WhatsApp Business: boas práticas no uso para empresas

As táticas de marketing exclusivas e satisfatórias ao suporte de cliente de forma mais produtiva e eficiente, não há dúvida de que o WhatsApp oferece oportunidades infinitas para o crescimento de uma marca.

É imediato, pessoal e de alcance global, tornando-se uma ótima ferramenta para os clientes chegarem às empresas.

Os números dizem tudo. Como líder global em aplicativos de mensagens, com usuários em 180 países/regiões, pode haver até 2,5 bilhões de usuários online do WhatsApp a qualquer momento.

Se este parece ser um mercado enorme (e possivelmente) inexplorado para o seu negócio, você pode estar certo. Desde o lançamento oficial da API WhatsApp, muitas empresas têm se concentrado em usar o aplicativo para reformular seus planos de comunicação.

O WhatsApp lançou o WhatsApp Business e a API do WhatsApp Business em 2018 para permitir que as empresas mantenham seus perfis do WhatsApp separados de suas vidas pessoais.

Sua empresa pode se beneficiar do recurso de criptografia de ponta a ponta e usá-lo para redefinir a comunicação com os clientes, por isso forcemos um guia que cobre as melhores práticas do WhatsApp Business.

WhatsApp

Preencher seu perfil de negócios no WhatsApp.

Depois de criar uma conta (se você configurar uma conta usando um aplicativo de negócios gratuito ou API), a próxima etapa é preencher seu perfil do WhatsApp Business.

Isso porque, quando o cliente entra em contato com sua empresa pelo WhatsApp, é a primeira coisa que ele vê. Certifique-se de incluir informações comerciais importantes, como:

  • Uma breve descrição;
  • A localização física da sua empresa (se houver);
  • Endereço de e-mail;
  • Seu site;
  • Horário de funcionamento e mais.

Fazendo uso de modelos de negócios do WhatsApp

Uma das melhores funcionalidades do WhatsApp Business é a possibilidade de criar templates de mensagens.

Esses modelos automatizados são uma combinação de palavra escrita, emojis e GIFs que permitem que você responda automaticamente a um cliente quando ninguém em sua equipe estiver disponível. Esses modelos podem extrair as informações pessoais do cliente para que cada resposta seja adaptada às necessidades de seus clientes.

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Mensagens automatizadas do WhatsApp Business: restrições

O WhatsApp se esforça para manter sua reputação de ser um canal de comunicação confiável.

Ao fazer isso, eles impõem diretrizes rígidas no que diz respeito ao envio de mensagens automatizadas.

Por exemplo, o aplicativo proíbe estritamente spam e qualquer modelo personalizado que contenham códigos de desconto, promoções ou brindes. Se você estiver usando a API do WhatsApp Business, essas mensagens serão rejeitadas.

Os clientes também devem ter dado seu consentimento (por meio de um opt-in) para começar a receber mensagens de uma empresa via WhatsApp.

Para evitar potencialmente ser banido de usar o WhatsApp, dê uma boa leitura à Política de Negócios do WhatsApp .

Cuidado com os horários que envia mensagens no WhatsApp para o cliente.

Caso você envia uma mensagem depois do horário de trabalho, ela precisa ser muito importante e essencial para aquele horário e cliente. Muitas pessoas vão enviando suas mensagens na hora para não esquecer, isso é preguiça de anotar em algum outro local, pode até mesmo anotar suas ideias no OneNote. Fora do horário de trabalho é o momento que as pessoas usam para recarregar sua energia para o próximo dia, sem recarga perdemos produtividade e não queremos isso de forma alguma.

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A importância do Suporte ao Cliente através do WhatsApp

Existem inúmeras razões pelas quais o WhatsApp é uma ótima maneira de começar a ter um atendimento ao cliente de qualidade. Aqui estão alguns:

  • Com os recursos de mensagens automatizadas do WhatsApp Business, configurar respostas automáticas personalizadas é fácil e permite que o cliente tenha uma resposta imediata;
  • Ter sua equipe de atendimento ao cliente no WhatsApp permite que seus clientes entrem em contato com você sem a necessidade de acessar primeiro o seu site;
  • O WhatsApp é um canal seguro que verifica todos os usuários da API do WhatsApp Business, permitindo que os clientes se sintam mais confortáveis em mensagens de negócios que eles sabem que são validados e confiáveis.

Suporte na palma da mão

Você não é a pessoa da área de suporte, mas pode ajudar seu cliente a entrar em contato rapidamente com com o setor necessário.

Se seu cliente está precisando de auxílio ou quer abrir um chamado, ele usa o WhatsApp e você transfere o contato para alguém da equipe de suporte, que resolve tudo bem mais rápido.

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Sincronize sua identidade de marca

Embora o WhatsApp seja uma plataforma de mídia social diferente daquela com a qual você está acostumado, ainda é importante manter uma imagem de marca coerente nela. Isso permite que sua empresa seja facilmente reconhecida e também incentiva uma base de clientes mais fiel.

Independentemente de como você está usando o WhatsApp Business, lembre-se de manter uma imagem de marca consistente em todas as suas interações para que a personalidade de sua marca possa brilhar.

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Foco no atendimento ao cliente com o WhatsApp

Não importa quanto esforço seu negócio coloque em campanhas de marketing, integrações de negócios do WhatsApp e similares, um fato permanece verdadeiro: se você não tiver um foco forte no atendimento ao cliente, sua retenção de clientes será prejudicada.

O resultado final? Sem clientes = sem negócios.

Anuncie em todas as plataformas

Algo com que todas as empresas lutam ao usar o WhatsApp Business é o fato de que ligações (ou mensagens frias, neste caso) para clientes são estritamente proibidas.

Então, como uma empresa deve se conectar com os clientes?

A maneira mais fácil é anunciar o número de telefone associado ao seu perfil do WhatsApp Business em todas as suas plataformas de mídia social e em qualquer lugar em que sua empresa esteja listada.

Dessa forma, os clientes em potencial não precisam se aprofundar muito em suas informações comerciais e podem facilmente entrar em contato com você no WhatsApp, acionando assim o “opt-in” necessário para enviar mensagens de marketing do WhatsApp.

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As estratégias acima se aplicam ao aplicativo WhatsApp Business e a API WhatsApp Business. No entanto, como a API fornece mais melhorias, ela também permite mais personalização para aumentar a eficiência e a produtividade.
Se você quiser saber mais sobre a API do WhatsApp, entre em contato com nossos consultores e ficaremos felizes em ajudá-lo a começar.

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