Golpes no WhatsApp para se evitar em pleno 2022

Você precisa estar preparado, especialmente quando se trata de evitar golpes, aqui está uma lista dos golpes no WhatsApp.

Os golpistas estão visando usuários do WhatsApp e sequestrando suas contas. É uma experiência angustiante que deixa as vítimas se sentindo envergonhadas e arrasadas. No entanto existem histórias pessoais sobre isso acontecendo com as pessoas e sendo relatadas nas mídias sociais, demonstrando que qualquer pessoa pode ser vulnerável e enganada.

O WhatsApp tem dois bilhões de usuários, o que significa que os fraudadores só precisam enganar uma pequena fração dos usuários para ganhar algum dinheiro.

Truques comuns de golpes no WhatsApp

  1. Persuadir você a entregar detalhes pessoais, como seu nome e endereço, que podem ser usados em roubo de identidade;
  2. Instalar malware ou software malicioso em seu telefone, que vai espionar sua atividade e coletar informações que podem ser usadas em roubo de identidade ou bloqueá-lo de seu telefone;
  3. Cobrar por serviços que deveriam ser gratuitos;
  4. Golpistas podem fingir ser um membro da família e pedir dinheiro.
Golpes no WhatsApp

Os golpes mais comuns do WhatsApp a serem observados

1- Código de seis dígitos do WhatsApp que você não esperava

Se você receber uma mensagem de texto com um código de seis dígitos do WhatsApp que não esperava, você pode estar sendo alvo de um golpe.

É o tipo de código que você precisaria se estivesse configurando uma nova conta ou fazendo login em sua conta existente em um novo dispositivo.

Se você não iniciou esta solicitação, deverá ver esta mensagem como uma bandeira vermelha, pode ser um fraudador tentando fazer login em sua conta.

Na próxima etapa do golpe, você recebe uma mensagem do WhatsApp de um amigo solicitando o código de seis dígitos. Uma verdade lamentável: vai parecer vir de um amigo real, mas porque sua conta já foi invadida.

Se você não perceber que é uma fraude, você acabará enviando o código de acesso da sua própria conta para o golpista. O sequestrador pode enviar mensagens para seus amigos, familiares e contatos e fingir ser você. Eles podem acessar seus bate-papos em grupo, onde podem ver informações privadas. Eles podem tentar o truque do código de seis dígitos com novas vítimas. Eles podem até fingir que você está tendo uma crise e pedir dinheiro aos seus contatos.

Golpes no WhatsApp

2- WhatsApp Gold

O WhatsApp Gold é um golpe que alega ser uma versão especial do aplicativo de mensagens usado por celebridades e pessoas ricas com acesso a recursos ocultos. Ele apareceu pela primeira vez em 2016 e tem um histórico de reaparecer a cada poucos anos – sua última aparição foi em 2020.

Como a pandemia de coronavírus está nos fazendo depender de aplicativos como o WhatsApp mais do que nunca e nos deixa abertos à necessidade de novidades, isso não deve ser uma surpresa. Mas todas as mensagens que você receber pedindo para atualizar para o WhatsApp Gold devem ser imediatamente ignoradas.

De acordo com aqueles que foram visados, uma mensagem cairá em sua caixa de entrada dizendo que uma versão especial do WhatsApp está disponível.

A mensagem diz: “Ei, finalmente, a versão gold do WhatsApp secreto vazou, esta versão é usada apenas por grandes celebridades. Agora podemos usá-lo também.”

Um link irá convidá-lo a baixar o WhatsApp Gold. Mas na realidade, esses links podem estar repletos de malware que bloqueiam seu telefone ou roubam informações pessoais valiosas.

Usuários de mídia social relataram como a farsa do WhatsApp Gold apareceu com um vídeo chamado ‘Dança do Papa’ em um esforço para persuadir as vítimas a abrir o link.

Sim, o WhatsApp apresenta novos recursos o tempo todo. Mas o aplicativo é muito popular e é muito verbal sobre o que está lançando e quando. Fique atento também ao sinal revelador de uma fraude: os erros de ortografia e gramática.

Quaisquer atualizações ocorrerão por meio da atualização do próprio aplicativo – e não por meio de um clique em um link incorporado em uma mensagem.

3- Fraudes do WhatsApp de supermercado

Golpistas enviam vouchers falsos no WhatsApp. As mensagens parecem ter sido enviadas por um amigo atencioso e projetadas para induzi-lo a clicar no link para reivindicar o voucher.

As mensagens falam: “Olá, a “Nome da empresa” está dando um Voucher Gratuito de R$ 50,00 para comemorar o “aniversário ou evento festivo”, clique aqui para receber seu desconto.”

Mas a empresa não está distribuindo nenhum voucher. Existem dois sinais clássicos de que se trata de uma farsa: os erros ortográficos e gramaticais e, se você digitar a URL mencionada na oferta, verá que a página não existe.

Golpes no WhatsApp

Como se proteger dos golpes no WhatsApp?

Nunca entregue seus códigos de segurança, uma senha ou um PIN a ninguém – nem mesmo amigos ou familiares, esse código é apenas seu e deve ser secreto.
Cuidado com as mensagens pedindo dinheiro. Ligue para seu amigo ou família para verificar se tiver alguma dúvida.
Configure a opção de verificação em duas etapas para segurança extra em seu conta do WhatsApp.

Você utiliza atendimento via WhatsApp em sua empresa? Tome cuidado e mantenha sempre a sua equipe responsável pelo WhatsApp orientada a não fornecer nenhum desses códigos a ninguém.

Quer um atendimento via WhatsApp automatizado e profissionalizado para os seus clientes? Fale com nossas consultoras e conheça hoje mesmo o Chat Corp .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.