Você ainda não sabe como colocar horário de atendimento no WhatsApp? Se você utiliza a plataforma da Meta para centralizar a sua comunicação entre o cliente e a sua marca – tal qual acontece com mais de 70% das empresas brasileiras, de acordo com uma pesquisa do SEBRAE – é hora de pôr a mão na massa e começar a colher os lucros que você anda deixando na mesa. Afinal, as versões mais aprimoradas do WhatsApp oferecem funções incríveis para todos os tipos de negócio, sendo o seu papel como empreendedor saber usá-las ao máximo.
Mas não se preocupe: é por isso que estamos aqui hoje. Continue lendo o artigo para aprender a configurar o horário de funcionamento no WhatsApp e comunicar aos seus clientes a mensagem que você deseja em qualquer momento do dia. Vamos lá?
Leia também: Como retornar o contato com o cliente – técnicas de follow-up
Como colocar horário de atendimento no WhatsApp
A simples configuração a seguir fará com que o seu WhatsApp Business se torne um verdadeiro canal de atendimento profissional. Contudo, lembre-se de que a versão API do WhatsApp oferece uma infraestrutura ainda mais robusta para qualquer abordagem de negócio – então leia até o final para saber o que fazer a partir daqui.

De qualquer forma, aqui vai o tutorial para configurar o horário de funcionamento no WhatsApp:
- Abra o WhatsApp Business e toque no ícone dos três pontos no canto superior direito;
- Escolha Configurações;
- Toque em Ferramentas comerciais;
- Selecione Perfil Comercial;
- Role a tela para baixo e toque em Horário de Atendimento;
- Escolha entre as seguintes opções:
Aberto no horário selecionado (defina horários específicos para cada dia da semana);
Sempre aberto (indica que seu atendimento está disponível 24/7);
Somente com hora marcada (mostra que o atendimento é realizado apenas mediante agendamento).
Após configurar, essas informações ficarão visíveis no perfil do seu negócio, ajudando os clientes a saberem quando podem entrar em contato. Mas ainda não acabou: para otimizar ainda mais o atendimento, você pode ainda configurar mensagens automáticas para fora do horário estabelecido, como uma mensagem de ausência, informando o cliente quando ele pode esperar uma resposta.
Dicas extras para otimizar o seu atendimento ao cliente
Olhe só: mesmo fora do expediente, os clientes desatentos ao horário podem entrar em contato esperando uma resposta imediata. Se não receberem nenhuma interação, podem achar que foram ignorados ou até mesmo buscar outra empresa – e é aí que entram os recursos que mencionamos na seção anterior, que otimizam a comunicação e mantêm um nível de atendimento profissional.
Vamos ver como isso funciona na prática:
Mensagem de ausência
A mensagem de ausência é disparada automaticamente sempre que alguém entra em contato fora do horário de atendimento configurado. O objetivo principal é garantir que o cliente receba um retorno imediato, informando sobre o funcionamento do atendimento e evitando frustrações. A configuração se dá da seguinte forma:
- Abra o WhatsApp Business e toque no ícone dos três pontos no canto superior direito.
- Vá até Ferramentas comerciais.
- Selecione Mensagem de ausência.
- Ative a opção Enviar mensagem de ausência.
- Personalize sua mensagem de ausência.
- Escolha quando a mensagem será enviada:
Sempre enviar: útil quando a empresa entra em recesso ou período de férias.
Fora do horário de atendimento: dispara automaticamente fora do expediente definido no perfil comercial.
Personalizar horário: permite definir intervalos específicos para envio da mensagem.
Ao final, escolha para quem a mensagem será enviada: todos os clientes, clientes específicos ou novos clientes. Dê uma olhada no nosso exemplo abaixo:
👋 Olá! Obrigado por entrar em contato com a [Nome da sua empresa]!
Nosso horário de atendimento é de segunda a sexta, das 9h às 18h. No momento, estamos fora do expediente, mas responderemos assim que possível. Enquanto isso, confira nosso site www.suaempresa.com para mais informações ou deixe sua dúvida, e retornaremos assim que estivermos disponíveis! 😊
👉 Se for urgente, entre em contato pelo e-mail suporte@suaempresa.com.
Respostas rápidas
Além da mensagem de ausência, outro recurso poderoso para otimizar o atendimento são as respostas rápidas. Afinal, elas funcionam como atalhos de mensagens previamente configuradas – permitindo que sua equipe envie respostas padronizadas para perguntas frequentes de forma muito mais ágil.
Esse recurso é útil tanto dentro quanto fora do horário de atendimento, uma vez é possível enviar rapidamente informações importantes sem precisar digitar a mesma resposta várias vezes. Para configurar, siga o tutorial abaixo:
- No WhatsApp Business, vá até Ferramentas comerciais.
- Selecione Respostas rápidas.
- Toque no botão Adicionar (+) para criar uma nova resposta.
- Escreva a mensagem que deseja salvar.
- Defina um atalho para a resposta (por exemplo, “/horario”).
- Salve e pronto!
Um exemplo de resposta rápida para o atalho /horario seria, por exemplo:
Oi! 😊 Nosso horário de atendimento é de segunda a sexta, das 9h às 18h. Caso sua solicitação seja urgente, entre em contato pelo e-mail suporte@suaempresa.com ou acesse nosso site www.suaempresa.com.
Não perca: 6 dicas valiosas para encantar o cliente no primeiro contato
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