agora você sabe como inventaram a Internet. Após isso, o mundo como conhecíamos mudou drasticamente – no comércio em particular. Parte do motivo para a ascensão exponencial da Internet foi a inclusão de roteadores caseiros em estabelecimentos com alto fluxo de visitantes, por exemplo. Quando várias pessoas frequentam certo lugar, uma boa estratégia de marketing é fazer com que elas gastem o maior tempo possível gerando lucros para o negócio – e qual melhor forma de fazer isso do que com a Internet?

Hoje em dia, o conceito de hotspot é essencial para fidelizar clientela. Veja abaixo alguns exemplos:

  • Em restaurantes, clientes que têm acesso a um Wi-Fi grátis passam mais tempo escolhendo vários pedidos com calma, pois não há pressa para ir embora e voltar à rotina;
  • Empresários corriqueiros podem relaxar em um banco de praça pública e tomar um café com calma, resolvendo seus e-mails profissionais ali mesmo e talvez até comprando um lanche para acompanhar;
  • O passageiro de viagens longas (avião ou ônibus) sempre vai escolher a companhia que ofereça uma conexão Wi-Fi favorável para ver filmes e jogar jogos pela duração do trajeto.
planos do hotspot social revendas

Leia também: O Melhor Canal de Wi-Fi Para Sua Casa ou Empresa

Se o seu negócio já providencia Wi-Fi de graça para os seus clientes e funcionários, nós da DT Network podemos deixá-lo ainda melhor – e dobrar os seus lucros no processo.

Com o nosso sistema Hotspot Social, seus visitantes possuem um cadastro próprio, temporário e controlado, para acessar a Internet em um canal de rede separado do seu. Desta forma, você pode oferecer a melhor comunicação virtual e não comprometer a segurança (e eficiência) da sua conexão local, impulsionando a influência do seu estabelecimento e criando um banco de dados que você pode usar para promover descontos, promoções, chatbot corporativo, check-in por Facebook e muito mais!

Esse artigo foi útil para você?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *