Como Bloquear Facebook no MikroTik: É possível?

Ajude um amigo, compartilhe:

Primeiramente, a resposta é sim – é perfeitamente possível bloquear Facebook no MikroTik, assim como a qualquer outra rede social que você deseja manter fora de alcance. Uma vez que a Internet é um lugar altamente distrativo, esses roteadores também contam com a gestão interna de websites pelo próprio administrador.

Evidentemente, isso se dá por vários motivos: seja para proteger seus filhos de conteúdos indesejados, seja para prevenir vírus acidentais, seja para evitar que seus funcionários se percam nas fofocas virtuais durante o expediente, etc.

Embora a maioria das empresas atuais se valham do Meta (o antigo Facebook, para os desatualizados) na sua rotina de atendimento ao cliente, plataformas alternativas ou perfis pessoais ainda são fatores que podem prejudicar a atenção requisitada de seus funcionários. Quem nunca parou o que estava fazendo só para ver uma nova notificação, não é mesmo?

Para isso, podemos ajudar. Continue lendo para descobrir, passo a passo, como bloquear o Facebook no seu MikroTik e otimizar a sua rede local.

Leia mais sobre o que esses produtos oferecem aqui.

👋 Hey Visitante!

e-book LGPD e WiFi

Garanta o seu e-Book Gratuito ✅

Tudo sobre LGPD e Marco Civil da Internet para você que oferece Wi-Fi para Clientes!✅

✅ Ao continuar você aceita receber contato e a Política de Privacidade.

🔒Fique tranquilo, seus dados estão seguros.

Aprenda como bloquear FaceBook no MikroTik

Neste artigo usaremos a função “TLS Host”, ou Transport Layer Security, encontrada em todos os equipamentos MikroTik para o bloqueio de endereços virtuais. Este método consiste em criar uma lista dinâmica que filtra as URL acessadas e armazena os endereços IP correspondentes.

Na tabela de endereços do RouterOS, criaremos uma regra de “drop” para definir a rede ou interface à qual o filtro será aplicado. Ou seja, a “Address List”.

Passo a passo para bloquear o acesso ao Facebook na sua rede MikroTik

PARTE 1: CONFIGURANDO O ENDEREÇO

  • Clique na seção “IP”, depois em “Firewall” e em “Filter”.
  • Adicione uma regra no botão “+”.
  • Em “Chain”, escreva “forward”, e em “Protocol” coloque “tcp”.
  • A seguir, clique na seção “Advanced”.
  • Em “TLS Host”, inclua, entre asteriscos, a palavra “facebook”.
  • Na seção “Action”, defina como “add dst to address list” e, voltando para a aba anterior, escreva “redes-sociais” em “Address List”.

A partir daqui só precisamos, de fato, efetuar o bloqueio dos endereços indesejados. Embora neste caso seja o Facebook, você pode – e deve – repetir a mesma regra para anular qualquer outro website, apenas alterando a marcação no “TLS Host”. Para os mesmos comandos via New Terminal do MikroTik, digite:

  • /ip firewall filter
  • add action=add-dst-to-address-list address-list=redes-sociais
  • chain=forward comment=facebook protocol=tcp tls-host=*facebook*

PARTE 2: ATIVANDO O BLOQUEIO

  • Acesse o menu IP, e depois clique novamente em “Firewall.”
  • Em “filter-rules”, adicione uma nova regra em “+”.
  • Nas seções “Chain” e “Protocol”, coloque o mesmo da parte anterior.
  • Em “Src. Address”, digite o endereço da rede em que o filtro será aplicado.
  • Na aba “Advanced”, selecione a “Address List” que criamos anteriormente em “Dst. Address List”.
  • Em “Action”, selecione a opção “drop”.

Prontinho! Após confirmar todos os passos, os pacotes que trafegam no MikroTik com o protocolo TCP – ou seja, que originam na sua rede local e chegam aos endereços na “Address List” – serão, popularmente falando, “dropados”.

Simples, não? Faça um bom uso.

Transforme sua Rede de Wi-Fi num ativo de Marketing

Como você viu nesse artigo, uma rede de WiFi de qualidade para atender seus funcionários e clientes dá trabalho para manter. Sendo assim, por que não fazer mais com ela do que simplesmente dar acesso à internet?

Com nosso sistema de WiFi marketing você pode elaborar um processo de login para sua rede de WiFi, mas não para por aí. Você também pode criar formulários, coletar dados dos clientes, e integrar tudo isso diretamente com seus sistemas de marketing. 

Vamos exemplificar um pouco: hoje você tem o e-mail e telefone de todos os clientes que logam no seu WiFi? Com o Hotspot Social você pode ter. E depois pode usar esses dados para fazer ações de marketing, enviar promoções, etc.

Saiba tudo sobre o Hotspot Social clicando aqui! 

Quer apresentar o Hostpot Social para seus clientes? Faça melhor, venda ele com a sua marca. Conheça nossa versão white label.

Esse artigo foi útil para você?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *