Como integrar o GLPI com o WhatsApp para abertura de Chamados?

Com o crescimento do mundo Open Source, várias empresas adotaram o uso de sistemas que possuem código aberto, olhando para o mercado de TI, temos o GLPI que é utilizado por várias empresas para atender as solicitações de seus clientes.

Se você não sabe o que é Open Source ainda, veja esse outro post, também para conhecer mais sobre o GLPI, você pode utilizar o Blog da ServiceDesk Brasil, que é uma empresa especializada em GLPI e pode te ajudar em todas as etapas necessárias para o sucesso do seu sistema.

GLPI

GLPI e WhatsApp porque integrar?

Imagine o seu cliente, muitas vezes até consultores externos que precisam de algum atendimento para algo que não funciona bem, ou mesmo uma simples instalação de um novo software para o cliente executar o seu trabalho, o cliente pode não lembrar a URL, por estar em um dispositivo novo, não lembrar o e-mail de abertura de chamados, então para resolver isso, basta ele ter o contato (telefone principal) da empresa de TI para solicitar atendimento, e não paramos por aí.

Cada dia mais as pessoas buscam mobilidade no mundo dos negócios, muitas empresas acreditam no modelo de trabalho home office, e foi exatamente isso que motivou a DT Network a desenvolver uma integração que está evoluindo a cada dia mais, com o único objetivo de facilitar o dia-a-dia de clientes para abrir chamado no GLPI com o WhatsApp e para que os técnicos centralizem o atendimento cada vez mais na central de serviços com o GLPI.

No Brasil a maioria das empresas são de pequeno porte, e muitas delas incluem o WhatsApp como uma ferramenta de trabalho, mas nem sempre da melhor forma, como por exemplo, com o uso de uma solução como o Chat Corp, que hoje é o comunicador mais utilizado pelas pessoas, principalmente aqui no Brasil, sendo assim, você permiti mais canais de atendimento para o seu cliente, faz todo o sentido, que além do e-mail, web, agora você tem a possibilidade de ter essa integração com o WhatsApp também!

Como abrir chamado no GLPI com o WhatsApp?

Visando a facilidade, tanto para a equipe técnica quanto para o seu cliente, esse recurso, passa a ser algo essencial para os dias atuais, mas como o seu pode abrir um chamado? Veja o passo a passo, como é simples e funcional:

1 – O cliente envia uma mensagem no número de WhatsApp da empresa que deseja atendimento (recomendamos o uso do número fixo, o mesmo que o cliente liga para falar por telefone);

GLPI WhatsApp

2 – O cliente recebe uma resposta automática, e escolhe a opção Abrir um chamado (o cliente pode ser atendido por algum setor da sua empresa também);

GLPI Chat Corp

3 – É solicitado o assunto do chamado;

GLPI Chat Corp

4 – E por fim, a descrição do chamado, que pode ser, texto, imagem, vídeo, áudio ou documentos;

GLPI Chat Corp

5 – O chamado é aberto, o cliente recebe um resumo de sua solicitação, como no e-mail, e você já pode visualizar dentro do GLPI e iniciar o atendimento para o seu cliente!

GLPI Chat Corp

Agende uma demonstração personalizada

Receba uma demonstração personalizada e entenda como funciona a nossa integração na prática!

Como adicionar um acompanhamento no GLPI com o WhatsApp?

Além da abertura de chamado, o cliente pode precisar te responder sobre algo que recebeu de resposta ou mesmo caso esqueça de uma informação importante, para adicionar qualquer acompanhamento é bem simples, basta arrastar para o lado (comando de responder uma mensagem do WhatsApp) e incluir o que precisa de informação para atualizar o seu chamado, simples assim.

GLPI Chat Corp

Como receber notificações do GLPI com o WhatsApp?

Assim como o canal de e-mail, que possui as notificações dentro do GLPI e modelos de notificações, nós desenvolvemos exatamente para utilizar da mesma forma, facilitando o seu trabalho, para criar a notificação que precisar e também personalizar a que já existe, deixando 100% com a cara da sua empresa, com a mesma comunicação que já realizam com os clientes.

O nosso plugin, permite então ter essa integração exatamente como já acontece no canal de e-mail, é como se fosse nativo, para que seja flexível e que você tenha a melhor experiência possível.

GLPI Chat Corp

O que eu preciso para integrar o GLPI com o WhatsApp?

Para você ter a integração em operação, você deve ter uma instalação do GLPI nas versões, 9 ou 10 em diante, também que ele tenha a API ativada com token, usuário, senha e permita os endereços IP do WeApp (Plataforma Web no formato PaaS) que ficam no Azure da Microsoft.

E claro, o que faz todo o trabalho, e além disso permite os clientes solicitarem atendimento para cada setor da sua empresa, e seus colaboradores atenderem de apenas 1 número, centralizando e permitindo maior produtividade para toda a equipe, o Chat Corp, que é a plataforma de Chat Robusta da DT Network.

Se faz sentido facilitar o trabalho da sua equipe, centralizando cada dia mais os atendimentos em sua central de serviços, e também para o seu cliente ter mais mobilidade, facilidade na comunicação com o seu negócio, podendo ser atendindo por um setor da sua empresa e também solicitar atendimento pelo GLPI, recomendo que você peça uma demonstração sem compromisso, você pode fazer isso por aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.