Hoje em dia há muitas estratégias quando se pensa em como trabalhar o marketing de uma empresa. Porém, poucas são realmente eficazes e se adéquam à realidade de cada negócio. Em meio à procura por estratégias diferentes, surgiu uma nova modalidade que tem alcançado cada vez mais público.
Estamos falando do Wi-Fi Marketing. Uma modalidade de propaganda que utiliza a própria rede de conexão do estabelecimento e oferece benefícios tanto para a empresa como à sua clientela.
Ao longo deste artigo explicaremos da maneira mais prática possível como criar e implementar uma estratégia de WiFi Marketing.
Como funciona o Wi-Fi Marketing?
O Wi-Fi Marketing é uma ferramenta de comunicação direta com a clientela. Funciona da seguinte maneira:
O estabelecimento possui alguma conexão com a internet, a partir daí, ele pode compartilhar essa conexão com seus clientes e usuários. Mas ao invés de disponibilizar a senha e o login, o que pode ser perigoso em termos de segurança digital, o usuário preenche um formulário com dados como e-mail e telefone para poder navegar, por exemplo (veremos outras opções adiante).
O cliente é atraído pela solução de conexão Wi-Fi grátis. E após a autenticação do usuário, a empresa pode veicular propagandas de produtos e serviços diretamente no aparelho do usuário.
Além disso, com esses dados em mãos, é possível ao negócio aumentar as estratégias e a assertividade das ações de marketing. Trazendo assim mais resultados, além de facilitar a manutenção de uma base de clientes fiéis e engajados.
Leia também: O que é e como funciona o Wi-Fi Marketing
É simples como parece e mais eficiente do que você pode imaginar. Vamos à prática.
O que você precisa para criar e implementar uma estratégia de WiFi Marketing
O seu estabelecimento precisará de apenas dois recursos para implementar uma estratégia de WiFi Marketing:
Internet de qualidade
Para oferecer conexão de internet para clientes é preciso contar com uma rede rápida, estável e segura. Afinal, não adianta pensar em estratégias de marketing usando a rede sem fio se ela for lenta e o usuário preferir usar os próprios dados móveis.
Sobre o assunto, um estudo revelou que 95% das pessoas acreditam que navegar via Wi-Fi é mais rápido que pela rede móvel. Torne isso real em seu estabelecimento e estimule o público a se conectar na rede do negócio.
Um bom serviço de hotspot social
Para ter uma boa estratégia de Wi-Fi Marketing e uma internet de qualidade, é preciso contar com um bom ponto de hotspot social. Ou seja, um ponto de conexão de internet sem fio. Hoje em dia, há inúmeras empresas de tecnologia que oferecem hotspots, portanto, escolha com cuidado.
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Como criar uma estratégia de WiFi Marketing
O primeiro passo para implementar o WiFi Marketing na sua empresa é a criação de uma estratégia. Para tanto, você deverá ter em mente o que deseja alcançar.
Veja a seguir enfoques possíveis para o WiFi Marketing e como criar a sua estratégia.
Comunicação eficiente
Os dados e informações recolhidos através do WiFi Marketing compõem uma incrível base de dados para o estabelecimento, que pode a utilizar para uma melhor compreensão de sua clientela tanto de maneira geral como individualizada, tornando sua comunicação mais eficiente.
Atendimento personalizado
Outra estratégia interessante para aderir ao contar com as informações dos usuários da rede sem fio é o atendimento personalizado. A ideia é que o negócio crie uma experiência mais exclusiva, se aproximando do cliente através de uma mensagem de aniversário e descontos especiais, por exemplo.
Pesquisas de satisfação
Com o WiFi Marketing torna-se simples a tarefa de coletar a opinião do público sobre o negócio, seus serviços ou produtos. Uma boa estratégia é criar pesquisas de satisfação e inseri-las logo na tela de login da rede de internet, de modo a aferir como foi o atendimento inicial, por exemplo.
Ou ainda, no pós-venda, isto é, após o cliente ir embora, você verifica qual meio foi usado para login. Se foi o número de celular, mande um SMS com a pesquisa de opinião. Se foi com o e-mail, mande o link para lá. O importante é não deixar de estabelecer essa comunicação, demonstrando o quanto a empresa se importa com a satisfação do público e descobrindo onde é preciso melhorar.
Divulgação
Sem dúvidas, a criação de uma estratégia de divulgação através do WiFi Marketing é uma ótima “pedida”. E existem diferentes formas de fazer isso. Veja só!
- Através do compartilhamento do perfil da empresa nas redes sociais do usuário quando ele faz login;
- Através da inserção de anúncios personalizados (conforme conhecimento sobre o comportamento de cada consumidor) na página de autentificação;
- Através do cross selling quando o usuário permanece por um certo tempo conectado à rede WiFi;
- Através de um atendimento exclusivo que permite uma experiência inesquecível, fazendo com que o cliente seja fidelizado, e fale sobre o seu estabelecimento para os amigos e familiares.
Esses são apenas alguns exemplos, fique a vontade para soltar a criatividade.
Como implementar a sua estratégia de WiFi Marketing
Criada a sua estratégia, é preciso implementá-la. Vamos ao passo a passo.
Divida a rede para ter dois acessos
Após os roteadores serem instalados e a rede sem fio implementada, a dica agora é dividir essa rede para ter dois tipos de acessos diferentes. Ou seja, um para você e seus funcionários e outro acesso para seus clientes e visitantes.
Assim, você conta com maior segurança para todos, uma vez que não é preciso compartilhar mais um login e uma senha para acesso à internet.
Configure o tipo de tela e acesso para os visitantes
Após a rede sem fio ser implementada e a divisão de acessos estar pronta para uso, você pode configurar tudo sobre o tipo de acesso que seus visitantes podem ter. Por exemplo:
- Definir um tempo limite para navegação: duas horas, uma hora, por aí vai;
- Definir um bloqueio de downloads e de acessos a sites específicos também é uma dica valiosa e que você pode fazê-lo através de um dashboard do seu serviço de Hotspot Social;
- Definir o tipo de cadastro a ser feito na rede sem fio.
Agora, lembra que falamos sobre não disponibilizar senha e nem login para o acesso à internet? Pois bem, o consumidor então deve acessar a rede sem fio através de um cadastro. E o que é melhor: com um hotspot, você também consegue configurar o tipo de cadastro a ser feito.
Escolha uma das opções para login
Você tem à disposição inúmeros meios de abordagens com seus clientes que vierem a acessar a sua rede sem fio. Afinal, você poderá coletar informações úteis como idade, sexo, e-mail, telefone e redes sociais.
Conheça as principais alternativas.
Configure um acesso a uma rede social
Para autenticação, o usuário deve escolher uma rede social e fazer login com os mesmos dados usados da plataforma escolhida. Dessa forma, também não há compartilhamento de senhas e ainda você consegue coletar diversas informações do usuário, como:
- Nome;
- Idade;
- Profissão;
- Sexo;
- Local, entre outras.
Acesso por meio de check-in
Outra maneira de se conectar com alguma rede social é a realização de check-in por meio do Facebook, principalmente. O check-in é uma publicação automática do local em que se encontra o usuário que está se conectando.
Assim, a sua empresa será divulgada de forma quase que orgânica na rede de contatos do usuário que fez a publicação. Isto é, as pessoas poderão curtir, comentar sobre o local e ir diretamente para a sua página também, gerando assim engajamento para você.
Acesso por meio de preenchimento de cadastro
Também é possível elaborar um formulário de cadastro para a autorização de navegação. O interessante dessa forma de acesso é que ele é totalmente customizável. Portanto, você pode inserir campos que você ou seu time de marketing julgarem necessários.
Mas lembre-se: formulários muito longos desencorajam o preenchimento. Portanto, seja sucinto. Foque em dados como: nome, idade ou data de aniversário, e-mail e número de telefone. Apenas esses dados já são suficientes para elaboração de ações publicitárias mais assertivas no futuro.
Configure notificações e pop-ups
O uso de notificações e pop-ups ainda está no estágio de pesquisa e desenvolvimento, mas existem algumas soluções nesse sentido, como o envio de caixas no formato pop-up, aquelas notificações que aparecem na tela do dispositivo.
Nessas notificações você pode customizar anúncios de ofertas e promoções exclusivas para quem está acessando a internet naquele momento, por exemplo. Com essa estratégia, a taxa de conversão é maior, afinal, o cliente verá uma oferta do próprio ponto de venda.
Agora sim, você está pronto para criar e implementar uma estratégia de WiFi Marketing!
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