Se você tem uma rede pública ou até uma rede residencial desprotegida e está cansado(a) de lidar com a lentidão e visitantes inesperados, esse é o artigo de que você precisa. Afinal, aprender como mudar uma rede Wi-Fi de pública para privada é importante, especialmente para administrar a Internet do seu local do jeito que você bem entender.
Continue lendo para saber como manipular essa configuração e fazer isso sem dores de cabeça.
Para detalhes mais técnicos, leia também: Como configurar um roteador e suas principais funcionalidades
Como mudar uma rede Wi-Fi de pública para privada: passo a passo
A solução é tão simples quanto aparenta: na maioria dos casos, basta colocar uma forte senha de acesso e não compartilhá-la com pessoas indesejadas. Contudo, formalmente, para mudar uma rede Wi-Fi de pública para privada, certos passos devem ser seguidos antes disso. No Windows, eles se desdobram da seguinte forma:
- Pressione Windows + I para abrir as Configurações.
- Vá até Rede e Internet.
- No menu à esquerda, clique em Status.
- Você verá a rede Wi-Fi à qual está conectado. Clique em Propriedades da Conexão logo abaixo do nome da rede.
- Em Perfil de Rede, você verá as opções Pública e Privada.
- Selecione Privada para definir a rede como confiável. Isso permite que outros dispositivos na mesma rede detectem seu computador – e facilita o compartilhamento de arquivos ou impressoras.
Em tese, já está tudo pronto! A única coisa que falta, claro, é implementar medidas de segurança adicionais para fazer com que a rede de fato se torne algo privado do qual apenas pessoas selecionadas possam participar. Como mencionado, isso começa pela senha de acesso.
Nome e senha
Para mudar o nome da rede (SSID) e a senha do Wi-Fi, geralmente você precisará acessar o painel de administração do seu roteador, independentemente da marca. Os menus e opções podem variar um pouco de acordo com o modelo, claro – mas esses passos básicos devem ajudar na maioria dos casos. Se precisar de assistência mais específica, é útil consultar o manual do roteador ou entrar em contato com o suporte técnico do fabricante.
Você também pode ler o nosso guia completo sobre isso clicando aqui.
- Conecte-se ao roteador: Você pode fazer isso digitando o endereço IP do roteador em um navegador da web. Os endereços comuns são 192.168.0.1 ou 192.168.1.1. Às vezes, você encontra essa informação na parte inferior do roteador ou no manual.
- Faça login: Você será solicitado a inserir um nome de usuário e senha para acessar as configurações do roteador. Se você nunca alterou essas credenciais, elas podem ser os padrões do fabricante. Consulte o manual do roteador ou pesquise na internet pelo modelo específico do seu roteador para obter as credenciais padrão.
- Encontre as configurações de Wi-Fi: Geralmente, isso está na seção de configurações sem fio ou redes sem fio. Procure por opções como “Wireless”, “SSID”, “Network Name” ou “Security”.
- Mude o nome (SSID) e a senha: Nas configurações sem fio, você encontrará a opção de alterar o nome da rede (SSID) e a senha de segurança. É bom utilizar combinações de letras maiúsculas e minúsculas, números e caracteres especiais. Leia este artigo para saber como criar uma senha forte.
- Salve as alterações: Depois de fazer as alterações desejadas, salve as configurações – seu roteador pode reiniciar para aplicar as novas configurações.
Firewall
Nós também recomendamos que você configure outros elementos de rede como o firewall, que anda lado a lado com o antivírus de um dispositivo para fortalecer a relação entre o sistema e a rede designada. Isso também pode ser feito no menu de configurações avançadas (pelo “Ativar ou desativar o Firewall do Windows Defender”) ou por um pacote terceirizado e adaptável às suas necessidades, onde é possível definir condições de portas, programas e protocolos e permitir ou bloquear certos dispositivos ou sites, bem como configurar regras de saída para gerenciar o tráfego recebido.
Você também pode se interessar: Como ver o histórico do roteador e deletar o log do Wi-Fi
Você tem uma rede empresarial? Então calma lá!
Transformar uma rede pública em privada pode trazer inúmeros benefícios de preservação de integridade – mas somente se estivermos falando de um contexto residencial ou casual, que não use a Internet como ponto de venda ou fonte de atividade comercial. Se você for um empreendedor que deseja providenciar um Wi-Fi mais eficiente tanto para clientes quanto para funcionários, temos uma notícia que pode abrir a sua mente: proteger a rede atrás de uma senha de acesso não é a melhor opção.
