Os dados pessoais no Marco Civil da Internet são regulamentados desde abril de 2014, na forma da Lei nº 12.965. Diante da ascensão dos meios digitais na última década, ele entrou em cena para estabelecer princípios, direitos e deveres para o uso da Internet no Brasil – conceitos que foram fortalecidos ainda mais pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), promulgada seis anos depois. Hoje em dia, saber lidar com os dados pessoais no Marco Civil da Internet é primordial para evitar problemas na justiça, sobretudo em empresas com vários funcionários.

Neste artigo, descubra tudo sobre os dados pessoais no Marco Civil da Internet – e como implementar as políticas no seu ambiente de trabalho.

Leia também: O que saber da LGPD no marketing digital

O que são os dados pessoais no Marco Civil da Internet?

No Brasil, os dados pessoais são definidos como informações relacionadas à pessoa natural identificada ou identificável. Isso inclui dados como nome, endereço, telefone, endereço de e-mail e CPF, entre outros elementos que possam ser utilizados para identificar uma pessoa específica.

Dados pessoais no Marco Civil da Internet
O que saber dos dados pessoais no Marco Civil da Internet?

Essa definição é importante para estabelecer os direitos e deveres das partes envolvidas na utilização da Internet, bem como para garantir a privacidade e a proteção dos usuários online juntamente à LGPD.

Esse marco regulatório é, no fim das contas, considerado uma espécie de “Constituição da Internet” no país e estabelece as seguintes diretrizes:

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Como regular os dados pessoais no Marco Civil da Internet

Como dono de empresa ou administrador de uma equipe, você precisa se lembrar de 3 palavras: neutralidade, liberdade de expressão e privacidade. Em primeira perspectiva, estes são os pilares que regem os dados pessoais no Marco Civil da Internet.

LGPD 02 - DT Network

Mas como estar de acordo com essas diretrizes e evitar problemas com a justiça? Para isso, veja nossas dicas abaixo:

No fim do dia, a ajuda de um advogado empresarial – ou até mesmo de uma equipe capacitada de TI com soluções já prontas, como é o caso da DT Network – é essencial para colocar todos esses pontos em prática e evitar brechas prejudiciais ao desempenho de suas atividades.

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Marco Civil da Internet x Lei Geral de Proteção de Dados

Como mencionado no início, o Marco Civil da Internet (Lei nº 12.965/2014) e a Lei Geral de Proteção de Dados (Lei nº 13.709/2018) são duas legislações distintas, mas relacionadas, que tratam do ambiente digital e da proteção de dados no Brasil.

O Marco Civil da Internet para cadastrar dados estabelece princípios, direitos e deveres para o uso da internet no país, incluindo questões como neutralidade de rede, privacidade e responsabilidade dos provedores de serviços online.

Já a LGPD foca especificamente na proteção de dados pessoais – regulamentando como as empresas e organizações devem coletar, armazenar, processar e compartilhar informações pessoais dos usuários. Ela define os direitos dos titulares dos dados e impõe obrigações às entidades que lidam com informações pessoais.

lgpd - DT Network

Ainda assim, apesar dessa natureza quase 100% complementar, as duas legislações são relativamente novas no ordenamento jurídico brasileiro e podem, de vez em quando, apresentar conflitos na letra fria, levando a casos concretos de análise e adaptação por partes competentes. De acordo com um estudo conduzido Mayara Rocha, advogada e pós-graduada em Direito Empresarial, as normas se chocam nos seguintes pontos:

Isso significa que, quando se trata da aplicação empresarial dessas legislações, ainda há margem para melhorias significativas, especialmente diante da ascensão da inteligência artificial que teve início em 2022.

Leia também: Como disponibilizar Internet para clientes – 8 dicas

Conheça o Chat Corp – a melhor plataforma de controle de atendimento ao cliente, adaptada às normas do Marco Civil da Internet e da LGPD

Toda grande empresa precisa de um sistema de chat interno para organizar a comunicação entre clientes e funcionários. Contudo, softwares desse tipo também precisam estar de acordo com os direitos e deveres da Internet, administrando o uso de dados pessoais da forma correta.

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O Chat Corp resolve o problema de descentralização da comunicação – permitindo que você atenda seus clientes via uma conta comercial, tudo a partir de um único número fixo da empresa. Isso cria uma experiência unificada para as pessoas, que poderão entrar em contato com a sua empresa através do telefone fixo com o qual estão acostumadas e receber uma resposta muito mais eficaz, centralizada e produtiva. 

Com o Chat Corp, também é possível monitorar o tempo de espera de cada cliente, o número de atendimentos realizados e as conversas dos colaboradores em tempo real. Isso não apenas aumenta a eficiência – mas também fornece insights valiosos para melhorias contínuas.

Com este modelo de atendimento ao cliente, você também pode obter informações detalhadas sobre o desempenho das suas metas e ter acesso às métricas precisas de resultado. Ao longo do tempo, isso permite que você, como administrador, ajuste as estratégias com agilidade e melhore a qualidade do serviço.

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