O que é hotspot? O jeito certo de oferecer Wi-Fi grátis

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Hoje muito se fala em Wi-Fi grátis, Wi-Fi Livre, Wi-Fi sem precisar de nenhuma senha, Wi-Fi aberto, Wi-Fi marketing, “Wi-Fi do check-in”… enfim, não importa como você chama, a realidade é que esse serviço veio para ficar!

Confira este artigo para descobrir o que é Hotspot – e como essa tecnologia pode ajudar o seu negócio a crescer de uma forma que você nunca achou possível.

Leia também: O que é lead? 6 tipos para impulsionar as suas vendas

O que é Hotspot?

Hotspot é um Wi-Fi que não utiliza senha – ou seja, aberto (livre) – que pode ser inteligente (ou nem tanto) e faz necessária a autenticação (e, em alguns casos uma ação, como o famoso check-in no Facebook) para permitir a sua conexão com a internet. Uma vez conectado, você navega livremente e envia aquela mensagem para o seus amigos combinando o churrasco do final de semana, por exemplo. 

O recurso é muito encontrado em locais públicos onde há grande movimentação de pessoas – e pode se tornar um diferencial para um negócio, atraindo mais clientes e fidelizando antigos. 

Wi-Fi marketing: o que é hotspot?

Pesquisas mostram que jovens preferem estabelecimentos que disponibilizam Wi-Fi Grátis (para a surpresa de ninguém). Isso ajuda a aumentar o fluxo de clientes, que passam a se sentir mais a vontade e podem se relacionar com seus amigos e familiares.

Há, no mercado, plataformas que permitem você ir um pouco mais além, como os roteadores da Intelbras e Mikrotik Routerboard, ou até a linha UniFi da Ubiquiti. Mas olhe só: apesar de recursos como esses oferecerem vários benefícios para o seu negócio, o Hotspot Social ainda leva a vantagem sobre todos. E você verá o porquê ao longo do artigo!

Qual a diferença entre roteador, access point e Hotspot?

Muitas pessoas se confundem e acabam achando que é tudo a mesma coisa, mas não é bem assim. Veja só: 

Roteador

Trata-se do dispositivo utilizado para conectar diferentes redes entre si, ou seja, leva o acesso à internet para uma rede local. 

Access Point

É o responsável por compartilhar a rede, colocando os dispositivos na mesma rede e distribuindo o sinal de acordo com o seu posicionamento.

Hotspot

Esse equipamento possui um software capaz de liberar a internet para usuários através de uma autenticação, como o cadastro por e-mail.

Wi-Fi marketing

Vários fabricantes entregam o tal do Hotspot, mas nem tudo são flores…

Há vários fabricantes que nos entregam esse tal do “hotspot” – mas, no mundo real, não há muita lógica pedir para a pessoa se autenticar para utilizar a sua rede e parar por aí, não é mesmo? 

Sendo assim, é mais viável nem ter Wi-Fi – ou melhor, oferecer Wi-Fi grátis da forma correta! 

Wi-Fi marketing: o que é hotspot?

Como deve ser utilizado o Wi-Fi grátis?

Como mencionado acima, temos vários sistemas e roteadores que permitem você solicitar uma autenticação, porém de nada adianta você colocar um portal onde o cliente se autentica e encerre por aí. Não há nenhuma vantagem para o seu estabelecimento nem para o cliente, muito pelo contrário; assim como o uso da tão famosa “senha do Wi-Fi” não é nada seguro!

Como disponibilizar Wi-Fi grátis com o Hotspot Social

O que ninguém te conta de verdade!

É aí que entra o que a maioria não diz: lembro-me como se fossem daquelas letras miúdas de contratos extensos que assinamos, daqueles termos que marcamos, daquela caixinha de “eu aceito todos os termos…”, daquilo que ninguém te conta ao comprar ou contratar que você pode acabar descobrindo na pior hora, quando mais precisar. “E agora, o que faço?”

Então fica aqui a nossa primeira recomendação:

Só ofereça Wi-Fi para seus clientes com um sistema que identifique quem são eles, quando utilizaram, como e onde foram, sem ferir a lei, como é o caso de vários sistemas que invadem a privacidade de cada um. Assim, ao invés de estar acertando, na verdade você está errando.

“Minha rede sem fio tem senha e estou seguro!” Será mesmo?

Pensamos que, ao falar a palavra senha, estamos seguros, mas é muito pelo contrário. Nem todos se preocupam – e muitos ainda nem sabem – mas há uma lei que cuida exatamente da segurança do uso do Wi-Fi em seu estabelecimento chamada Marco Civil da Internet (Lei Nº 12.965, de 23 de Abril de 2014). Ela diz que todas pessoas que utilizarem a rede Wi-Fi do seu estabelecimento devem ser identificadas, como você pode ler aqui.

Isso quer dizer que qualquer pessoa que fizer o uso do Wi-Fi grátis do seu estabelecimento, seja com senha ou não, deve ser identificada. No caso de algum incidente ou crime cometido utilizando sua rede Wi-Fi, aquele roteador bonitinho cheio de antenas que você comprou deve te avisar quem é o responsável por tal feito, por exemplo.

Estratégias de Wi-Fi marketing com um sistema de hotspot

“Legal, agora eu sei o que é hotspot e identifico o usuário. O que mais devo fazer?”

Ótimo, agora que você sabe o que é hotspot e que seu negócio está dentro da lei vigente, você está no caminho certo. O próximo passo é criar uma base de dados segmentada de seus visitantes e clientes!

“Mas como assim, uma base de dados?”

Sabe aquelas páginas de sites, produtos e cursos que geralmente nos pedem um cadastro? Elas são chamadas de landing page – ou seja, são páginas de captura, onde você vai receber maiores informações do produto que procura ou onde é solicitado um breve cadastro para liberar um eBook que você tanto deseja.

No Wi-Fi integrado a um Hotspot Inteligente, acontece algo similar a essas páginas. O motivo do visitante se autenticar e deixar seus dados é a segurança do seu estabelecimento e do próprio usuário!

Os dados recolhidos dão origem a uma base de dados e, por meio dela, a uma série de benefícios para o estabelecimento. Veja mais a seguir.

Wi-Fi marketing

“O que um Hotspot traz de benefício para o meu negócio?”

Utilizando a ferramenta correta e todo o potencial que ela te entrega, é simples responder:

Aproxima você dos seus clientes através de comunicação personalizada e inovadora

Imagine que você tem uma pizzaria e o Samuel é seu cliente fiel, sempre vai acompanhado de sua esposa comer sua pizza preferida, 4 queijos, com aquela cerveja gelada. 10 dias antes do aniversário do Samuel, você deixou programado para enviar uma mensagem pelo WhatsApp:

Wi-Fi marketing

As plataformas mais completas como Hotspot Social permitem o relacionamento através de vários canais, seja automático (de acordo com o comportamento dos clientes) ou até mesmo criando campanhas para realizar o envio em massa (para toda a sua base de dados).

Wi-Fi marketing

É possível pontuar o usuário de acordo com o seu comportamento na rede WiFi

Alguns sistemas permitem pontuar os usuários com sistemas de fidelidade – onde, de acordo com o comportamento do visitante, ele pode receber pontos e, ao juntar uma certa quantia, pode retornar no estabelecimento que os somou e solicitar a troca por um chopp, por exemplo. Simples assim: e você ainda pode ir muito além, automatizando o relacionamento com o seu cliente e fidelizando-o ao longo do caminho.

A segunda recomendação é que você deve buscar algo que te atenda, que realmente faça sentido para o seu negócio. Portanto, utilize um sistema de Hotspot que seja eficaz para resolva o seu problema – um que entregue muito mais que um simples cadastro, como você vai ver a seguir.

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“Vale a pena para a minha empresa?”

Legal, então até aqui entendemos o que é hotspot, como usá-lo corretamente e até alguns dos seus benefícios. Mas será mesmo que é uma boa opção para o seu negócio?

A resposta é sim, se: 

  • Você possui uma sala de espera;
  • Em seu estabelecimento há uma fila, mesmo que mínima;
  • Seus clientes esperam por um atendimento, pegam uma senha, ou passem ali um tempo superior a 5 minutos;
  • Seu negócio permite o cliente sentar e tomar aquele café quentinho com pão de queijo, ou aquela cervejinha gelada.

Todo tipo de evento, até mesmo temporário, pode ofertar esse benefício como cortesia. Já pensou que demais em um casamento ter um Hotspot? Isso vai permitir que os convidados façam lives e postem a foto daquele momento inesquecível!

Clubes e resorts onde as pessoas muitas vezes sofrem com equipamentos mal dimensionados e sistemas que deixam a desejar podem tirar grande vantagem disso também. E hotéis! Fala sério – um Hotel com Wi-Fi que não funciona nem deveria existir, certo?

Enfim, você possivelmente vai se enquadrar em algumas das opções acima e já deve ter entendido que entregar Wi-Fi grátis da forma correta é essencial nos dias de hoje.

Estratégias de Wi-Fi marketing com um sistema de hotspot

Você já oferta Wi-Fi Grátis para seus clientes?

Se sua resposta foi não, saiba que você pode estar perdendo dinheiro! Como já compreendeu o que é hotspot e todos os benefícios destacados em nosso post, saiba que você pode ainda fazer parcerias com outras empresas e exibir anúncios em sua rede Wi-Fi com o Hotspot Social, de autoria da nossa própria equipe.

Isso mesmo! Nossa plataforma conta com um painel exclusivo para o anunciante, que pode visualizar todas as métricas e, com isso, mensurar seus resultados. Mais um motivo para você não adiar a implementação de um hotspot em seu negócio. 

Vale lembrar que de nada adianta ter o tal do “check-in no Facebook” e não ter nada para trabalhar com os dados! Para multiplicar os seus lucros e otimizar a experiência dos seus clientes, você deve armazenar e produzir métricas, bem como saber ler os dados apresentados, como muitas ferramentas permitem. Além, é claro, de estar ciente da sua responsabilidade em garantir segurança para você e seu cliente – utilizando esses dados em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados e o Marco Civil da Internet.

Diante disso, nossa sugestão para todos os casos é: 

Obtenha uma solução completa!

Wi-Fi marketing

Nem sempre apenas uma ferramenta atende a todas as necessidades da sua empresa; geralmente, é necessário um ERP, como a Sigma Software fornece, um CRM como o PipeRun, ferramentas de marketing como LeadLovers, entre outros.

Dito isso, é muito importante que a plataforma de Hotspot que escolher possua integrações com os sistemas que você já utiliza. Imagine se não se integrar um com o outro – ou seja, se cada lead/cliente você tiver de cadastrar manualmente em cada sistema? Seu trabalho será muito maior. 

Por isso, recomendamos que procure uma solução completa, uma que capaz de integrar com outros sistemas e suprir todas as necessidades do seu negócio. 

Quando todas as suas ferramentas se integram, isto é, falam uma com as outras, a coisa muda totalmente. Imagine o seguinte: quem se cadastrar em sua rede Wi-Fi é automaticamente enviado para uma lista de e-mail marketing, onde é possível que você se relacione com esse lead.

Na maioria dos sistemas de e-mail marketing, é possível utilizar pontuações a cada ação do usuário, como abrir um e-mail, clicar ou acessar uma página. Esses pontos vão classificando e qualificando esses leads, que, ao chegarem a determinada pontuação, são enviados para o seu CRM, assim avisando para que um vendedor entre em ação.

Mas não para por aí. Ainda no CRM, o seu vendedor entra em contato com o lead qualificado (pessoa interessada em seus serviços ou produtos) e, quando acontece a venda com o sistema já integrado ao ERP, você já receberá todos os dados do cliente – em alguns casos, até de produtos – e suas formas de pagamento, etc. Logo, será emitida a nota fiscal e o processo será finalizado.

Você pode ainda devolver o mais novo cliente para o sistema de marketing para manter o relacionamento. A captura desse cliente é essencial para o seu sucesso e ela pode ter início por meio do hotspot, quando ele está integrado aos demais sistemas da empresa.

Estratégias de Wi-Fi marketing com um sistema de hotspot
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O que é hotspot? É a solução de que a sua empresa precisa para crescer.

Ter um Hotspot em seu negócio é uma ótima opção, seja para um trailer de fast-food, para grandes shopping centers ou para supermercados. Com ele, o Wi-Fi é transformado em um portal de cadastro de novos clientes, tendo baixo investimento e altos benefícios.

Assista ao vídeo abaixo para saber mais sobre o potencial de um hotspot em seu negócio:

Se você é empreendedor e ainda não implementou o Hotspot Social em seu negócio, chegou a hora. Saiba mais ou experimente gratuitamente!

Gostou da ideia? Coloque sua marca nos holofotes e lucre com o Hotspot Social!

Temos outra boa notícia para você: o Hotspot Social também é o primeiro SaaS De Wi-Fi Marketing 100% White Label do Brasil!

Isso quer dizer que, se você trabalha com tecnologia e deseja revender/representar nossa empresa sem ter a necessidade de reinventar a roda, essa solução também serve como um produto inovador – e está pronto para uso.

Aqui, você paga suas licenças (que possuem valores diferenciados) e cobra o valor que quiser do seu cliente, como se o sistema fosse seu. Incrível, não?

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5 Comments

  1. Avatar
    Marcos Neves says:

    Bom dia, Meu nome é Marcos Neves sou gestor de trafego e gostaria de incluir o seu produto no meu portfólio, como faço para oferecer aos meu clientes?

  2. Avatar
    Marcos Neves says:

    Bom dia, Meu nome é Marcos Neves sou gestor de trafego e gostaria de incluir o seu produto no meu portfólio, como faço para oferecer aos meu clientes?

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