Como Descobrir Loop na Rede MikroTik

Ajude um amigo, compartilhe:

Quando se trata de redes de computadores, loops podem ser um problema comum e prejudicial, ainda mais em ambientes corporativos. Um loop ocorre quando há uma rota circular em uma rede – resultando em um tráfego de dados que viaja em loop infinito. Em longo prazo, isso causa lentidão na comunicação, perda de pacotes e até mesmo falhas funcionais, algo que pode afetar qualquer marca de roteador. Nesse caso, como descobrir loop na rede MikroTik e evitar esses problemas?

No artigo de hoje, exploraremos as etapas para identificar e solucionar esses loops inconvenientes. No caso dos produtos MikroTik, existem maneiras eficientes de manter sua rede funcionando de maneira otimizada, evitando gargalos em seus compromissos virtuais.

Leia também: Como Gerenciar Rede Wi-Fi e Por Quê

O que é um loop de rede?

Um loop ocorre quando há uma ou mais rotas circulares entre os dispositivos de rede, fazendo com que os pacotes de dados sejam enviados repetidamente pelos mesmos caminhos. Isso pode ocorrer de várias maneiras, como bridges redundantes, configurações de link aggregation (agregação de links) incorretas, configurações inadequadas do protocolo Spanning Tree (STP) ou até mesmo por causa de falhas de configuração humana.

Link dedicado MikroTik
Como descobrir loop na rede MikroTik?

Você pode imaginar, portanto, como os loops de rede podem ter várias consequências negativas no ambiente empresarial – afetando a eficiência, a segurança e a disponibilidade dos funcionários acima de tudo. No fim do dia, é um problema grave para o desempenho de um sistema comercial.

Por esse e outros motivos, é fundamental saber como descobrir loop na rede MikroTik. Aqui estão alguns dos principais sinais de que sua conexão está lidando com esse tipo de problema – e de que você deve resolvê-lo assim que possível:

Congestionamento de sinal

Os pacotes de dados enviados em loop continuam a circular pela rede, ocupando largura de banda valiosa. Isso resulta em congestionamento, reduzindo a capacidade disponível para outras comunicações legítimas e causando lentidão nas transferências de dados, assim como atrasos na comunicação e operações comerciais.

Perda de pacotes

Em um loop de rede, os pacotes podem ser enviados continuamente, mas nunca chegar ao seu destino final. Isso resulta em perda de informações, o que pode levar a interrupções na comunicação entre os dispositivos da rede. E se os pacotes perdidos contiverem dados críticos, isso pode resultar em problemas de segurança, perda de dados ou falhas nos serviços oferecidos pela empresa.

Instabilidade da rede

A presença de loops pode levar a uma rede instável, com falhas intermitentes e comportamento imprevisível, uma vez que pode criar tempestades de transmissão, sobrecarregando o sinal e causando interrupções de serviço. Evidentemente,  a instabilidade da rede afeta diretamente a produtividade dos funcionários e pode levar a interrupções nas operações comerciais.

Tempo de inatividade e custos

Em casos mais graves, quando os loops não são detectados e corrigidos, a rede pode enfrentar falhas completas. O tempo de inatividade resultante pode custar caro para as empresas, levando a perdas financeiras, insatisfação do cliente e danos à reputação profissional. Além disso, a resolução de problemas complexos de rede causados por loops pode exigir recursos significativos, incluindo tempo e pessoal técnico especializado.

👋 Hey Visitante!

e-book LGPD e WiFi

Garanta o seu e-Book Gratuito ✅

Tudo sobre LGPD e Marco Civil da Internet para você que oferece Wi-Fi para Clientes!✅

✅ Ao continuar você aceita receber contato e a Política de Privacidade.

🔒Fique tranquilo, seus dados estão seguros.

Como descobrir loop na rede MikroTik

Como descobrir loop na rede MikroTik: passo a passo

Agora que você sabe dos problemas de um loop não resolvido, é hora de saber como evitá-los. Separamos, a seguir, 4 métodos simples para configurar sua conexão local – contudo, se algum deles não for compatível com o modelo do seu RouterBOARD, consulte o manual do seu aparelho.

