Saber como medir a velocidade da Internet é crucial para garantir o bom desempenho da sua conexão local, especialmente se estivermos falando do ambiente de trabalho. Mesmo com todos os equipamentos necessários para criar uma rede wireless (ou cabeada) robusta, às vezes o sistema enfrenta quedas e falhas técnicas que podem vir a prejudicar as suas atividades online, o que não é ideal a longo prazo.
Portanto, aprenda neste artigo como medir a velocidade da Internet de uma forma simples e descobrir o que está afetando uma lentidão eventual.
E não perca: Equipamentos de TI – um guia essencial para a sua empresa
Como medir a velocidade da Internet
Para aprender como medir a velocidade da Internet à qual o seu dispositivo está conectado, apenas digite “Medir a velocidade da Internet” na barra de pesquisa do seu navegador padrão. Se você estiver usando o Chrome, a primeira opção a aparecer na sua tela será, na verdade, uma mensagem do próprio Google, que tem um sistema simples já integrado no navegador para calcular a latência da sua conexão em tempo real.
Você deverá clicar no botão afirmativo para, em questão de segundos, ter uma resposta exata da situação da sua Internet. Se tudo estiver de acordo, o Google mostrará a seguinte mensagem:
Se alguma coisa estiver comprometendo a qualidade da sua conexão, ele também falará – e você deverá tomar as medidas necessárias para converter esse cenário.
O que faz a Internet ficar lenta?
Existem vários fatores que podem contribuir para a lentidão da Internet. No fim do dia, identificar a causa específica pode exigir algum diagnóstico – como verificar a velocidade da Internet usando ferramentas online (método que acabamos de cobrir), testar a conexão com diferentes dispositivos ou reiniciar/resetar o roteador local, bem como entrar em contato com o seu provedor de Internet.
Dito isso, aqui estão 11 dos principais motivos para uma conexão lerda:
- Largura de banda insuficiente: Se muitos dispositivos estão usando a mesma conexão ao mesmo tempo, a largura de banda pode ser insuficiente para atender a todos, causando lentidão.
- Interferência de sinal Wi-Fi: Paredes, móveis e outros obstáculos sempre podem interferir no sinal Wi-Fi. Além disso, outros dispositivos eletrônicos, como micro-ondas e telefones sem fio, podem causar interferência indesejada.
- Equipamento obsoleto ou defeituoso: Roteadores antigos ou com defeito podem não suportar velocidades mais altas de Internet – cabos desgastados ou mal conectados também podem ser um problema.
- Congestionamento da rede: Durante horários de pico, quando muitas pessoas estão online, a rede do provedor de Internet pode ficar congestionada.
- Distância do roteador: Quanto mais longe você está do roteador, mais fraco será o sinal, resultando em uma conexão mais lenta. Uma dica para reverter esse problema é instalar access points espalhados pelo local.
- Malware ou vírus: Apesar de ser algo mais raro hoje em dia, dispositivos infectados por malware ou vírus podem consumir largura de banda, o que torna a Internet lenta.
- Configurações do roteador: Configurações inadequadas do roteador, como canais Wi-Fi sobrecarregados, frequências erradas ou configurações de segurança mal administradas, podem afetar a velocidade.
- Serviços e aplicativos em segundo plano: Aplicativos e serviços que consomem muita largura de banda – como atualizações de software, streaming de vídeo e downloads grandes – podem reduzir a velocidade disponível para outras atividades.
- Problemas no provedor de serviços de Internet (ISP): Às vezes, o próprio ISP pode enfrentar problemas técnicos ou realizar manutenções que afetam a velocidade da Internet, portanto é essencial consultar.
- Throttling: Alguns provedores de Internet reduzem intencionalmente a velocidade da conexão após um certo limite de uso de dados, conhecido como throttling. Veja se esse é o seu caso e arrume com o provedor o quanto antes.
- Servidor ou site de destino lento: Às vezes, o problema não está na sua conexão, mas no servidor do site ou serviço que você está tentando acessar.
Leia também: Em quais situações a empresa pode não fornecer Wi-Fi?
Ei, empresário – invista em estratégias de Wi-Fi marketing com a DT Network
Saber como medir a velocidade da Internet é apenas o começo. Se você é dono de uma empresa ou estabelecimento e procura oferecer uma conexão de Internet respeitável não só para seus funcionários como também para seus clientes, esta mensagem é para você.
Você deve saber que muitos locais públicos oferecem Wi-Fi de graça para seus visitantes; isso é algo conhecido como hotspot. E por meio do nosso software de Hotspot Social, é possível usar essa conexão para aumentar a amplitude das suas relações comerciais, gerar um crescimento orgânico para a empresa e dobrar os lucros na sua mesa, mesmo que você utilize apenas um roteador para suportar todo o sinal.
Veja só: com esse recurso de Wi-Fi com gestão especializada, você pode recolher dados de cadastro de seus clientes e usá-los como sistema de relacionamento para futuras compras, a partir do momento em que eles se conectarem à sua rede.
Além da sua conexão local pode se tornar um ambiente ainda mais seguro e eficaz para todos os usuários – com a possibilidade de separar a rede em vários canais e evitar o tráfego pesado, por exemplo – a sua equipe de TI vai ter uma interface de configurações ainda mais extensa para administrar a Internet da sua empresa, garantindo o bom desempenho das atividades a todo momento.
E mais: a nossa própria equipe oferece um suporte especializado para você, respondendo a quaisquer dúvidas de uso ou treinamento.
Mais de 4850 pessoas confiam em nossas soluções de Wi-Fi – nós estabelecemos mais de 30 mil conexões diárias e contando. Use a Internet ao seu favor para crescer nos negócios e solicite um contato com alguém da nossa equipe ainda hoje!