O acesso à Internet é imprescindível em pleno século XXI. De uma forma ou de outra, todos dependem dela para exercer suas atividades cotidianas, e as reverberações de tal fato se espalham em todos os locais – inclusive no ambiente de trabalho. Pensando nisso, uma dúvida muito comum surge de vez em quando: a empresa pode não fornecer Wi-Fi em suas atividades diárias? A depender do seu ponto de referência – ou seja, se você estiver pensando nos funcionários de uma empresa ou nos seus clientes visitantes – a resposta dessa escolha pode variar.
Neste artigo, é justamente isso que veremos. Continue lendo para descobrir as responsabilidades e as obrigações legais de uma empresa ou estabelecimento em relação à provisão de Internet. Afinal, a empresa pode não fornecer Wi-Fi nos dias conectados de hoje?
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A empresa pode não fornecer Wi-Fi para seus funcionários e clientes?
Como regra, a empresa pode não fornecer Wi-Fi apenas em algumas ocasiões. Tratando-se de funcionários em regime remoto, por exemplo, a empresa não é obrigada a oferecer esse recurso; tratando-se de clientes que visitam um estabelecimento, a empresa pode escolher fornecer Wi-Fi público ou não, estratégia popular que veremos em detalhes ao longo do artigo.
Dito isso, em ambos os casos, é importante notar que o administrador da rede – provavelmente o dono da empresa ou empresário responsável pelo setor – deve adequar as suas operações virtuais às normas dispostas pela Lei Geral da Proteção de Dados (LGPD), efetiva desde 2020 em território brasileiro junto ao Marco Civil da Internet. Uma vez que essas leis protegem a privacidade e a identidade de todos os usuários conectados, qualquer Wi-Fi de natureza pública ou corporativa deve respeitá-las para não ter futuros problemas com a justiça.
Leia o nosso artigo completo sobre essas duas legislações clicando aqui.
Wi-Fi para funcionários
A empresa pode não fornecer Wi-Fi para seus funcionários? Veja abaixo 3 situações em que essa pergunta se aplicaria, bem como a sua resposta:
Em expedientes presenciais
Não – obviamente. Em ambientes de trabalho presenciais, é comum e esperado que a empresa forneça acesso à Internet, seja via sem fio ou cabeamento, para que os funcionários possam realizar suas atividades profissionais. A infraestrutura básica é parte das condições adequadas de trabalho para que os colaboradores possam desempenhar suas funções e tarefas de forma eficiente.
No âmbito de home office
A história muda um pouco – e se torna até controversa – quando falamos do home office. Baseada na Medida Provisória (MP) 1.109/22, a lei 14.437/22 estabelece várias obrigações e direitos trabalhistas aqui, determinando que não é responsabilidade do empregador fornecer equipamentos ou conexão de Internet aos funcionários, embora isso possa ser acordado entre as partes.
Além disso, a lei exige que os funcionários sejam notificados com pelo menos 48 horas de antecedência sobre a implementação do home office. No entanto, a decisão de trabalhar remotamente ou retornar ao trabalho presencial cabe ao empregador.
Em estabelecimentos comerciais
O cenário também muda se o ambiente de trabalho não depender da Internet para funcionar. Aqui, nos referimos a pequenos estabelecimentos (geralmente encontrados em cidades pequenas), como cafés e bares de bairro. Fornecer Wi-Fi não é obrigatório nessas situações isoladas e específicas, mas levando em conta que todo sistema computacional vai usar a Internet para registrar a movimentação do caixa ou receber pagamentos em cartões de crédito e PIX, dificilmente o Wi-Fi não será encontrado.
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Wi-Fi para clientes
Diferentemente da seção anterior, oferecer Wi-Fi para clientes ainda é uma opção arbitrária, mesmo que o local seja grande o suficiente para acomodar um número substancial de pessoas em uma fila ou tempo de espera. Contudo, não se engane: a empresa pode não fornecer Wi-Fi para os seus visitantes, mas isso não significa que elas não investem nesse recurso para fidelizá-los.
Pense nisso como uma estratégia de negócio; afinal, o Wi-Fi é tão importante para o conforto e a acessibilidade das pessoas que visitam um estabelecimento quanto para as pessoas que trabalham nele. Portanto, para agradar a clientela e se destacar entre a concorrência, o acesso à Internet gratuito é uma abordagem inteligente que diversas marcas adotam. Isso cria uma rede simples de conexões – protegida ou não por senha – que faz os visitantes passarem mais tempo no local e, como consequência, consumirem mais produtos ou serviços.
O Wi-Fi para clientes controlado tem um nome: hotspot. Seja em hotéis, lojas ou pequenos restaurantes, o mero fato de oferecer um ponto de acesso para os clientes por meio de equipamentos de rede e um roteador simples é uma oportunidade para:
- fortalecer a percepção de qualidade aos olhos da comunidade;
- trazer notoriedade à marca por meio de check-ins em redes sociais;
- controlar o tempo limite de conexão em cada dispositivo;
- disponibilizar cardápios online, descontos e promoções;
- estabelecer autenticação de dois fatores, como QR codes ou cadastro por login, para dispensar as senhas permanentes e facilmente invadidas.
A verdade é que, apesar de não ser uma obrigação do dono da empresa, não há por que não oferecer Wi-Fi para os seus visitantes. E se os funcionários do local já possuem esse benefício, é ainda mais fácil integrar essas conexões em um só sistema para agradar todas as partes.
Veja também: Senhas de Wi-Fi para bares – as melhores dicas
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Ei, empresário! Se você é dono de uma empresa ou estabelecimento que procura oferecer uma conexão de Internet respeitável para seus clientes e funcionários com todos os benefícios citados aqui, esta mensagem é para você.
A Internet é mais do que um conforto hoje em dia; é uma necessidade para o ser humano moderno, que precisa estar conectado com o seu trabalho e o seu círculo social dentro e fora de casa. E é aqui que o Wi-Fi público entra!
Como vimos, muitos locais públicos oferecem Wi-Fi de graça para seus visitantes, algo conhecido como hotspot. E por meio do nosso software de Hotspot Social, é possível usar essa conexão para aumentar a amplitude das suas relações comerciais, gerar um crescimento orgânico para a empresa e dobrar os lucros na sua mesa!
Veja só: com esse recurso de Wi-Fi com gestão especializada, você pode recolher dados de cadastro de seus clientes e usá-los como sistema de relacionamento para futuras compras, por exemplo, a partir do momento em que eles se conectarem à sua rede.
E não é só isso. Além da sua conexão local se tornar um ambiente ainda mais seguro e eficaz – permitindo ainda que você divida um sinal de rede específico para consumidores, totalmente separado do principal para funcionários – nossas soluções de cadastro com login social também lhe garantem um ótimo meio de revender a sua marca (100% White Label) e oferecer um atendimento online profissional, tudo de acordo com as diretrizes da LGPD.
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