Diversas contas comerciais no WhatsApp se beneficiam da função de mensagens automáticas que o Meta oferece. Negócios grandes, geralmente com excesso de clientes entrando em contato a todo momento, podem demorar para responder a cada um de maneira individual – e isso nunca é algo bom para a reputação profissional da empresa. Com isso em mente, muitos donos aprendem a colocar mensagem automática no WhatsApp para evitar esse tipo de problema.
Continue lendo o artigo para descobrir como implementar esse sistema simples, mas extremamente vantajoso, no seu número comercial.
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Como colocar mensagem automática no WhatsApp
É importante saber que a plataforma só permite as “respostas rápidas” por meio do WhatsApp Business. Se você não pretende usar essa função nativa, o recomendado é que você procure aplicativos confiáveis para Android (como Watomatic) e iOS (como WA AutoReply) que tenham a mesma funcionalidade.
As mensagens automáticas funcionam assim: você escreve uma mensagem completa – podendo incluir texto e multimídia, como fotos, gifs e emojis – e a coloca dentro de um atalho, o qual vai preenchê-la automaticamente quando você acessar. Em outras palavras, você não precisa escrever a mesma mensagem toda vez.
Siga o passo a passo para colocar mensagem automática no WhatsApp:
- Vá em “Ferramentas Comerciais”, no canto superior direito da conta;
- Role a tela com o dedo até achar “Respostas Rápidas”;
- Toque na seção “+” no canto inferior direito;
- Em “Atalho”, adicione a palavra-chave que vai ativar o texto de forma automática – o comprimento máximo é de 25 caracteres e sempre deve começar com uma barra (/);
- No próximo campo, coloque a mensagem que você deseja;
- Finalize em “Salvar” na parte superior da tela;
- Para colocá-la em prática, abra uma conversa e digite “/” para selecionar o atalho em questão;
- Se estiver tudo de acordo, envie a mensagem.
Por meio desse processo, é possível adicionar até 50 respostas rápidas em uma mesma conta, o que poupa um tempo precioso para ambas as partes. Além disso, o WhatsApp Business também permite que o endereço e horário de funcionamento sejam compartilhados dessa forma, bastando apenas que você preencha todas as informações do perfil e digite “/” para inseri-los na conversa.
Vantagens de implementar esse sistema
Como mencionamos no início, esta ferramenta é extremamente útil para empresas que recebem um fluxo constante de mensagens. Por geralmente serem de mesma natureza (uma dúvida comum, por exemplo, ou a demanda por certo produto), implementar um sistema de resposta automático traz inúmeros benefícios.
Veja abaixo alguns deles:
- o negócio se torna mais profissional e eficiente;
- a boa comunicação entre empresa e cliente atrai mais lucro;
- o cliente fica mais satisfeito e realizado com a interação;
- a empresa direciona seu tempo a outros recursos importantes;
- menor margem de erros de português e coloquialismo.
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