Como e Por Que Colocar o Check-in no Facebook da Sua Empresa

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O Facebook é uma plataforma com diversas funcionalidades. Embora hoje em dia seja mais utilizada para propósitos comerciais, suas raízes de rede social ainda se mantêm presentes na vida de muitos, conectando amigos e familiares por todo o globo. Nesse sentido, uma das ferramentas de interação entre seus usuários que junta esses dois mundos se trata do check-in em lugares públicos – uma forma inteligente de mostrar ao seu círculo social por onde você anda. Mas você sabe como colocar o check-in no Facebook e quais são os benefícios que ele traz para a sua empresa?

Bom, neste artigo falaremos um pouco sobre essa estratégia simples que o Facebook oferece para a divulgação do seu negócio local.

O que é e como colocar o check-in no Facebook?

O check-in é um recurso de engajamento que nos permite divulgar nossa localização física atual na linha do tempo. Para os mais casuais, é uma forma comum de notificar o seu círculo social de que você está por dentro de algum evento, de que você compareceu àquele show tão esperado, de que você está aproveitando seu final de semana no cinema, e por aí vai.

No entanto, essa publicação em tempo real abre mais portas de interação do que simplesmente alguns likes. Como veremos ao longo deste artigo, publicar a sua presença no mapa faz com que aquela localização em especial se torne um ponto de referência para quem vê seu perfil. É algo que não apenas chama a atenção de amigos próximos – que podem querer seguir os seus passos – como também estimula a influência do ponto em questão.

Dessa forma, colocar o check-in em estabelecimentos se tornou um meio genial para empreendedores atraírem mais clientela e expandirem a influência de seus produtos. Seja no Facebook ou em qualquer rede social, implementar o check-in é agora indispensável para a identidade online de qualquer negócio.

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Como criar uma nova localização de check-in: passo a passo

Caso você esteja um pouco enferrujado com o Facebook ou tenha acabado de criar uma conta, saiba que isso não é nenhum bicho de sete cabeças. A forma mais simples de colocar um check-in é na parte inicial do seu feed, “no que você está pensando?”, clicando no ícone específico de localização. Ache o local em que você deseja marcar presença e pronto – basta compartilhar!

Agora, se por algum motivo o lugar não está registrado no sistema de satélite do Facebook, ainda é possível criar uma nova localização sem nenhum tipo de problema. Evidentemente, esta função vem a ser imprescindível para as pessoas que acabaram de abrir um negócio, uma vez que estabelecimentos inéditos ainda não receberam nenhum tipo de visita, seja ela física ou virtual.

Com isso em mente, podemos ver que o “ponto de referência” é de suma importância para qualquer ramo de negócio. Como o Facebook e suas redes sociais irmãs possuem bilhões de acessos todos os dias, ter um check-in particular é indispensável para colocar a sua empresa no mapa.

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Abaixo, separamos um breve guia para você criar uma nova localização para a sua empresa. Entretanto, esse procedimento só funciona em celulares e tablets, então você pode deixar o computador de lado. Baixe o app do Facebook para Android ou IOS e siga os seguintes passos:

  • Clique novamente no ícone de check-in da linha do tempo.
  • Digite o nome do lugar que você deseja adicionar.
  • Role a tela até achar “Adicionar novo local”.
  • Escolha uma categoria relevante para o novo ponto (residência, loja, etc).
  • Defina um endereço físico exato, incluindo a cidade e o CEP; se estiver no local, você também pode clicar em “Eu estou aqui agora” para facilitar essa configuração.
  • Quando terminar tudo, toque em “Criar” no canto superior direito.
  • Certifique-se de que o local está criado e se um check-in é possível.

Prontinho! Com isso, você já pode até adicionar essa localização à sua página de forma oficial. É só mudar o endereço em configurações (“Editar página”) e salvar as mudanças que você criou.

Vantagens de colocar o check-in no Facebook

Apesar de termos falado bastante sobre a interação social entre usuários casuais, os melhores benefícios de um check-in são aproveitados por empresas que integram esse recurso em sua filosofia de marketing. Quer saber como?

Bom, tem tudo a ver com o Hotspot Wi-Fi. Para os menos familiarizados, uma estratégia comum que vários empreendedores usam é oferecer Internet de graça para a sua clientela por meio de um check-in pelo Facebook. Em outras palavras, o consumidor não precisa pedir a famosa senha do wi-fi – basta fazer login em sua própria conta e fazer o check-in na loja ou restaurante em questão para obter acesso à rede local.

É mais simples do que parece: quanto maior for a influência virtual, mais clientes são atraídos ao estabelecimento físico. Dessa forma, um maior consumo é gerado e maior é o lucro adquirido, criando um ciclo orgânico de publicidade através da divulgação indireta da marca.

Aproveite e leia também: Como Implementar uma Estratégia de Wi-Fi Marketing

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