Como regra geral, redes públicas têm a fama de gerar insegurança entre seus usuários, independentemente do local em que se encontram. Seja em aeroportos, restaurantes, salas de espera e até dentro de transportes públicos, a procedência de um sinal que não é protegido sempre é vista com maus olhos, ainda mais quando levamos em conta os oportunistas que se aproveitam da vulnerabilidade virtual para:
- roubar dados pessoais e informações valiosas dos aparelhos na rede;
- usar a Internet mesmo após deixarem o local;
- ou compartilhar a senha da rede com estranhos.
Sem falar, claro, no alto tráfego de visitantes que pode comprometer uma rede comum, deixando a conexão lenta e praticamente inútil – o que também afasta as pessoas de um negócio.
Mas não se preocupe; existe uma solução simples que resolve todos esses problemas de uma vez só – e ainda usando o conceito de uma rede pública. Mas não qualquer rede pública, claro: estamos falando de um hotspot, uma rede personalizada, profissional e controlada, que garante segurança e eficiência para todos os usuários conectados.
Um hotspot é um ponto de acesso à Internet sem fio que permite que dispositivos móveis, como laptops, smartphones e tablets, fiquem online. Esse “hub” de conexão pode ser configurado em locais públicos ou privados; e no caso das empresas, especialmente aquelas que lidam com atendimento ao público, os clientes sempre são o foco e a prioridade.
Ele basicamente funciona assim: em troca do acesso a uma Internet confiável e realmente funcional, as pessoas fazem um cadastro próprio por um login social onde fornecem informações valiosas para o plano de marketing de uma empresa – como nome, e-mail e telefone – para que o administrador as use como referência para futuras compras. Com essa forma de cadastro, um hotspot permite não só que a conexão seja distribuída igualmente como também que a empresa trace um padrão de preferências com base nas atividades de cada dispositivo conectado – e tudo de acordo com as regulamentações da LGPD.
As vantagens de um sistema de hotspot
Dito isso, a função de um hotspot para empresas de qualidade é combinar duas coisas: a primeira é customizar a conexão online com a identidade da marca; e a segunda, como acabamos de mencionar, é coletar as informações sobre o seu público-alvo (ou seja, as pessoas que se conectam à Internet ali) enquanto lhe oferece benefícios por isso.
Esses benefícios, aliás, incluem os seguintes:
Conexão rápida e segura para clientes e funcionários
Um sistema de hotspot bem configurado oferece uma conexão rápida e confiável para usuários. Ele também pode separar a rede de clientes e a de funcionários, garantindo maior segurança e controle sobre o tráfego de dados. Os clientes podem navegar sem afetar a rede interna da empresa, enquanto os funcionários mantêm uma conexão estável para as suas tarefas.
Autenticação por cadastro social
Oferecer a opção de autenticação por via redes sociais (como check-in por Facebook e Google), além de aumentar a segurança, facilita o processo de login para os usuários. Isso melhora a experiência do cliente, tornando o acesso mais rápido e conveniente, enquanto a empresa pode coletar dados valiosos de forma segura e em conformidade com as normas.
Controle de tempo limite e horário de funcionamento
Isso permite que o estabelecimento controle o tempo de uso da internet por cliente, prevenindo sobrecargas na rede e garantindo que o serviço seja distribuído de forma equitativa. Além disso, o horário de funcionamento pode ser configurado para desligar automaticamente o acesso à internet fora do expediente, otimizando o uso da rede.
Cardápios e catálogos digitais
A implementação de cardápios digitais via o sistema de hotspot oferece conveniência para os clientes, que podem acessar o cardápio diretamente de seus dispositivos assim que se conectarem à rede. Isso pode reduzir custos com impressão e facilitar atualizações de preços ou itens – além de melhorar a experiência do usuário, já que ele pode acessar informações detalhadas sobre os pratos.
Envio de descontos e promoções
O hotspot permite o envio de notificações, como descontos ou promoções personalizadas, diretamente para os dispositivos dos clientes conectados. Isso pode ser uma ferramenta poderosa de marketing, incentivando o cliente a realizar novas compras ou visitas, ao mesmo tempo que fortalece o relacionamento com a marca.
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