Utilizando o Spanning Tree Protocol (STP)

De início, o Protocolo Spanning Tree (STP) é uma solução bem comum. No MikroTik RouterOS, o STP está presente e pode ser ativado para proteger sua rede contra loops, pois a ferramenta permite que o sistema se ajuste dinamicamente para eliminar caminhos redundantes e garantir que apenas um caminho esteja ativo para cada destino.

Para habilitar o STP no MikroTik, siga os seguintes passos:

  • Conecte-se ao seu roteador MikroTik por meio da interface Winbox ou via SSH;
  • Vá para o menu “Bridge” e selecione a bridge relevante para a sua rede;
  • Clique na guia “STP” e habilite o STP;
  • Verifique as configurações padrão do STP, como “Bridge Priority”, “Path Cost” e “Port Priority”, e ajuste-as, se necessário.

Utilizando comandos de diagnóstico

Outra maneira de identificar loops na rede MikroTik é usando comandos de diagnóstico disponíveis no RouterOS. Aqui estão alguns comandos úteis para identificar problemas potenciais e fornecer informações sobre as portas e hosts envolvidos:

  • /interface ethernet switch host print – lista os hosts conectados a uma interface de switch; verifique se há alguma porta com vários hosts conectados, o que pode indicar um loop.
  • /interface ethernet switch port print – exibe informações sobre as portas do switch; observe se há portas que estão em estado de bloqueio ou desabilitadas.
  • /interface ethernet switch mac-table print – exibe a tabela de mac-address do switch; verifique se há entradas duplicadas para o mesmo endereço MAC, o que pode indicar a presença de loops.
  • /interface ethernet switch monitor – permite monitorar o tráfego nas portas do switch em tempo real. Observe se há padrões estranhos de tráfego ou pacotes sendo enviados e recebidos repetidamente em uma porta, o que pode indicar um loop.

Desativando temporariamente as bridges

Se os comandos de diagnóstico não revelarem claramente a presença de um loop, uma abordagem adicional é desativar temporariamente as bridges em sua rede MikroTik. Aqui, desabilitar as bridges pode ajudar a isolar a área afetada e identificar se o loop está presente em uma bridge específica. Ao desativar uma bridge, observe se o tráfego de dados é interrompido ou se o loop persiste.

Revisando as configurações de rede

Além das etapas mencionadas acima, é importante revisar cuidadosamente as configurações de rede do MikroTik. Verifique se há bridges redundantes, links de agregação de portas mal configurados ou outros elementos que possam criar loops. Certifique-se de seguir as práticas recomendadas de configuração para que tudo funcione corretamente a todo momento!

Como descobrir loop na rede MikroTik: Invista em Wi-Fi Marketing com a DT Network

Ei, empresário – e se a gente te contar que existem maneiras incríveis de utilizar o acesso à Internet a seu favor? Com um sistema de compatibilidade com o MikroTik e diversas outras marcas, nossa equipe está aqui para te ajudar!

Hotspot Social Corporativo
Conheça nossa solução corporativa com métricas, gráficos e resultados de lucro!

Imagine só: mesmo que o seu negócio já possua um bom roteador de wi-fi e várias pessoas passem um tempo em seu estabelecimento, o risco de abusarem da sua conexão é grande. Sendo protegido por senha ou não, habilitar o acesso definitivo para qualquer um é algo que, além de deixar suas informações de rede expostas, tira bastante lucro da sua mesa.

Com a solução Hotspot Social da DT Network, você pode transformar a sua rede local em um hub de conexão seguro, controlado e confiável. Com a gente, o acesso ao Wi-Fi conta com um sistema de cadastro social, conexão temporária, controle de dados e muito mais! Além de oferecer proteção profissional à sua rede, você ainda utiliza o login dos seus clientes para fidelizá-los e trazer uma maior influência para o seu estabelecimento.

Solicite o contato com nossos especialistas já – e vá além de aprender como descobrir loop na rede MikroTik.

Esse artigo foi útil para você?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *