O papel da TI na estratégia das organizações

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Por conta do desenvolvimento tecnológico, cada vez mais, o uso da internet é comum nas organizações, fazendo com que a TI na estratégia das empresas se torne cada vez mais necessário, bem como entender essas necessidades e setor. 

Inclusive, diversas atividades da empresa são realizadas com o auxílio da internet ou no ambiente da rede. É por isso, também, que o profissional de TI nas empresas é cada vez mais importante e necessário!

Sem dúvidas, no seu dia a dia, você utiliza a internet em um dispositivo móvel ou computador para ler notícias, enviar e-mails ou mensagens, realizar ligações, assim como verificar procedimentos bancários. 

Se no cotidiano, o uso dos meios digitais já é tão importante, imagine dentro do ambiente empresarial, em que muitos processos podem ser otimizados pela rede. 

Como a tecnologia vem se tornando um elemento indispensável para se pensar em estratégias organizacionais, é fundamental pensar na importância de contar com um profissional da área da TI. 

Por isso, neste artigo falaremos sobre o uso da tecnologia nas organizações, assim como as funcionalidades que esse profissional pode desenvolver em sua empresa. Não deixe de conferir!

TI na estratégia

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A tecnologia na informática 

O processo da tecnologia está presente em diversos locais: desde um novo lançamento de carro, novos eletrodomésticos, uma descoberta na área química e na informática. 

O acesso à internet, sem dúvidas, modificou as relações humanas e as estratégias dentro das organizações. 

Se anteriormente muitas atividades dentro das empresas eram feitas no papel e de forma manual, atualmente, o uso do computador conectado à internet é essencial. 

No computador é possível realizar atividades como criação de documentos, planilhas, emissão de notas, acesso a pesquisas e vídeos, interação com a equipe, acesso à informação e dados, contato com softwares de gestão e gerenciamento, dentre outros. 

Outra atividade importante diz respeito à emissão de parecer técnico e de documentos para transferência de veículo pr.

Isso porque, cada vez mais, até mesmo outros processos e serviços, como as vistorias, podem ser atualizados e acompanhados por pessoas diferentes e em locais distintos, bastando apenas um código de acesso.

Perceba que anteriormente isso era feito somente de modo manual. Agora, com a internet e o avanço da rede de computadores, é possível utilizar programas específicos e softwares certificados para emissão desses relatórios, com documentos anexados. 

Muitos processos relacionados à compra e venda também são realizados utilizando o auxílio da internet, por meio do uso de computadores e dispositivos móveis, otimizando a rotina dos vendedores, empresas e dos clientes/parceiros.

Diante disso, imagine uma empresa ficar desconectada? Sem dúvidas, é um grande impacto no dia de trabalho, trazendo diversos prejuízos. 

Dentre os prejuízos em ficar sem conexão durante algumas horas, podemos destacar:

  • Perder oportunidade de vendas;
  • Negligenciar o atendimento ao cliente;
  • Ficar sem interação com o público;
  • Perder dados, contatos e atualizações sobre menções;
  • Ter processos importantes administrativos interrompidos;
  • Ter uma interrupção de comunicação interna entre os setores;
  • Ter prejuízos relacionados aos pagamentos online;
  • Perder mais tempo para realizar atividades simples e de manutenção.

Diante da necessidade de utilizar a internet em diversos processos empresariais, o profissional da TI, que é o responsável por atuar no setor da tecnologia da informação (palavra para a sigla TI), ganhou uma importância essencial na instalação e monitoramento das redes, sistemas e tecnologias de uma marca como um todo. 

Por conta disso, conhecer ainda mais sobre quem é esse profissional e como ele trabalha, é ainda mais vantajoso para a empresa!

TI na estratégia

Quem é o profissional de TI?

Para falarmos sobre um profissional da área da tecnologia da informação, vamos trazer como exemplo uma empresas de portaria e controlador de acesso

Essa empresa conta com vários profissionais qualificados para desenvolver softwares que atendam às empresas e que possam atuar em sistemas de gestão, otimizando as rotinas por meio de tecnologias e programações específicas. 

Inclusive, muitas empresas utilizam aplicativos como uma ferramenta de trabalho, sendo muito importante o monitoramento dessa plataforma. 

Diante disso, essa empresa que desenvolve softwares ou aplicativos precisa contar com um profissional de TI.

Mas, o que exatamente esse profissional faz? 

Basicamente, um profissional da área de TI vai atuar com a gestão de dados e informações da empresa, fazendo com que isso seja distribuído por meio de uma rede de computadores, bem como utilizará ferramentas para criar novas plataformas que contribuam com a automatização de alguns processos.

Além disso, esse profissional atua:

  • No processamento de coleta de dados;
  • Na criação de softwares e aplicativos;
  • Na engenharia das máquinas (voltada ao hardware dos equipamentos e periféricos);
  • Na melhora da internet e velocidade no acesso aos dados;
  • Na criação e manutenção de sistemas tecnológicos;
  • Na elaboração e gerenciamento de dados.

Ou seja, além de ser um profissional que atua na área de apoio e suporte tecnológico a todos os setores da empresa (atuando quando tem alguma queda de sistema ou da rede, ou quando algum hardware quebra), um profissional de TI também fará parte do processo estratégico da empresa.

Isso porque, não basta apenas realizar a venda de produtos ou serviços, como é o caso de carvão ativado preço kg. É necessário ter acesso aos dados e saber interpretá-los para que haja um desenvolvimento ainda mais claro e progressivo nos novos meios de consumo.

É por isso, que esse profissional é visto dentro de uma função estratégica, a partir do momento que ele consegue coletar e analisar os dados, de modo a trazer informações confiáveis para a empresa, principalmente em ambientes que estão percebendo essa movimentação para as áreas de tecnologia.

No cenário oposto, contudo, as empresas que não contam com esse tipo de profissional tendem a perder em desenvolvimento tecnológico e implantação de suporte e ferramentas voltadas à internet

Consequentemente, com o avanço do uso de redes e canais de venda online, sem esse profissional, as empresas podem perder clientes também! 

Muitas pessoas traçam diversas estratégias de marketing de atração como descontos para o seu pet em um veterinário 24h para o cliente e até mesmo deseja fazer um investimento em anúncios nas redes sociais e em sites. 

Só que isso só é possível se houver um profissional da tecnologia e marketing para monitorar e cuidar da parte técnica da rede, compreendendo a linguagem de programação e o funcionamento das máquinas relacionadas à área de tecnologia empresarial, otimizando a ferramenta e os resultados das campanhas. 

Por isso, se sua empresa realmente deseja avançar tanto nas vendas de produtos, como um removedor de tinta automotiva valor, mas também nas áreas de serviços é importante começar a ter um planejamento estratégico que envolva o TI. 

TI na estratégia

Contratando um TI para sua empresa 

Como já discutimos neste artigo, as empresas que desejam seguir no mercado e ganhar credibilidade precisam investir em tecnologia. 

Seja investindo para otimizar processos, melhorar as máquinas de conexão, emitir documentos com maior praticidade e até mesmo realizar pagamentos, ou mesmo para melhorar a comunicação com os clientes e campanhas de marketing. 

A realidade mostra que sem essa adaptação fica muito difícil que uma empresa esteja no mercado. 

Por exemplo, o empreendedor de máquinas e produtos de refrigeração que é proprietário de uma loja, não pode se preocupar apenas com uma camara fria expositora.

Isso porque, cada vez mais, ele precisa pensar em um sistema que quantifique as vendas disponíveis no local, em um software que faça o cadastro dos clientes, em dispositivos tecnológicos para o pagamento e, até mesmo, no desenvolvimento de um aplicativo para o agendamento das máquinas.

Ou seja, não só os processos da clínica como a experiência dos clientes podem ser melhorados.

TI na estratégia

Considerações finais da TI na estratégia

As empresas que inovam e apostam em tecnologia tendem a oferecer um serviço com maior qualidade para o cliente, agregando valor ao seu produto ou serviço. 

Por isso, vale a pena buscar a contratação de um profissional de TI, que tenha qualificação técnica e experiência no mercado. Realizando esse tipo de contratação sua empresa ganha benefícios como:

  • Melhora do desenvolvimento estratégico da empresa;
  • Acelera processos e facilita a integração de áreas;
  • Possibilita uma equipe com maior preparação, por conta do aparato tecnológico;
  • Melhores serviços e produtos ofertados ao cliente;
  • Melhora da gestão empresarial;
  • Tomada de decisões de forma mais assertiva;
  • Melhora o gerenciamento de dados (audiência e empresariais);
  • Melhora o desempenho financeiro diante a concorrência;
  • Melhora a organização durante eventos ou reuniões.

Ou seja, por meio dessas qualidades já é possível perceber os motivos pelos quais sua empresa pode investir em tecnologia da informação. 

Lembre-se que esse profissional não cuida somente das fabricantes de equipamentos industriais (ou de outras ações de assistência B2B), sendo essencial também para que decisões estratégicas sejam tomadas dentro de sua empresa, seja na área comercial, de vendas ou de marketing. 

Essa integração da tecnologia com os setores é importante para que os colaboradores consigam acompanhar o desenvolvimento tecnológico na empresa, estando por dentro dos novos sistemas e formas de atuação. 

Por exemplo, se sua empresa deseja vender uma camara fria para distribuidora pela internet, é importante que a equipe de marketing e de vendas estejam alinhadas com a equipe de TI. Ou seja, nenhum setor atua de forma isolada.

Isso porque a estrutura do site, sua velocidade de carregamento e capacidade de armazenamento de dados depende de um bom trabalho da área de tecnologia.

Ou seja, a ideia de publicar um conteúdo no site, fazer vendas, atrair mais clientes por meio do marketing digital e até mesmo de anunciar em redes sociais só é possível se houver uma integração entre os setores e a área de TI. Por isso, não deixe o resto da equipe de fora!

ma recomendação interessante pode ser treinar sua equipe, mostrando como os novos procedimentos serão feitos e quais serão as principais mudanças em cada situação, integrando as tecnologias a rotina de forma mais qualificada. 

É importante que sua empresa não tenha medo de inovar e de fazer parte desse desenvolvimento tecnológico, que é essencial para o crescimento e credibilidade do seu ambiente empresarial na atualidade.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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