Os roteadores são aparelhos fundamentais para as atividades humanas no século XXI. Há muito se foi o tempo em que a Internet cabeada dominava os sistemas de comunicação instantânea; hoje em dia, o modem pessoal é tão importante dentro de casa quanto eletrodomésticos como a geladeira – imagine então nas empresas! Mas, claro, assim como qualquer outro produto do mercado, algumas versões são mais capacitadas do que outras. Você sabe quanto custa um roteador bom de verdade?
Evidentemente, a resposta para essa pergunta vai depender das suas necessidades e preferências quando se trata de uma rede interconectada, mas a definição de qualidade compõe algumas características específicas. Continue lendo para saber quanto custa um roteador perfeito para você!
Não perca: Como mudar uma rede Wi-Fi de pública para privada
Em média, quanto custa um roteador?
Roteadores Wi-Fi tendem a variar bastante de preço a depender de especificações como velocidade, faixa de frequência (2.4 GHz e 5 GHz, por exemplo), capacidade de dispositivos conectados e alcance de antena. No Brasil, a média de preço de um roteador comum pode variar entre R$135 e R$3.829 no mercado, levando em conta tanto roteadores residenciais quanto empresariais.
Você pode ler o nosso guia de compra dos melhores roteadores clicando aqui.
Dito isso, a história é sempre mais abrangente na prática. Aqui estão alguns detalhes mais específicos para cada caso:
Para ambientes residenciais
Faixa de preço: R$150,00 a R$1.500.
Os roteadores residenciais (também chamados de domésticos) focam em atender de forma eficiente as necessidades de conectividade de um ambiente doméstico – com um custo mais acessível e funcionalidades simplificadas.
Para ambientes empresariais
Faixa de preço: R$1.500 a R$15.000.
Os roteadores empresariais justificam seu preço mais elevado ao oferecerem funcionalidades robustas, segurança avançada, alta confiabilidade, suporte dedicado e escalabilidade que atendem às complexas necessidades de redes corporativas.
Qual é a finalidade principal de um roteador?
O objetivo do roteador é distribuir a conexão de Internet (estabelecida pelo modem) entre vários dispositivos, gerenciando o tráfego de dados entre si e a rede externa (World Wide Web) de forma eficiente e segura. Ao lado de equipamentos extras de rede – como access points – alguns modelos podem fazer isso melhor do que outros.
A nossa dica para escolher o seu? Sempre verifique as avaliações de usuários e especialistas acima de tudo, além de considerar a reputação da marca e o suporte pós-venda oferecido. Como veremos na seção a seguir, o custo-benefício sempre estará atrelado às suas necessidades em certo ambiente.
Veja também: Como configurar um roteador – principais funcionalidades
O que devo considerar antes de comprar um roteador?
No Brasil, as principais marcas de roteador Wi-Fi são a TP-Link, a D-Link, a Intelbras e, em contextos empresariais, a MikroTik (a favorita da equipe da DT Network, assim como de muitos outros empresários). Cada empresa oferece produtos especializados que podem mudar a dinâmica da sua rede do jeitinho que você deseja.
Ao escolher um roteador, é importante avaliar primeiro as necessidades específicas do ambiente onde ele será utilizado – já que isso influencia diretamente no preço, como vimos. Para residências, focar em aspectos como cobertura, velocidade e facilidade de uso pode ser mais relevante. Já para empresas, aspectos como segurança, gerenciamento centralizado, confiabilidade e suporte técnico são cruciais para garantir uma rede íntegra a qualquer momento, assim evitando comprometer as suas atividades comerciais.
Outros fatores que influenciam bastante o preço de um roteador incluem:
- Tecnologia e padrões Wi-Fi: Roteadores com suporte a padrões mais recentes (como Wi-Fi 6 ou 6E) tendem a ser mais caros devido ao desempenho superior e maior eficiência.
- Recursos de segurança: Funcionalidades avançadas de segurança, como firewalls integrados, VPNs robustas e sistemas de detecção de intrusões, aumentam o custo do dispositivo.
- Capacidade de gestão e monitoramento: Aparelhos empresariais frequentemente oferecem ferramentas de gerenciamento centralizado, monitoramento em tempo real e integração com sistemas de gerenciamento de redes corporativas, o que inevitavelmente eleva o preço do roteador.
- Confiabilidade e durabilidade: Equipamentos projetados para operação contínua e ambientes exigentes geralmente utilizam componentes de maior qualidade, refletindo em um custo mais elevado.
- Suporte e garantia: Planos de suporte técnico prioritário, garantias estendidas e contratos de serviço (SLA) são mais comuns em roteadores empresariais e impactam diretamente no preço.
- Escalabilidade: A fácil expansão da rede, a integração simplificada com múltiplos dispositivos e a adaptação a crescentes demandas comerciais sempre levam a um valor mais elevado. Esses recursos são imprescindíveis em corporações grandes que lidam com um fluxo constante de dados!
E falando em ambientes corporativos, empreendedor, você sabia que existe uma forma de transformar o Wi-Fi em um canal orgânico de marketing e reverter esses custos em lucros? Agora que você sabe quanto custa um roteador, é hora de saber como estender esse recurso para fronteiras nunca vistas.
A DT Network apresenta a você o Hotspot Social!
Mesmo que você já tenha um sistema robusto de Internet na sua empresa, saiba que dá para deixá-lo ainda mais potente e lucrativo – especialmente se você recebe um alto fluxo de visitantes que param para consumir algo no seu local ou passam um tempo em filas.
Estamos falando, claro, de uma rede pública – de oferecer Wi-Fi de graça para essas pessoas. Mas não qualquer rede pública, claro: estamos falando de um hotspot, uma rede personalizada, profissional e controlada, que garante segurança e eficiência para todos os usuários conectados, independentemente do roteador que você adquirir.
Um hotspot é um ponto de acesso à Internet sem fio que permite que dispositivos móveis, como laptops, smartphones e tablets, fiquem online. Esse “hub” de conexão pode ser configurado em locais públicos ou privados; e no caso das empresas, especialmente aquelas que lidam com atendimento ao público, os clientes sempre são o foco e a prioridade.
Ele basicamente funciona assim: em troca do acesso a uma Internet confiável e realmente funcional, as pessoas fazem um cadastro próprio por um login social onde fornecem informações valiosas para o plano de marketing de uma empresa – como nome, e-mail e telefone – para que o administrador as use como referência para futuras compras. Com essa forma de cadastro, um hotspot permite não só que a conexão seja distribuída igualmente como também que a empresa trace um padrão de preferências com base nas atividades de cada dispositivo conectado – e tudo de acordo com as regulamentações da LGPD.
O Hotspot Social, da DT Network, é um sistema exatamente assim: uma solução que otimiza uma rede corporativa mais do que qualquer ferramenta e tem compatibilidade com qualquer marca de roteador. Com o nosso recurso de gestão especializada, você pode recolher dados de cadastro de seus clientes e usá-los como sistema de relacionamento para futuras compras!
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